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Gestão de Pessoas Relações Humanas no Trabalho

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas Relações Humanas no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas Relações Humanas no Trabalho

2 “AS GRANDES NECESSIDADES DA NATUREZA HUMANA SÃO SENTIR-SE IMPORTANTE, VER-SE RECONHECIDO E SENTIR-SE APRECIADO” - Thomas Dewey (politico americano – Governador de Nova York entre )

3 O QUE É RELAÇÕES HUMANAS?

4 RELAÇÕES HUMANAS UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO
RELAÇÕES HUMANAS É O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO

5 Relações Humanas – uma ciência do comportamento
As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relações Humanas vale-se de outras ciências que estudam o homem em seu relacionamento, como a Psicologia, Sociologia, Moral, enfim as chamadas Ciências Sociais.

6 RELAÇÕES HUMANAS PODEM SER ENTENDIDAS COMO:
Comunicação interpessoal Troca de informações entre duas ou mais pessoas. Comunicação intrapessoal É a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma. Corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas, perplexidades, dilemas, orientações e escolhas.

7 “AS RELAÇÕES HUMANAS RESUMEM-SE EM OBTER E CONSERVAR A CONFIAÇA DOS SEMELHANTES”

8 O que dificulta as Relações Humanas?
Desconfiança Agressividade Isolamento Egocentrismo Dificuldades em se expressar Arrogância Egoísmo Ciúme, Inveja Preconceitos Mau Humor Comportamentos

9 O que Facilita os Relacionamentos?
Confiança Diálogo Assertividade Demonstração de afeto ou desafeto Solidariedade Cooperação Respeito Compartilhar Bom Humor Comportamentos

10 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
EU E OS OUTROS Como trabalhar com os outros? Como entender os outros e fazer com que eles te entendam? Porque os outros não conseguem ver o que eu vejo?

11 A PRIMEIRA IMPRESSÃO Através do contato inicial = impacto inicial que um causa ao outro, estará condicionado a: FATORES PSICOLÓGICOS EXPERIÊNCIA ANTERIOR EXPECTATIVAS MOTIVAÇÃO Poderá ser positiva – haverá tendências de simpatia (dos dois lados) que facilitará as relações interpessoais; Quando são negativas – torna – se difícil o relacionamento, trazendo aborrecimentos desnecessários.

12 Alguns Conceitos As relações humanas e o ambiente de trabalho, que daí resulta a criação de laços entre as pessoas, são muito mais importantes para o aumento da produtividade do que as simples condições físicas e materiais do trabalho. Envolve o conhecimento de relações internas do próprio EU. O auto conhecimento favorece o desenvolvimento de relações mais produtivas, facilitando o trabalho em grupo.

13 É essencialmente um processo interativo e didático (pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU E OS OUTROS

14 O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo o trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia. Ou então tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo.

15 Conhecimento de Si Próprio
O comportamento do ser humano agrega um complexo de situações abstratas oriundas do próprio ser, em aquisições passadas e presentes e da interação do ser com o meio. O ser humano conhece pequena parte de si mesmo. “Conhece-te a ti mesmo”, significa precisamente consciência de si mesmo.

16 HOMEM Contexto Social COMO SER, É UM UNIVERSO EM SI MESMO Age Certo
Razão Contexto Social Dotado de ou Reage ou Errado Emoção COMO SER, É UM UNIVERSO EM SI MESMO

17 As pessoas reagem a estímulos e muitas reações são inesperadas.
Na sua opinião, qual será a reação do senhor ao lado no vídeo ? Ele se levanta, dá um soco na mulher e no senhor e vai embora calmamente. B) Ele se levanta e começa a ficar pelado. C) Ele fala em português: “Vai Corinthians!!!” D) Ele grita,se joga no chão e começa a rolar de um lado para o outro. E) Ele dormi e ronca muito.

