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Práticas Investigativas

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Apresentação em tema: "Práticas Investigativas"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas Investigativas
Metodologia Práticas Investigativas

2 O Modelo de Estudo Classificação das pesquisas conforme o objetivo indica: Objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa Pesquisa exploratória: busca aprofundar o conhecimento sobre determinado tema.

3 O Modelo de Estudo Pesquisa descritiva: analisa as características de determinada população ou a relação entre determinadas variáveis. Pesquisa explicativa: explica as causas das características de uma população ou das relações entre variáveis.

4 O Modelo de Estudo Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos técnicos busca evidenciar os procedimentos de coleta e análise de dados que serão utilizados. Pesquisa Bibliográfica: obtém e interpreta dados a partir de trabalhos publicados por outros autores - livros, obras de referencia, periódicos, teses e dissertações. Pesquisa Documental: obtém dados em documentos - documentos em arquivos, cartas, diários, estatísticas, relatórios de empresas...

5 O Modelo de Estudo Pesquisa Experimental: evidencia a relação entre variáveis por meio da manipulação destas variáveis em experiências controladas. Pesquisa ex-post-facto: analisa a relação entre variáveis a partir de ocorrências passadas sem o controle do pesquisador.

6 O Modelo de Estudo Estudo de Coorte: seleciona de um grupo de pessoas com uma característica comum como amostra a ser acompanhada ao longo do tempo. Pesquisa de levantamento: analisa comportamento dos membros de uma população por meio da interrogação direta à uma amostra de pessoas desta população.

7 O Modelo de Estudo Estudo de campo: estuda em profundidade a estrutura social de uma comunidade por meio da observação direta, entrevistas... Estudo de caso: estudo exaustivo de um objeto utilizando o maior numero possível de instrumentos de coleta de dados.

8 O Modelo de Estudo Pesquisa ação: busca a solução de um problema da coletividade com o envolvimento ativo do pesquisador. Pesquisa participante: Busca romper a hierarquia entre o pesquisador e seu objeto, tendo em vista uma ação social transformadora.

9 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Coleta de dados deve ocorrer após: Escolha e delimitação do assunto, a revisão bibliográfica, a definição dos objetivos, a formulação do problema e das hipóteses e a identificação das variáveis. Determinação da população, da elaboração de instrumentos de coleta e da programação da coleta e dos dados.

10 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Utilizar a Biblioteca, antes da coleta de dados, com a finalidade de: a) buscar subsídios que orientem a escolha e definição do tema de pesquisa; b) saber se o trabalho proposto é original ou repetição; c) conhecer os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores consultados; d) buscar a fundamentação teórica que servirá de base à pesquisa; e) possibilitar que a pesquisa realize a sua função de verificar, validar ou ampliar uma teoria.

11 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Cuidados com elaboração das perguntas; qualidade dos instrumentos: validade, fidedignidade, não tendenciosidade finalidade e relação das questões com o objetivo da pesquisa. Instrumentos de coleta de dados: Entrevista: respondido na presença do pesquisador, usada para amostra pequena e coleta de informações específicas/seletivas. .

12 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Formulário: respondido na presença do pesquisador, destina-se a coleta de dados complexos em documentos e arquivos. Questionário: preenchido pelo informante, mediante orientações escritas, podendo ser enviado pelo correio eletrônico ou postal.

13 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Instrumentos de coleta de dados: Podem conter questões fechadas (número limitado de opções de respostas) ou abertas (sem limites de opções). Questões abertas implicam maior dificuldade na análise dos dados

14 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Etapas da elaboração dos instrumentos de coleta de dados: a) identificar os dados ou as variáveis sobre as quais serão feitas as questões; b) selecionar o tipo de pergunta a ser utilizada face às vantagens e desvantagens de cada tipo, com vistas ao tempo a ser consumido, para obter os dados , tabulá-los e analisá-los; c) elaborar uma ou mais perguntas referentes a cada dado a ser levantado;

15 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
d) analisar as questões elaboradas quanto à clareza da redação, classificação e a real necessidade; e) codificar as questões para a posterior tabulação e análise com a inclusão dos códigos no próprio instrumento; f) elaborar instruções claras e precisas para o preenchimento do instrumento;

16 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
g) submeter as questões a outros técnicos para sanar possíveis deficiências; h) revisar o instrumento para dar ordem e seqüência às questões; i) submeter o instrumento a um pré-teste para detectar possíveis reformulações ou correções, antes de sua aplicação.

17 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Tipos de Instrumentos de coleta de dados Entrevista Questionários – Formulário Observação Participante do pesquisador.

18 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Qualidade dos Instrumentos: Validade: Instrumento adequado que coleta os dados necessários à pesquisa. Responde questões como: a quem perguntar? O que perguntar? Fidedignidade : Independente de quem o aplique, o instrumento deve apresentar sempre resultados confiáveis e coerentes. Respostas contraditórias serão desconsideradas/descartadas Objetividade / não Tendenciosidade: possuir o mesmo nº de opções de respostas positivas e negativas.

