A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oriente Médio Mauro Vranjac.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oriente Médio Mauro Vranjac."— Transcrição da apresentação:

1 Oriente Médio Mauro Vranjac

2 1) Localização Geográfica
Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. Oriente Médio – termo sem localização definida.

3 2) GEOGRAFIA FÍSICA Formado predominantemente por PLANALTOS.
As planícies são escassas, espremidas entre o mar e as montanhas, merecendo destaque a PLANÍCIE DA MESOPOTÂMIA, localizada entre os rios Tigre, Eufrates e Jordão.

4 3) CLIMA E VEGETAÇÃO 90% das regiões possuem climas semi-áridos ou desérticos. → baixo índice pluviométrico → chuvas irregulares →grande amplitude térmica diária – dia: +40 graus, e noite próxima de 0 grau. Presença de climas úmidos somente nas regiões próximas do litoral. Vegetação Xerófila (adaptada a lugares secos) e estepes.

5 4) ECONOMIA Industrialização muito recente e ainda discreta.
Maioria da população vive de atividades agropastoris (ovelhas, carneiros e camelos). Agricultura restrita as planícies dos grandes rios – destaque para agricultura mediterrânea – olivas, de cereais, trigo e cevada. Sistema de Jardinagem em Israel.

6 PETRÓLEO

7 Golfo Pérsico uma das mais estratégicas regiões do globo: a área concentra os maiores campos petrolíferos do mundo. Os países que o margeiam têm 35% da produção mundial e cerca de 66% das reservas.

8

9 Estreito de Ormuz: Através dele é realizado a maior parte do escoamento do petróleo do Golfo, 60% do petróleo consumido pelo ocidente. Os Emirados Árabes disputa esse território com o Irã.

10 5) QUADRO HUMANO População superior a 210 milhões de habitantes.
Conhecida como CALDEIRÃO ÉTNICO: região com mistura de vários grupos étnicos: ÁRABES (maioria), TURCOS, PERSAS, E JUDEUS. 70 % da população é MUÇULMANA.

11 Etnias e Religião

12 6) Conflitos Internos - Palestina
Expulsão da Palestina (70 d.C.) - Império Romano - diáspora 395 d.C. – Ocupada pelo Império Bizantino (Romano do Oriente) Séc. VII – conquistada pelos Árabes – expansão do islamismo – mas sem identidade única Séc. XI e XII – criação de um Estado cristão Séc. XVI – incorporada ao Império Turco-Otomano Séc. XIX – Nasce o Movimento Sionista

13 Movimento Sionista e os Pogrons
início do Movimento Sionista internacional por parte de Theodor Herzl – escritor húngaro de origem que fundou o movimento sionista A Rússia, que recebeu grande número de imigrantes judeus, eram comuns os Pogrons, manifestações coletivas e violentas contra judeus. A B A Quadro “Depois do Pogron – pintor judeu lituano Lasar Segall B Cartão do Ano Novo Judaico de Comemoração de família russa sendo recebida por comunidade judaica norte-americana.

14 Secretário da coroa britânica para Assuntos Estrangeiros
DECLARAÇÃO BALFOUR – 1917 "O Governo de Sua Majestade vê com simpatia o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu e envidará seus melhores esforços para facilitar a conquista desse objetivos, ficando claramente entendido que nada será feito que possa prejudicar os direitos religiosos e civis das comunidades não judaicas existentes na Palestina ou os direitos e condições políticas usufruídas pelos judeus em qualquer outro país.” Arthur James Balfour Secretário da coroa britânica para Assuntos Estrangeiros Primeira Guerra Mundial 1914 – 1918 Palestina sobre o domínio inglês

15 As Primeiras Reações Palestinas
Jaffa policiais ingleses reprimem manifestações de nacionalistas árabes contra presença de judeus na Palestina

16 As Primeiras Reações Palestinas
Ruínas do hotel King David em Jerusalém, onde funcionava o QG dos britânicos. O edifício foi destruído por um atentado terrorista de sionistas radicais em 1946.

