A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Topónimo de "Marco de Canaveses"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Topónimo de "Marco de Canaveses""— Transcrição da apresentação:

1 O Topónimo de "Marco de Canaveses"
Uma das explicações para o topónimo tem origem numa lenda: Conta-se, que a rainha D. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito: "Guardai-a porque a cana é boa às vezes"

2 Situação Geográfica de Marco de Canaveses
Situa-se no noroeste de Portugal, integrando-se no Douro Litoral, distrito do Porto(dista a 51 km), encontrando-se nas seguintes coordenadas geográficas: 59' de longitude, 41º de latitude Norte; Altitude do local mais elevada é de 960m na Serra da Aboboreira, É delimitado por dois dos mais importantes rios portugueses: O Douro corre a “Este para Oeste”, e delimita o Concelho a Sul. O Tâmega corre de “Norte para Sul”, Detém uma área de 203 Km2 e, é repartido por 31 freguesias, possuindo, actualmente, uma população com mais de habitantes.

3 Clima É marcadamente atlântico, considerado rigoroso no inverno e árido no verão. Os ventos de oeste e sudoeste proporcionam fortes precipitações nas áreas mais altas e que diminuem à medida que as vertentes baixam para os vales. A humidade relativa é bastante elevada (75% - 80%) e a nebulosidade é frequente.

4 Ponte do Arco Serra Aboboreira Capela de Santiago

5 Na margem do rio Odres, há um moinho a fazer farinha ainda orientado por um homem.

6 Percurso Pedestre “ Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago “

7 Obras de Fidalgo

8

9 Cármen Miranda e a velha casa onde nasceu

10 Recursos Naturais de Marco de Canaveses
Serra de Montedeiras

11 Rio Ovelha

12 Barragem de Carrapatelo
Penedo da Cárdia Petróglifos de Eiró

13 A Serra da Aboboreira A Serra da Aboboreira ocupa em toda a sua extensão uma área total de 118,9 km2; Provavelmente ocupada desde o Paleolítico Inferior ( a.C.); Onde apresenta muitos vestígios do Neolítico e da Idade do Bronze, datados de a.C.

14 Escola Arqueologia do Freixo
Área Arqueológica Tongóbriga Pedra Formosa Escola Arqueologia do Freixo Tongóbriga

15 Penedo de Cuba Anta Serra Aboboreira Gruta das Coriscadas
Casa de Quintã Penedo de Cuba Anta Serra Aboboreira Gruta das Coriscadas Goiva Pedra

16 Fauna e Flora Foram identificadas nesta região cerca de 110 espécies, no que representa segundo os estudiosos, um terço do total das espécies que se podem encontrar em Portugal Continental. A Serra da Aboboreira é especialmente importante como rota da migração outonal das aves de rapina. Tem uma enorme riqueza florística, onde a apicultura é uma actividade em relativa expansão.

17 Tartaranhão “Caçador Melânico”

18 Peneireiro-vulgar Águia-d’asa-redonda

19 O Lobo-Ibérico na Serra da Aboboreira


Carregar ppt "O Topónimo de "Marco de Canaveses""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google