18 O Ser Humano Precisa CONHERCER-SE Porque é ESTIMULADO
e tem PERCEPÇÃO DO OUTRO deve levar em conta a RELATIVIDADE DAS COISAS Porque precisa ANALISAR Para DECIDIR e no processo decisório Deve EQUILIBRAR RAZÃO + EMOÇÃO

19 O homem e o seu grupo social, aspectos psicológicos e sociológicos
Teoria das Relações Humanas Elton Mayo O homem e o seu grupo social, aspectos psicológicos e sociológicos

20 As Ideias Principais Necessidade de humanizar e democratizar a administração, inadequação de vários princípios da abordagem clássica; Desenvolvimento das Ciências Sociais: Psicologia e Sociologia, Psicologia Industrial; Crise de 1929: questionamento dos princípios administrativos e luta pela produtividade, democracia americana; Começa nos Estados Unidos em 1930 e é divulgada mundialmente depois da segunda guerra mundial.

21 “ O CONFLITO É UMA CHAGA SOCIAL, A COOPERAÇÃO É O BEM-ESTAR SOCIAL”
“ O CONFLITO É UMA CHAGA SOCIAL, A COOPERAÇÃO É O BEM-ESTAR SOCIAL” Elton Mayo Para ele, o conflito social é o germe da destruição da própria sociedade. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.

22 Ideias defendidas pela Teoria das Relações Humanas:
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: produção sofre a influência do grupo de trabalho mais do que incentivos financeiros; O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: As mudanças tecnológicas e a abordagem mecanicista tentam romper essas relações sociais; A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todos. Chefes que entendam a lógica dos trabalhadores. O ser humano é motivado essencialmente pela necessidade de “estar junto”, “ser reconhecido”: Só se alcança a eficiência considerando as necessidades sociais e psicológicas dos trabalhadores.

23 PRINCÍPIOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS. CONCEITO DE “HOMO SOCIAL” Para a TRH, as pessoas são motivadas principalmente pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e de “participação” nas atividades dos grupos sociais com os quais convivem. Daí o conceito de Homo Social. As recompensas sociais e morais são simbólicas e não materiais, porém influenciam decisivamente na motivação e na felicidade do trabalhador GRUPOS INFORMAIS Clássicos= aspectos formais da organização TRH = aspectos informais da organização (grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitudes e expectativas, etc.) Os grupos informais definem suas regras de comportamento, suas formas de recompensas ou sanções sociais, seus objetivos, sua escala de valores sociais, suas crenças e expectativas, que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento

24 PRINCÍPIOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Relações humanas são ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos. Cada individuo influencia e é influenciado pelo outro. Uma compreensão da RH permite uma atmosfera na qual cada indivíduo é encorajado a exprimir-se livre e sadiamente IMPORTÂNCIA E CONTEÚDO DO CARGO O conteúdo e natureza do trabalho têm enorme influência sobre o moral do trabalhador. Trabalhos simples e repetitivos tendem a tornar-se monótonos e maçantes, afetando negativamente as atitudes e reduzindo a sua eficiência ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS Os elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano passam a ter importância para os sociólogos da organização das RH

25 Existem pessoas que não se dão conta da atmosfera que criam no trabalho, no lar e nos grupos.
É necessário observarmos o impacto que causamos no nosso ambiente e no dos outros. Nós usamos defesas para repelir ameaças imaginárias ou reais. Descubra como você age!

26 Você gosta de impor suas idéias?
Você é capaz de.... Ouvir tão bem quanto fala? Não interromper os outros quando falam? Não ser agressivo? Você gosta de impor suas idéias?

27 Você, já procurou verificar suas falhas?
Ver como você é mesmo ? Ver como são os outros? Compreender seus próprios sentimentos? Entender seus preconceitos? Entender o relacionamento entre as pessoas?

28 As pessoas podem melhorar, aprender, aperfeiçoar suas habilidades adquirindo traquejo nas relações humanas.

29 Percepção A Percepção define aquilo que os nossos sentidos nos apresentam e identificamos como algo vindo do ambiente externo. A percepção de um mesmo fato pode ser diferente para duas pessoas que acompanham o mesmo evento. Percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento...