17 2ª Guerra Mundial “[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler – Mein Kampfk)

18 Fortalecimento da posição judáica
Holocausto – diante do horror do holocausto judaico a questão israelense voltou a ser discutida; Tentativa de reparação histórica; Tentativa de apaziguar os conflitos judeus – palestinos;

19 O Estado de Israel e a Questão Palestina
A Partilha da Palestina Formação de dois Estados: Israel e Palestina Proposta da ONU em 1947 Área do Estado Judeu 56,7% Área do Estado Árabe 42,6% Área Internacionalizada 0,7% de Jerusalém (cristianismo, islamismo, judaísmo)

20

21 1948 – Nasce o Estado de Israel
Rico, com liderança única e apoio dos EUA e Europa. 1º Conflito: Guerra de Independência de Israel Países Árabes:Egito, Síria, Jordânia, Líbano, Iraque e povo palestino atacam Israel. Motivos:Impedir a formação do Estado de Israel e expulsar os judeus da Palestina. Israel vence e ocupa parte do território dos Palestinos; Egito ocupa a Faixa de Gaza; Jordânia ocupa a Cisjordânia Jerusalém é dividida: Parte Ocidental (domínio dos Judeus) e Parte Oriental (ocupação da Jordânia) Palestinos ficam sem seu território e Estado

22 Teatro de Guerra do Primeiro Conflito

23 A LIGA ÁRABE País Egito Iraque Jordânia Líbano Arábia Saudita  Síria Yemen Líbia Sudão Marrocos Tunísia Kuwait Argélia Emirados Árabes Unidos Bahrein Qatar Omã Mauritânia Somália Palestina Djibouti Comores Liga Árabe, nome corrente para a Liga de Estados Árabes, é uma organização de estados árabes fundada em 1945 no Cairo por sete países, com o objetivo de reforçar e coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros, assim como mediar disputas entre estes. Atualmente a Liga Árabe compreende vinte e dois estados, que possuem no total uma população superior a 200 milhões de habitantes. Os países-membros originais eram Líbano, Egito, Iraque, Síria, Emirado da Transjordânia (atual Jordânia), Arábia Saudita, Iêmen e representantes dos árabes palestinos. Posteriormente juntaram-se Sudão, Líbia, Tunísia, Marrocos, Kuait, Argélia, Iêmem do Sul, Bahrein, Qatar, Omã, Emirados Árabes Unidos, Mauritânia, Somália, e Djibuti. Embora seja considerada pelas Nações Unidas uma organização regional, tal classificação não corresponde à realidade, visto que seus Membros estão espalhados pelos continentes africano e asiático. O principal fator de união, que era a vinculação com o mundo árabe, passou a ser a religião islâmica.

24 Novo Posicionamento Geográfico Judeu

25 Conflito: Guerra do Canal de Suez 1956
Motivo: nacionalização do Canal de Suez pelo Egito frente a Inglaterra e França (Gamal Abnel Nasser assume o poder no Egito) Problema: reconhecimento de Israel cada vez mais difícil no mundo árabe Egito, Jordânia e Síria preparam um novo ataque a Israel Formação do Pan-arabismo Israel antecipa o ataque dos árabes e ataca primeiro

26 PAN-ARABISMO PAN-ARABISMO: movimento político tendente a reunir os países de língua árabe e de civilização árabe numa grande comunidade de interesses Fundamento: noção de existência de uma única nação árabe, fragmentada pelo imperialismo europeu Principal bandeira geopolítica: oposição a Israel, que sintetizava, aos olhos dos árabes, a opressão colonial européia e a arrogância imperial do Ocidente República Árabe Unida: projeto de formação de uma confederação, tentado por Egito e Síria (acabou fracassando melancolicamente) Guerra de Suez (retirada anglo-francesa humilhante) 1962 1956 1952 Golpe de oficiais militares: GAMAL ABDEL NASSER no poder 1952 Proclamação da República no Egito Guerra árabe-israelense 1947 Plano de partilha da Palestina na ONU 2ª. Guerra Mundial 1922 Independência do Egito 1917 Declaração Balfour promete Estado judaico na Palestina Decadência otomana abre caminho para o IMPERIALISMO europeu A partirdo séc. XIX A partirdo séc. XVI Sociedades árabes dominadas Pelo império Turco-Otomano

27 2º Conflito: Guerra dos Seis Dias 1967
Egito, Síria e Jordânia vs. Israel Israel em apenas seis dias conquista: Toda Faixa de Gaza e a Península do Sinai* (do Egito) Colinas de Golan (da Síria) Toda a Cisjordânia* (da Jordânia) Toda cidade de Jerusalém.