19 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Exemplo de questões técnicas ( ) muito bom ( ) muito importante ( ) concordo totalmente ( ) bom ( ) importante ( ) tendo mais a concordar ( ) ruim ( ) pouco importante ( ) tendo mais a discordar ( ) muito ruim ( ) nada importante ( ) discordo totalmente ( ) não sei Exemplo de questões tendenciosas ( ) bom ( ) muito bom ( ) ótimo ( ) razoável ( ) bom ( ) muito bom ( ) ruim ( ) regular ( ) bom ( ) muito ruim ( ) ruim ( ) razoável ( ) péssimo ( ) muito ruim ( ) ruim

20 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
O gerenciamento da coleta: O sucesso na obtenção de respostas de questionários, bem como agilização da pesquisa, depende de alguns cuidados importantes: enviar envelope endereçado e selado para resposta; ou apresentar instruções para preenchimento

21 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
enviar carta / de agradecimento e explicação dos objetivos da pesquisa se possível, enviar um cheque com valor adequado!!! organizar os instrumentos de modo a permitir fácil processamento ( = codificação)

22 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Escolha dos Instrumentos os três instrumentos são adequados para coleta de dados em ciências Humanas e Sociais; ambos tem vantagens e desvantagens. recomenda-se o uso de mais de uma técnica, se possível as três, para compensar as desvantagens de cada instrumento.

23 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
1 – Perguntas abertas ou livres  Qual o impacto do controle da inflação sobre o setor financeiro brasileiro a curto prazo? Em que termos é possível explicar a política externa adotada pelo setor automobilístico brasileiro após a abertura de mercado? 2 – Perguntas fechadas: (dicotômicas, limitadas ou alternativas fixas).  2.1 – Fechadas de natureza dicotômicas. Você é a favor ou contra da nova Lei Seca? ( ) a favor ( ) contra Em sua opinião, o Banco Central continuará ou não manter sob controle a inflação brasileira? ( ) Conseguirá ( ) não conseguirá

24 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
2.2 – Perguntas mostruário (lista de prováveis respostas) Qual o fator determinante na elevação da taxa de desemprego no setor industrial paulista? ( ) a implantação de processo de reengenharia em grande parte das empresas deste segmento; ( ) a adoção de uma política de terceirização; ( ) o expressivo investimento em tecnologia; ( ) a necessidade de reduzir custos para ampliar competitividade no setor; ( ) a imposição da crise energética. 2.3 – Perguntas de estimulação (ou de avaliação) Como você analisa os resultados do trabalho realizado pelos estagiários na empresa? ( ) muito bom ( ) bom ( ) ruim ( ) muito ruim Em sua opinião, qual será o peso ideal dos conteúdos que privilegiem as dimensões práticas e teóricas em um programa de graduação em Administração? ( ) 25% prática e 75% teórica ( ) 50% prática e 50% teórica ( ) 75% prática e 25% teórica

25 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
3 – Perguntas semi-abertas (compensar efeitos indesejados de perguntas abertas ou fechadas) Qual a maior contribuição que a pesquisa pode representar para a sua formação acadêmica? ( ) superar deficiências de cunho teórico, acumuladas no curso, em determinadas disciplinas; ( ) Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisador; ( ) ampliar e aprofundar conhecimento na área em que tenho interesse de atuar profissionalmente; ( ) Ter visão de conjunto das diferentes áreas de conhecimento estudadas na graduação de ADM. ( ) Outra alternativa. Qual?

26 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
4 – Perguntas, segundo seu objetivo.  4.1 – Questões de fato - (dados sobre o respondente: Faixa etária, sexo, endereço, profissão, faixa salarial) (Ter cuidados para não ferir suscetibilidades).  4.2 – Questões de ação - (identificar atitudes, decisões, opções, ações do respondente): Qual o perfil dos profissionais que recrutou nos últimos 12 meses? ( ) Especialistas com visão sistêmica ( ) Profissionais polivalentes ( ) Profissionais experientes e atualizados ( ) Profissionais com elevada capacidade de trabalhar em equipe ( ) Profissionais com expressiva experiência internacional.

27 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
4.3 – Questões de intenção - (conhecer as posturas do individuo em certas circunstancias). Tendo em vista viabilizar projeto de criação de um novo negócio, para isso pretende: (pode-se indicar mais de uma alternativa). ( ) Especializar-se na área em que deseja investir; ( ) Acumular alguma experiência profissional na área envolvida pelo negócio pretendido; ( ) Identificar agências de financiamento capazes de investir no negócio pretendido; ( ) Identificar um sócio confiável para dividir o sonho de criar um negócio próprio; ( ) Elaborar previamente um plano de viabilidade econômico-financeira do negócio. 

28 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos
4.4 – Questões de opinião. (conhecer valores, impressões, visões e experiências do respondente). Na sua opinião, quais dos atributos refletem melhor a imagem da montadora de veículos X ? (pode-se assinalar mais de uma opção)  ( ) Tradição ( ) Modernidade ( ) Confiabilidade ( ) Segurança ( ) Sofisticação  4.5 – Questões-índice ou teste (obter informações de modo indireto para não suscitar reações negativas no respondente)

29 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas
Exercício em sala: definição do método de coleta de dados para testar a hipótese coleta dos dados pelo grupo.


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