30 Percepção

31 Uma sirene... Pode levar um indivíduo a crer que houve algum crime nas redondezas... Enquanto outro chegará à conclusão que há um incêndio. Um terceiro poderá concluir que um paciente está sendo levado a um hospital.

32 A Arte de Perceber os Outros
Melhor compreensão dos outros, interpretando-os pelo que eles são e não pelo que desejaríamos que eles fossem. Reconhecer o outro como SER único, dotado de particularidades diferentes das suas e visão de vida diferenciada.

33 Não vemos as pessoas como são, mas a partir do que significam para nós.
Não captamos com exatidão o que está “lá fora”. Vemos o que queremos ou precisamos ver para nos defender ou aproximar de nossos alvos.

34 Comunicação Centro gravitacional de todas as atividades humanas, nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode estar ligado a falta de comunicação. Troca de entendimento onde além das palavras se considera as emoções e o contexto ambiental, só acontece quando existe compreensão, aceitação e ação resultante, pois afeta comportamentos.

35 Comunicação Verbal e Não Verbal

36 O nosso trabalho é feito por meio de contato com outros, quer como indivíduo, quer como grupos;
A falta de habilidade em lidar com outras pessoas prejudica o relacionamento interpessoal; Para lidar com pessoas é necessário compreender o outro através da sensibilidade social ou empatia.

37 Ao interagir as pessoas se vêem como indivíduos dotados de atitudes, expectativas de comportamento, sentimentos e capacidade de julgamento.

38 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
É um objetivo primário da comunicação franca, direta e honesta de uma equipe. A única maneira de solucionar uma problema é enfrentá-lo – não brigando, nem ignorando-os com apatia, nem evitando através do pensamento de grupo.

39 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia. Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor entre elas: Julgar os outro a partir dos nossos valores; Postura hostil; Diferenças pessoais.

40 Problema nas Relações Humanas
A partir de divergências de percepção e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Os conflitos interpessoais acontecem...

41 Sentimentos de vaidade, impaciência, intolerância, egocentrismo, dentre outros, contribuem de forma significativa para as dificuldades nas relações humanas.

42 Sentimentos do Conflito:
Medo Raiva Angústia Ansiedade Inferioridade Insegurança Frustração

43 PRIMEIROS PASSOS

44 Passo 1 - Aceite todas as coisas da maneira que elas são.
A razão desse ser o primeiro passo, é devido ao fato da maioria das pessoas não aceitar o mundo, não aceitar a realidade e não confrontar as coisas como elas realmente são. Elas desejam um mundo diferente, que as pessoas sejam diferentes, que as situações sejam diferentes. Então eles se lamentam, se irritam, reclamam, agem como vítimas e fazem coisas sem efeito, pois vivem em um mundo de faz de conta. Primeiro passo: Feche os olhos e aceite tudo da maneira como é, apenas aceite as coisas. Uma vez tendo aceitado as coisas como são e tendo confrontado a realidade, agora você poderá começar a mudar as coisas, agora você terá o poder de redirecionar o caminho que as coisas tomarão durante sua vida no futuro.

45 Passo 2 - Assuma responsabilidade.
É transformar sua perspectiva de ser alguém que é passivo no mundo e que age como vítima para se transformar em alguém que faz as coisas acontecerem, que é responsável pelo que faz, pelos seus pensamentos, atos, comportamentos e conseqüências. Toda vez que você se ver tentando colocar a responsabilidade nas coisas que acontecem com você em coisas e pessoas externas a você, pare e diga: "Eu assumo a responsabilidade", especialmente em situações em que é fácil colocar a culpa nos outros. Esse é o momento mais importante, assumindo a responsabilidade sobre sua vida e tudo nela, seus pensamentos, ações, comportamentos, conseqüências e relacionamentos. Você será capaz, de fato, mudar e ter a vida que você deseja.