28

29 PÓS – GUERRA DOS SEIS DIAS
Aumento do Sionismo, Israel incentiva a criação de assentamentos Judaicos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia

30 3º Conflito: Guerra do Yom Kippur 1973
Egito, Síria e Jordânia vs. Israel Motivos: recuperar territórios perdidos e expandir o pan-arabismo. Ataque no Dia do Perdão (06/10) – vantagem militar e estratégica (Egito e Síria) Nova vitória israelense mas sem ocupação (URSS aliada dos árabes)

31 Posição Mundial: CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO
Resultante da derrota dos países da Liga Árabe na Guerra do Yom Kippur. Redução na produção de barris de petróleo.

32 Posição Mundial: CRISE BRASILEIRA DO PETRÓLEO
Fortalecimento da Petrobrás Autossuficiência em termos de produção de Petróleo Desenvolvimento do Pró-Álcool

33 OLP – Organização para a Libertação da Palestina
1975 – Israel expulsa militantes da OLP da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Novo QG da OLP: Beirute – Líbano 1988 – OLP reconhece as fronteiras de Israel Yasser Arafat líder da OLP

34 ACORDO DE CAMP DAVID – 1978 e 1979 Israel devolve a Península do Sinai para o Egito. Em troca o Egito se compromete nunca mais atacar Israel e reconhece o Estado de Israel. Anuar Sadat (Egito): Passa a ser considerado traidor pelos defensores da causa Palestina. Assassinado em 1981. Jimmy Carter (EUA) Menahem Begin (Israel)

35 Judeus Palestinos

36 7) INTIFADAS Revolta dos palestinos contra a ocupação israelense.
Guerra de Pedras 1987 – Primeira Intifada 2000 – Segunda Intifada

37 ACORDO DE OSLO - 1993 Local: Noruega e EUA (política)
Intermediação: Diplomatas da Noruega Partes: OLP-Yasser Arafat e Israel-Ytizak Rabin Acordo: Israel cede Jericó (na Cisjordânia) e mais 80% das cidades da faixa de Gaza para a ANP (Autoridade Nacional Palestina)

38 ACORDO DE OSLO II - 1995 Local: EUA
Partes: ANP (Yasser Arafat) e Israel (Ytizak Rabin) (eleições) Acordo: Aumenta as áreas sob controle dos Palestinos: * Seis cidades: Jenin, Naplouse, Tulkaren, Kalkiya, Rammallah e Belém; * Nablus controle parcial 1995: Assassinato de Ytizak Rabin, por um radical Judeu quem assume é Banjamin Netanyahu (contra o acordo)

39 1995-1996: Ondas de atentados terroristas em Israel

40

41 ELEIÇÕES EM ISRAEL Vitória do Likud – Partido de Direita, elegendo o Primeiro Ministro: Benjamin Netanyahu Fim das Negociações

42 NOVAS ELEIÇÕES Vitória do Partido Trabalhista/Esquerda elegendo o Primeiro Ministro: Ehud Barak Retomada das Negociações Devolução do Sul do Líbano

43 Levante de Jerusalém ou Nova Intifada - 2000
A crise começou no dia 28 de setembro, quando o político israelense Ariel Sharon visitou um local sagrado para os muçulmanos (Esplanada das Mesquitas) fazendo declarações ofensivas aos palestinos. Os palestinos ficaram irados com a visita, e responderam com a destruição de um local sagrado judeu. Nas três semanas de conflito que se seguiram, mais de 100 pessoas foram mortas -a grande maioria palestinas.

