A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

com numeradores iguais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "com numeradores iguais"— Transcrição da apresentação:

1 com numeradores iguais
Adição e Subtração de frações com numeradores iguais

2 Adição Para que possamos somar frações é necessário que os denominadores sejam iguais, ou seja, os pedaços precisam ser iguais.

3 Exemplo: Vamos fazer uma análise desse exemplo. Primeiro temos um quarto e iremos somar com dois quartos. Logo: um mais dois = 3, então temos três quartos.

4 Vamos ver num exemplo prático, do dia a dia.
O denominador é 4, então o inteiro foi dividido em 4 partes iguais. Tenho um objeto e dividi em 4 partes. Dei uma parte para meu irmão (1/4) e duas partes para meu pai (2/4). Meu irmão resolveu presentear meu pai, então ele deu a sua parte para ele. Com isso meu pai ficou com três partes das quatro que foram divididas (3/4). do meu irmão do meu pai =

5 Exemplo: Vamos fazer uma análise desse exemplo. Primeiro temos um meio e iremos somar com um meio. Logo: um mais um = 2, então temos dois meios. (duas metades igual a um inteiro)

6 Vamos ver num exemplo prático, do dia a dia.
O denominador é 2, então o inteiro foi dividido em 2 partes.(pela metade) Tenho uma barra de chocolate e dividi em 2 partes iguais. Dei uma parte para meu irmão (1/2) e uma parte para minha mãe (1/2). Meu irmão não quis e deu a sua parte para minha mãe. Com isso minha mãe ficou com duas partes das duas que foram divididas (2/2). do meu irmão da minha mãe =

7 Exemplos:

8 Subtração Para que possamos subtrair frações é necessário que os denominadores sejam iguais, ou seja, os pedaços precisam ser iguais.

9 Exemplo: Vamos fazer uma análise desse exemplo. Primeiro temos quatro quintos e iremos subtrair um quinto. Logo: quatro menos um = 3, então temos três quintos.

10 Vamos ver num exemplo prático, do dia a dia.
O denominador é 5, então o inteiro foi dividido em 5 partes iguais. Uma pizza foi dividido em cinco partes. Foi me dado quatro pedaços, desses pedaços comi apenas um, então sobrou três pedaços. ganhei 4 pedaços, comi um pedaço sobraram três pedaços

11 Exemplo: Vamos fazer uma análise desse exemplo. Primeiro temos um meio e iremos subtrair com um meio. Logo: um menos um = 0, então temos zero meio. (não sobrou nada)

12 Vamos ver num exemplo prático, do dia a dia.
O denominador é 2, então o inteiro foi dividido em 2 partes.(pela metade) Tenho uma barra de chocolate e dividi em 2 partes iguais. Devorei uma parte de manhã (1/2) e a outra parte devorei pela tarde (1/2). Como eu tinha dois pedaços e comi esses dois pedaços, então não sobrou nada.(0/2).

13 Exemplos:

14 TESTANDO CONHECIMENTOS
Clique na fração que representa a soma:

15 Faltou atenção! Devemos somente somar os numeradores (os valores de cima), o denominador indica apenas em quantas partes o inteiro foi dividido .

16 Parabéns! Isso mesmo, só devemos somar os numeradores.

17 Clique na fração que representa a soma:

18 Faltou atenção! Devemos somente somar os numeradores (os valores de cima), o denominador indica apenas em quantas partes o inteiro foi dividido .

19 Parabéns! Isso mesmo, só devemos somar os numeradores.

20 Clique na fração que representa a diferença:

21 Faltou atenção! Devemos somente subtrair os numeradores (os valores de cima), o denominador indica apenas em quantas partes o inteiro foi dividido .

22 Parabéns! Isso mesmo, só devemos subtrair os numeradores.

23 Clique na fração que representa a diferença:

24 Que pena! Quando subtraímos frações com denominadores iguais, deve ser mantido o denominador e subtraído o numerador.

25 Muito bom! Subtraímos os numeradores e mantemos o denominador.

26 Somando e Subtraindo

27 Exemplo1: Análise: Somente podemos somar e subtrair se os denominadores são iguais. Efetua-se a operação que aparecer primeiro. = 13, logo, = 8 (mantém-se o denominador 19)

28 Exemplo2: Análise: Somente podemos somar e subtrair se os denominadores são iguais. Efetua-se a operação que aparecer primeiro. = 7, logo, = 12 (mantém-se o denominador 19)

29 Clique no número que representa o numerador do resultado da expressão:
Vamos testar nossos conhecimentos. Clique no número que representa o numerador do resultado da expressão: 11 10

30 Você não percebeu que tem somar o 1.

31

32 Clique no número que representa o numerador do resultado da expressão:
17 3

33 Que pena! Você somou quando tinha que subtrair.

34

35 Clique na fração que representa o resultado da expressão:

36 Que pena! = 22 e 22 – 20 = 2

37

38 Clique na fração que representa o resultado da expressão:

39 Opa! Faltou atenção. 30 – 20 = 10 e = 15

40

41 Até a próxima...


Carregar ppt "com numeradores iguais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google