Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWalter Laranjeira Coimbra Alterado mais de 8 anos atrás
1
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Profª Mára Lúcia Fernandes Carneiro Instituto de Psicologia SEAD – Núcleo de Apoio Pedagógico à EAD (NAPEAD)
2
EAD é diferente do presencial?
Como os professores e alunos se encontram onde e quando se encontram e como são utilizados os métodos de ensino em cada situação.
3
Conceito de EAD Decreto nº 5.622, de 19/12/2005 (MEC)
A educação a distância caracteriza-se como “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”
4
O que é Educação a Distância?
“é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE e KEARSLEY, 2007) 4
5
Aprendizado planejado
Aprendizado x ensino não é a mesma coisa ... planejado não é acidental! Educação = aprendizado + ensino Treinamento aptidões práticas 5
6
Aprendizado planejado
Caráter intencional Aluno se propõe deliberadamente a aprender Professor auxilia e cria deliberadamente meios para ajudar o aluno a aprender 6
7
Planejamento do ensino Onde ocorrem as decisões?
Quem decide o que deve ser aprendido e quando o aprendizado foi completado satisfatoriamente? Decisão tomada em lugar diferente da sala de aula Comunicada pelo professor ao aluno por meio de uma tecnologia 7
8
Planejamento do ensino
Preparação do material didático Distribuição do material didático Organização das “aulas” Organização administrativa Suporte à realização das “aulas” Responsabilidades? Quem é quem? 8
9
Planejamento do ensino Quem é quem?
Coordenação Geral e Pedagógica Atividades acadêmicas Coordenação Operacional Atividades administrativas Apoio técnico Gerenciamento do ambiente virtual Suporte técnico Coordenação de Pólo 9
10
Planejamento do ensino Quem é quem?
Professor Pesquisador 10
11
Planejamento do ensino Quem é quem?
Acesso à web Criação e publicação Construindo um novo paradigma Professor Formador Gerenciamento da informação Pensamento Pedagógico Habilidades para o século 21 Ambientes de aprendizagem Volta para casa 11
12
Planejamento do ensino Quem é quem?
Tutor A distância – no ambiente virtual Presencial – no Pólo 12
13
Planejamento do ensino Quem é quem?
E o aluno virtual? Comprometimento Disciplina Organização do tempo
14
Planejamento do ensino como se preparar para esses papéis?
Capacitações coordenações suporte técnico professores tutores alunos 14
15
O que é Educação a Distância? voltando ao conceito...
“é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE e KEARSLEY, 2007) 15
16
Separação física Onde estão os alunos e professores?
RESIDÊNCIA UNIVERSIDADE POLOS TRABALHO 16
17
O que é Educação a Distância? voltando ao conceito...
“é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais”. (MOORE e KEARSLEY, 2007) 17
18
Criação do curso e de instrução Técnicas especiais?
Produção textual Outras mídias (áudio, vídeo ...) Organização e planejamento das atividades EXAGEROS! 18
19
O que é Educação a Distância?
“é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE e KEARSLEY, 2007) 19
20
Comunicação e Tecnologias Mídias
Textos 20
21
Comunicação e Tecnologias Mídias
Imagens 21
22
Comunicação e Tecnologias Mídias
Sons e vídeos 22
23
Comunicação e Tecnologias Mídias
Hipertexto 23
24
Comunicação e Tecnologias Tecnologias
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Comunicação e Interação 24
25
Comunicação e Tecnologias Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Espaços virtuais (Internet) que organizam as atividades e interações dos participantes de um curso a distância.
26
Comunicação e Tecnologias Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Sistemas mais sofisticados incluem relatórios; gerenciamento de inscrições; gerenciamento de usuários; matrículas, etc.
27
Comunicação e Tecnologias Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Em geral, envolvem Recursos de publicação/organização dos materiais (professor) Espaços para produção (alunos) Recursos para apoiar a comunicação (professor-aluno-alunos)
28
Comunicação e Tecnologias Ambiente virtual de aprendizagem
28
29
Comunicação e Tecnologias Tecnologias – Conexão a Internet
29
30
Comunicação e Tecnologias Tecnologias – Conexão a Internet
30
31
Organização e Administração
Criação, veiculação e implementação de um curso Avaliação das necessidades dos alunos Necessidade de preparar o curso com antecedência Legislação Credenciamento das IES Avaliações … 31
32
O que é Educação a Distância?
“é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE e KEARSLEY, 2007) 32
33
Um pouco de história 1ª geração
34
Um pouco de história 2ª geração
35
Um pouco de história 2ª geração
36
Um pouco de história 3ª geração
37
Um pouco de história 4ª geração
38
Um pouco de história 5ª geração
39
Dúvidas? 39
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.