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GASTOS Investimento inicial, custos e despesas

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Apresentação em tema: "GASTOS Investimento inicial, custos e despesas"— Transcrição da apresentação:

1 GASTOS Investimento inicial, custos e despesas
Após vcs terem refletido na semana passada sobre a viabilidade da abertura de uma clínica de Fisioterapia, hoje nós vamos conversar sobre alguns aspectos importantes que envolvem $. Gastos, preço de venda, escala (equilíbrio e margem de contribuição), retorno do investimento.

2 Gastos Seja realista quanto aos gastos para abrir uma empresa. NÃO FAÇA SUPOSIÇÕES E NÃO SEJA OTIMISTA DEMAIS. Separe os gastos conforme 3 conceitos: Investimento: montagem até quando estiver em condições de funcionar; Custos de operação: valor necessário para que a clínica possa funcionar; Despesas: valor necessário para comercializar os serviços. Essa é uma questão que vale a pena investir tempo em pesquisa e estudo. Seja qual for a metodologia utilizada em seu plano de negócio, não abra mão de se convencer sobre a realidade de gastos que enfrentará no negócio. Trate essa questão com seriedade e veracidade. Custos de operação e despesas repetem-se diariamente, mensalmente e permanentemente. A quantia que vc aplicar como investimento inicial deverá ser recuperada após um período de tempo. No entanto, a quantia aplicada na prestação de serviço em cada venda. Por isso é importante que saiba com antecedência quanto vai gastar em custos e despesas.

3 Investimento Inicial Antes de desembolsar $ - pesquise, estude e relacione todas as despesas que terá! Gastos imagináveis e inimagináveis... = reserve algum $ extra para imprevistos. Capital de giro = $ necessário para pagar empregados, aluguel e despesas (principalmente nos primeiros meses). Saiba o quanto vai gastar e quando efetuar cada pagamento. Ex: despesas com imóvel, instalações, equipamentos, contratação de serviços e empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa, etc.

4 Investimento inicial – antes de abrir a clínica
Exemplo Investimento inicial – antes de abrir a clínica Detalhamento 1º mês 2º mês 3º mês Subtotal Instalações 1500,00 1000,00 2000,00 4500,00 Equipamentos 2500,00 6500,00 Veículos - Serviços de terceiros 3000,00 5000,00 Mat. consumo Abertura e inauguração Reserva (imprevistos) 7000,00 14000,00 4000,00 8000,00 26000,00 Capital de giro Total 13000,00 31000,00 Esse é um exemplo de quadro para auxiliar na organização dos gastos. Esse mapa é um grande mapa. Qt mais completo e detalhado, melhor o planejamento, reduzindo a chances de surpresas.

5 Custos Custo variável – gastos que ocorrerão em função da prestação de serviços aos clientes (ex.: pagamento de profissionais especializados); Despesas fixas – gastos de operação da clínica (salários, água, luz, telefone, materiais, etc.); Despesas comerciais – gastos que ocorrerão sempre que a clínica atender mais clientes (impostos, contribuições, comissões, etc.). Lucro = receita – (custo variável + despesas fixas + despesas comerciais) Retorno do investimento: lucro acumulado em um período de tempo. Qd sua clínica começar a funcionar vc ainda terá 3 famílias de gastos: custo variável, despesas fixas e despesas comerciais. Como estamos planejando uma clínica, só saberemos se esse negócio é viável de gerar lucro.