44 MESQUITA DE AL AQSA

45

46 Novo Primeiro Ministro em Israel: Ariel Sharon – adepto a ataques preventivos contra palestinos

47 Ações de Sharon  Separação do território de Israel das áreas habitadas pelos palestinos: Muro da Vergonha ou Novo Muro de Berlim

48 O Muro Israelense

49  Invasão de cidades palestinas: repressão ao terrorismo - “Guerra Contra o Terror”

50  Retirada das colônias judaicas da Faixa de Gaza e da Cisjordânia

51 2004 – Morre Yasser Arafat – assume Mahmound Abbas

52 Fatos Recentes * Hezbollah, Sul do Líbano e Beirut
 Atual liderança da ANP: Grupo Hamas  2006-Ataque israelense a bases militares do: * Hezbollah, Sul do Líbano e Beirut * Hamas, Faixa de Gaza  Novos ataques perante a construção do Muro de Berlim  Ápice com ataques do Hamas em dezembro de 2008 e retaliação Israelense

53 Problemas que dificultam a Paz
 Destino de Jerusalém: *Judeus consideram Jerusalém sua capital eterna e indivisível; *Palestinos querem a parte oriental de Jerusalém como a capital de um futuro Estado Palestino.  Grupos radicais entre os árabes e judeus;  Refugiados Palestinos: Israel se recusa a aceitar o retorno de três milhões de palestinos refugiados;  Água: Palestinos querem uma divisão eqüitativa dos lençóis freáticos; Israel quer ter controle sobre 80% dos lençóis freáticos.

54 PALESTINA HEZBOLLAH HAMAS JIHAD

55 H A M AS  Líder: Ahmed Yassin;
 Características: grupo com um braço militar e outro político. O político faz trabalhos sociais em campos de refugiados. O militar foi o primeiro a usar homens-bomba na região, em 1992;  Objetivo: destruir Israel e criar um Estado islâmico na região, sob o controle dos palestinos;  Efetivo: entre 200 e 300 militantes. Tem facilidade em recrutar voluntários porque é atualmente a facção mais popular entre os palestinos.

56 O grupo extremista Hamas assume o poder
 A principal organização islâmica militante palestina, parece ter traduzido a popularidade de sua luta em votos, vencendo as primeiras eleições parlamentares palestinas desde 1996.  Considerada uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Européia, o grupo é visto por seus correligionários como uma força legítima de luta defendendo os palestinos da brutal ocupação militar israelense.  O grupo, criado em 1987 no início da primeira Intifada, tem como objetivo, a curto prazo, expulsar as forças israelenses dos territórios ocupados através de ataques contra os soldados e os colonos judeus e - mais controversialmente - contra civis israelenses.  O Hamas insiste que a retirada israelense da faixa de Gaza em 2008 foi uma vitória de sua política.

57 HAMAS

58 JIHAD ISLÂMICA  Líder: Ramadan Shallah, ex-professor
da Universidade do Estado da Flórida;  Características: é a mais independente das facções extremistas. Recebe financiamento principalmente do Irã;  Objetivo: destruir Israel e criar um Estado islâmico na região, sob o controle dos palestinos;  Efetivo: entre setenta e 100 terroristas. Tem dificuldade para recrutar colaboradores por contar com apoio restrito da população

59 JIHAD

60

61 PALESTINA HEZBOLLAH HAMAS JIHAD

62 BRIGADA AL AQSA  Líder: Marwan Barghouti;
 Características: em tese, é uma dissidência do grupo chefiado por Yasser Arafat, a Fatah. Apareceu recentemente, depois do fracasso das negociações de paz. Responde hoje por cerca de 70% dos atentados contra israelenses;  Objetivo: assustar os israelenses de modo a obter maiores concessões numa negociação de paz;  Efetivo: cerca de homens .

63

64 HEZBOLAH  Líder: Xeque Hassan Nasrallah;
 Características: grupo fundamentalista xiita do Líbano que existe desde Foi criado para combater as tropas israelenses que ocupavam o sul do país. É sustentado pelos iranianos. Suas lideranças decidiram apoiar os palestinos;  Objetivo: criar um Estado islâmico no Líbano, destruir Israel e transformar Jerusalém numa cidade muçulmana;  Efetivo: cerca de 800 combatentes ativos e reservistas .

65 HEZBOLLAH

66 Colonização Israelense nos Territórios Ocupados

67 Jornal Nacional Conflito Palestina


Carregar ppt "Oriente Médio Mauro Vranjac."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google