A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre"— Transcrição da apresentação:

1 VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre

2 Relações possíveis/locais de visita
Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação dos professores nas ATPCs para entenderem a relação existente entre currículo e locais de visita; Tornar uma prática entre os professores a realização destas relações possíveis em suas aulas.

3 Relações possíveis: Currículo oficial/local da visita
Eco – Pólis Museu do Café Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga-Pilões Pinacoteca Benedito Calixto Sesc Santos Sesc Bertioga

4 Museu do Café Pinacoteca Benedito Calixto

5 Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza
Eco – Pólis

6

7 Competências e habilidades
História 6º ano/S.A 4 Conteúdos e temas Colosso de Rodes; Estátua de Zeus em Olímpia; Farol de Alexandria; Jardins Suspensos da Babilônia; Mausoléu em Halicarnasso; Pirâmides de Gizé; Templo de Ártemis em Éfeso. Competências e habilidades Estabelecer relações entre texto e imagem, realizando produção escrita. Sugestão:Solicitar que os alunos selecionem 7 Maravilhas conhecidas e observadas no local visitado. Lembre-se também de falar das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e do conceito de patrimônios culturais. Relações Possíveis com: Pinacoteca Benedito Calixto, Museu do Café, Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza.

8 Competências e habilidades
Educação Física 6º ano/S.A 3 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Identificar as próprias estruturas corporais nas habilidades do futsal; associar exercícios de flexibilidade e força às articulações e aos músculos; associar as diferenças do aparelho locomotor à performance em habilidades esportivas Relações Possíveis com: Eco – Pólis, Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Itutinga Pilões. (Re)conhecendo meu corpo em movimento. Sugestão: o professor poderá solicitar que os alunos anotem os movimentos realizados durante a visita e comparem com os mapas esqueléticos e muscular.

9 Competências e habilidades
Matemática 7º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade, etc.; realizar medidas com precisão. Razão; proporcionalidade; escala; porcentagem; probabilidade. Sugestão: o professor poderá utilizar atividades com mapas ou planta do local visitado que utilizem escala, velocidade média, porcentagem. Relações Possíveis com: Museu do Café. Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza

10 Competências e habilidades
Inglês 7º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Leitura – reconhecimento de palavras associadas ao espaço escolar; relação entre imagens, descrições e vocabulário; categorização de vocabulário; localização de informações específicas em um texto; reconhecimento da organização de um gênero e seu suporte. Places in a school Descrição da escola; vocabulário: espaços escolares (library, computer lab, classroom, teachers’ room etc.). : Sugestão: escrever os nomes dos espaços visitados e objetos em inglês. Relações Possíveis com: todas as instituições.

11 Competências e habilidades
Língua Portuguesa 8º ano/S.A 5 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Criar estratégias para a apresentação de um projeto; utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar o projeto; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar. Relações Possíveis com: todas as instituições. Semana Cultural na Escola: exposição, apresentações orais, leituras de contos e crônicas. Sugestão: A turma poderá apresentar para outras classes o espaço visitado utilizando slides com fotos, e as atividades realizadas no projeto.

12 Competências e habilidades Relações Possíveis com:
Geografia 8º ano/S.A 3 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Identificar as formas de poluição ambiental em diferentes ambientes; analisar o impacto da expansão dos meios de transporte em áreas florestadas. Desmatamento, poluição dos rios e da atmosfera. Poluição ambiental; desmatamento; crise na disponibilidade de água; efeito estufa. Sugestão:realizar pesquisa sobre o município da escola e da instituição visitada. Relações Possíveis com: Eco – Pólis, Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga-Pilões e Sesc Bertioga.

13 Competências e habilidades
Ciências 9º ano/S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Observar e registrar dados experimentais; interpretar resultados experimentais; interpretar imagens; responder perguntas de forma objetiva. Corpo humano em movimento. Papel do esqueleto; ossos e articulações; músculos; movimento do corpo humano. Sugestão: anotar os movimentos realizados durante a visitação, utilizar também fotografias para os registros. Relações Possíveis com: Eco - Pólis, Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga-Pilões.

14 Competências e habilidades Relações Possíveis com:
Inglês 9º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Competências e habilidades My first day at a new school Primeiro dia em uma nova escola; tempo verbal: past tense; adjetivos para descrever sentimentos e sensações; organização cronológica de eventos. Identificar as características de um diário pessoal; localizar informações específicas em um texto. Relações Possíveis com: todas as instituições. Sugestão: Solicitar aos alunos um relatório da visita no tempo verbal estudado.

15 Competências e habilidades
Física 1ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Realizar cálculos de proporções para obter relações entre dimensões, distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar; estimar e avaliar grandezas como distância, tempo e densidade. As relações entre as dimensões, distâncias e densidades dos corpos celestes no Sistema Solar. Sugestão: Utilizar os dados da visita realizada para trabalhar conceitos de velocidade, massa, escala, gravidade. Sistema Solar. Relações Possíveis com: Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza.

16 Competências e habilidades
Língua Portuguesa 1ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Elaborar resenha critica; posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas manifestações culturais e artísticas; utilizar os conhecimentos sobre a relação arte e realidade para analisar formas de organização de mundo, de textos e de identidades, emitindo juízos de valor. Relações Possíveis com: todas as instituições. As vozes do outro e a nossa na resenha. Elaboração da resenha. Sugestão: produzir uma resenha sobre o local visitado.

17 Competências e habilidades
Química 2ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Relacionar os níveis macroscópico, microscópico e representacional envolvidos na construção do conceito de transformação química, considerando os conhecimentos adquiridos para a compreensão da existência das substâncias. Relações Possíveis com: Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza; Eco-Pólis. Síntese de ideias sobre as transformações químicas. Sugestão: Perceber os processos químicos e ou substâncias envolvidas nas exposição.

18 Competências e habilidades
Filosofia 2ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Construir argumentação consistente; recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural; analisar criticamente a própria experiência educacional. Filosofia e Educação Sugestão: Solicitar pesquisa sobre a diversidade sociocultural. Relações Possíveis com: todas as instituições.

19 Competências e habilidades
Biologia 3ª série /S.A Conteúdos e Temas Competências e habilidades Identificar a estreita relação entre os seres vivos e os ambientes; identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies; reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos. Sugestão: registros para responder a comparação entre as teorias. aluno aluno Evolução: os seres em transformação. Comparação das teorias evolutivas de Darwin e Wallace e de Lamarck. Relações Possíveis com: Eco-Pólis; Museu Joias da Natureza, Parque Estadual Itutinga Pilões.

20 Competências e habilidades
História 3ª série /S.A 3 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Dada uma distribuição estatística de variável social ou econômica, traduzir e interpretar as informações disponíveis ou reorganizá-las. Movimento operário no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Sugestão: Utilizar os registros da visita para complemento de informações sobre o período abordado. Relações Possíveis com: Museu do Café, Pinacoteca Benedito Calixto, Museu Joias da Natureza.


Carregar ppt "VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google