6 Quanto dos custos e lucro deve ser alocado no preço do serviço?
Gaveta 1 – Fornecedores Gaveta 2 – Impostos e comissões Gaveta 3 - Estrutura da empresa Gaveta 4 – Lucro Aprender a identificar, reconhecer e calcular cada item de custo e despesa da clínica que pretenda montar. Controle a ansiedade – faça um bom planejamento e estabeleça um prazo para concluí- lo. Ou seja, quanto que cada venda deve contribuir para pagar os custos e despesas, além de gerar lucro? Fornecedores – custos variáveis Impostos e comissões – despesas comerciais Estrutura da empresa – Despesas fixas Lucro Cada real que vcs receberem deve ser dividido em cada gaveta. Que parte desse real vc deveria colocar em cada gaveta? (para que no final do mês possa ter em cada uma o adequado para pagar os fornecedores, o governo, os funcionários e todas as despesas fixas e acumular lucro) Gaveta 1 – exatamente o valor que vc gasta com a exe cução do serviço prestado. Gaveta 2 – o que a empresa gasta ou gastará com impostos para vender (impostos). Gaveta 3 – valor suficiente para suprir todos as despesas fixas (quanto do aluguel, água, luz e telefone está presente no custo de cada atendimento? Deve ajudar em quanto?

7 Dicas importantes Estude como funciona uma clínica;
Que oportunidade de inovação poderá explorar; Descreva como será seu funcionamento; Monte uma lista de custos variáveis e despesas fixas; Faça cursos que abordem custos (objetivo é dominar os gastos da empresas); Sebrae.

8 Preço de venda L = PVm- (CV+DC+DF) ou PVd = CV+DF+DC+L
Descubra o preço praticado pelo mercado; Se seu preço estiver muito diferente do encontrado no mercado precisa encontrar opções de redução de gastos; Se o seu valor for menor que o de mercado, você tem condições de competir. A determinação do preço de venda visa responder quanto colocar em cada gaveta. Sem esse conhecimento talvez vc coloque pouco $ em cada gaveta. Qual o preço devo cobrar para cada serviço? Qual o faturamento mínimo? Na primeira equação o preço é fixado pelo mercado – dificilmente terá lucro. A segunda equação é que o preço poderá ser fixado por vc, como resultado da somatória dos custos, das despesas e dos lucros que desja ter. A questão é que seu preço pode não ser bom para muitos clientes.

9 Margem de Contribuição
Ponto de Equilíbrio Gaveta 1 – Fornecedores (64,5%) Gaveta 2 – Impostos e comissões (10,2%) Gaveta 3 - Estrutura da empresa (15,3%) Gaveta 4 – Lucro (10%) Margem de Contribuição preço de venda – (CV + DC) MC = ________________________ x100 preço de venda Ex: preço de venda = R$100,00 / MC = R$25,30 O ponto central é que se vc realizar um único atendimento conseguirá pagar fornecedores, mas não conseguirá manter a clínica. Margem de contribuição – é quanto cada serviço vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.

10 Ponto de Equilíbrio Quantidade de venda que deve ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todas as despesas e custos variáveis. Não ter lucro acumulado no mês e nem prejuízo. Vendas inferiores = prejuízo Vendas superiores = lucro Mesmo acumulando lucro em cada venda, pode ser que o pagamento das despesas fixas consuma todo esse lucro (resultado nulo ou prejuízo). Esse lucro acumulado em um período é o mais importante, não o lucro da venda.

11 Cálculo do Lucro Vol. vendas = Despesas fixas / 1 – (%CV+%DC+%L)/100
Exemplo: despesas fixas = R$4.725,00 PE = 4725,00/ 1- (64,5% + 10,2%) PE = 4725,00/ 1- 74,7% ou 4725,00/ 1-0,747 PE = 4725,00/ 0,253 = R$18.675,00 (faturamento) SEM LUCRO!!! Se calcularmos 10% de lucro: VV = 4725,00/ 1- (64,5% + 10,2% + 10%) VV = 4725,00/ 1- 84,7% ou 4725,00/ 1-0,847 VV = 4725,00/ 0,153 = R$30.882,40 (faturamento) LUCRO DE 10% = R$ 3.088,24 12.206, 50 acima do PE.

12 Resumindo... Aprenda a calcular o Ponto de Equilíbrio;
Determine o volume do faturamento mínimo para não ter prejuízo. 1ª aula = Plano de Negócio – perceber e tomar decisões . 2ª aula = Estruturar seu negócio para faturar acima do PE. Sucesso


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