A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado de Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado de Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Trabalho

2 O Atual Mercado De Trabalho
Vídeo Como é Trabalhar no Facebook Vídeo 1 - Trabalho 2.0

3 Empregabilidade Empregabilidade é ter a possibilidade, a condição de conseguir trabalho e remuneração, independentemente da idade e de estar ou não empregado. (Minarelli, 1995) Empregabilidade é estar sempre qualificado para o trabalho, seja ele com registro em carteira ou não. (Bueno, 1996) Empregabilidade é a adequação aos postos de trabalho ainda existentes. (Kuenzer, 2001).

4 A tendência não é ter mais um emprego para toda vida, mas sim, se tornar empregável para toda vida.
Toda pessoa deve concentrar-se no constante desenvolvimento de suas habilidades, administrar sua carreira para tomar-se empregável.

5 O Atual Mercado De Trabalho
Vídeo 2 – Trabalho 2.0

6 As Bases da Empregabilidade
Segundo Minarelli (1995), pode-se considerar como as bases da empregabilidade: Adequação Vocacional Competência Profissional Idoneidade Saúde física e mental Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos

7 O Atual Mercado – Era da Sustentabilidade
Vídeo 3 – Trabalho 2.0

8 O seu nível de empregabilidade cai quando:
Para de estudar Não se atualiza. Acha que está bem instalado e se acomoda no lugar Para de ler anúncios de emprego perdendo interesse por eles Fica adiando para o ano seguinte projetos antigos. Acha que ter o Diploma em mãos é segurança ?

9 Atuais exigências do mercado de trabalho
O mercado de trabalho atual exige das pessoas habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento de cada um. Isso significa que deve possuir algumas habilidades que determinam sua conduta social.

10 O trabalhador deve ter habilidades para trabalhar em equipe, cooperar com o próximo, ter idéias criativas no desempenho das atividades e soluções de problemas, saber resolver conflitos em seu ambiente de trabalho, motivar sua equipe e ainda, ter vontade e curiosidade de pesquisar e querer aprender mais e mais sobre seu trabalho e sobre o mundo em geral.

11 As Transformações no mercado X CLT
Vídeo 4 Trabalho 2.0

12 Analise estes dois exemplos de empresas:
Empresa A X Empresa B

13 EMPRESA A: A empresa A é composta por pessoas com ótimas habilidades técnicas, todas interessadas em um objetivo único e motivadas para alcançar tal objetivo. Os trabalhadores desta empresa respeitam uns aos outros e há bastante cooperação entre eles. As idéias são compartilhadas e estudadas em grupo com a participação de todos. Tanto os sucessos quanto as derrotas são divididas.

14 EMPRESA B: Esta empresa é composta por pessoas com as mesmas habilidades técnicas que as da empresa A, porém os trabalhadores desta empresa pensam apenas em seu próprio desenvolvimento, escondem as novas idéias para seu próprio mérito, não ajudam uns aos outros na resolução de problemas ou na aquisição de novos conhecimentos.

15 Qual destas empresas terá mais sucesso no futuro
Qual destas empresas terá mais sucesso no futuro? Em qual delas você gostaria mais de trabalhar? Por que? Repare que os funcionários das duas empresas possuem as mesmas competências técnicas, porém são as habilidades de personalidade e comportamento que farão a empresa A se destacar no mercado de trabalho. Pare e pense:

16 Por fim, qual é o perfil do profissional do futuro?
Quais as qualidades que gerentes, empresários e patrões estão dando maior atenção atualmente?

17 3 Tipos de Profissionais
Vídeo Daniel Godri – 3 Tipos de Profissionais

18 Algumas Qualidades dos Profissionais

19 Aprender a Empreender Ter curiosidade e vontade de aprender nova técnicas e competências, saber pesquisar sozinho sobre um assunto, demonstrar interesse no autodesenvolvimento.

20 Comunicação e Colaboração
Saber ouvir e comunicar-se com os colegas de trabalho, saber trabalhar efetivamente em grupo, colaborar com os membros da equipe, solucionar conflitos e compartilhar as melhores práticas em seu ambiente de trabalho.

21 Raciocínio criativo e resolução de problemas
Saber definir e reconhecer problemas, implementar soluções, gerar novas idéias, agir, controlar e avaliar os resultados.

22 Desenvolvimento de Liderança
Ser capaz de dar autonomia aos colegas de trabalho, visualizar energizar e capacitar um grupo ou equipe para atingir as iniciativas empresariais.

23 O Profissional Atual = Um Ser Humano Completo

24 Era da Informação Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em informática. Precisamos "entender do negócio", senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, ou em outras palavras: gerar resultados.

25 O Atual Mercado x Transformações Tecnológicas
Vídeo 5 – Trabalho 2.0

26 Estamos vivendo a era dos multi-especialistas
Estamos vivendo a era dos multi-especialistas. Precisamos entender de muitos assuntos: administração, finanças, informática, outros idiomas, pessoas (esta talvez seja a aptidão mais importante e mais difícil), trabalho em equipe, etc.

27 Conhecimento sempre é indispensável
 Lembra do tempo em que era só pegar o diploma, esperar uma proposta de emprego, trabalhar por "uns trinta anos" na mesma empresa e se aposentar? Essa época simplesmente acabou. Hoje temos que nos manter em um estado de aprendizagem contínuo. Educação e aprendizagem não é algo que tem data para terminar em um momento determinado, como logo após a faculdade ou uma pós-graduação. Para que o profissional possa manter-se no mercado é necessário estudar sempre, mantendo-se atualizado com as mudanças tecnológicas, aprendendo a utilizar as novas ferramentas, aprimorando o conhecimento de outros idiomas e assuntos.


Carregar ppt "Mercado de Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google