46 Passo 3 - Mude a si mesmo e não os outros.
No mundo da auto-ajuda, um consenso é que você não conseguirá mudar as outras pessoas, o máximo que pode fazer é influenciá-las, mas mudar apenas você mesmo. Nada é totalmente verdadeiro e você nunca consegue mudar as pessoas sempre. Se você passar muito tempo estudando e analisando como as pessoas agem você às vezes, consegue ajudá-las a mudar, mas só às vezes. Porém se esta é a sua principal maneira de lidar no mundo, você está jogando um jogo perdido. Se as coisas não acontecerem como você deseja seu primeiro pensamento será: "deixe-me tentar mudar outra pessoa", e você baterá a cabeça na parede várias e várias vezes. Um segredo de se tornar bem sucedido nos relacionamentos é parar de tentar fazer com que as pessoas mudem e começar mudando você mesmo. Mudando você sua perspectiva muda e os resultados também mudam.

47 Passo 4 - Acabe com seu lado covarde.
Quer dizer que você encontra o seu lado covarde e joga fora. Desenvolva um processo formal se for necessário, passe tempo elaborando isso. No mundo real muitas vezes o processo de expulsão não se faz de forma muito suave, pois nestas vezes a covardia quer permanecer e perturbar o quanto pode e sugar a energia. Muitas vezes a covardia se assemelha a um sentimento de vítima e leva a um ganho emocional secundário, através desse processo todo. Você precisa acabar com sua covardia para conseguir coragem para encarar a realidade. Nisto você pode precisar pensar um pouco sobre os tais “ganhos secundários” que você está conseguindo por ser um covarde ou por ter essa personalidade covarde vivendo dentro de você ou a parte que sobreviveu. Você pode precisar identificar isso: ”quando eu reclamo e me lamento, minha mãe me dá atenção” ou “quando eu falo mal e reclamo das coisas, não preciso me sentir responsável por elas”. Eu posso falar para mim mesmo o quão ruim as pessoas são, isso comigo mesmo e ficar nessa auto-piedade e isso me traz aquele velho sentimento de superioridade em relação aos outros. O processo de: “enquanto estou dessa maneira, estou melhor do que você, não preciso prestar atenção no que de fato está acontecendo, posso me sentir um pouco superior” Se livre de tudo isso e acabe com seu lado covarde. Pare de ser um covarde.

48 Passo 5 – Pare de transformar eventos externos em significados internos Significados Internos seriam relativos com o conceito de você ter uma auto-imagem que você carrega consigo, imagine que você tem uma foto na parede, e você anda até ela e é uma foto que você está sorrindo, nisto você pega um marcador e pinta de preto o seu dente da frente, desenha alguns rabiscos e faz com que pareça uma coisa horrorosa. Que efeito isso terá quando você olhar para essa figura? Instantaneamente você responderá interiormente de forma diferente. Nós humanos fazemos algo parecido com isso muitas vezes, quando alguma coisa externa acontece, por exemplo, quando alguma pessoa desaprova a gente, se ela não gosta do que estamos fazendo, ao invés de dizermos: “Ah, se ela não aprova isso é problema dela”, nós internalizamos isso e fazemos disso algo sobre nós e vamos além e vemos isso relacionado ao que nós somos como pessoa. Atrelamos isso a nossa imagem pessoal, identificamos isso com nós mesmos e fazemos um significado interno sobre isso. “Ao invés de dizer: “Essa pessoa apenas reprovou o que eu fiz, ótimo, ele pode fazer o que quiser”, nós dizemos: “Oh, ele me desaprovou, provavelmente eu não mereço aprovação, eu sou o tipo de pessoa que as pessoas não aprovam”. Nós generalizamos e isso passa a se tornar nossa identidade, portanto, pare de criar significações internas de situações externas. 

49 ATIVIDADE EM SALA * Pode ser individual ou em grupo.
Responda as questões abaixo. 1 – Como podemos melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho? 2 – Como podemos lidar da melhor forma possível com o conflito em determinadas situações? 3 – Você como individuo ou como parte do grupo já se sentiu desprestigiado ou teve seu trabalho reconhecido? Como isso afetou seu trabalho e sua vida? 4 – Comentários (opcional)


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