A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane"— Transcrição da apresentação:

1 Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Prova N 1: 100% Descritiva / 10 ou mais questões – Valor 10 pontos. (29/09/09) Prova N 2: 50% Descritiva e 50% Objetiva / 10 questões ou mais – Valor 6 pontos. (04/12/09) Trabalhos: 4 pontos (a ser definido) Média: (N1 + (N 2 + Trabalhos)) / 2 Exame: 100% Descritiva / 10 ou mais questões – Valor 10 pontos. (18/12/09) Média para aprovação 7 pontos Notas em fração de 0,50 pontos  não haverá arredondamento. Média inferior a 3 – Reprova Faltas 25% + 1 Reprova

2 Organização Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Atividades Complementares Sociologia – 30 horas (4 Trabalhos) Atividades Extra Curricular todas matérias – 200 horas – Relatórios para validação da Coordenação Estágios – Adriana Bolsa de estudos – Projetos Sociais Nivelamento: Matemática, Português e Informática.(10 a 17/08) Chamadas: 1ª. às 20:15 e 2ª. às 21:50 horas Em caso de falta em prova pedir 2ª. Chamada (secretaria) Não será permitido 2ª. Chamada em N2 para a mesma matéria. Prova do Enade (1º. e 8º. Sem) em 08/11/09 Trabalhos deverão ser feitos conforme normas ABNT

3 Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Sala: criar único.

4 O Profissional de OS&M O profissional de OS&M representa uma peça de grande importância dentro das empresas. Sua atuação pode levar a organização ao alcance de seus objetivos e a eficiência e eficácia da força de trabalho.

5 Atividades de OS&M As atividades de OS&M são bastante pragmáticas e, não poderia deixar de ser, metódicas. Para não tornar as atividades de OS&M cansativas e enfadonhas, o consultor deve ter uma filosofia de atuação perante os usuários da empresa de maneira adequada e saber estimular a equipe para a importância das atividades dentro das empresas.

6 Filosofia: Melhor entrosamento entre as unidades organizacional usuárias de um sistema; Maior qualidade do sistema, pois os próprios usuários atuam em todo processo de desenvolvimento e implementação do sistema; Maior facilidade de implementação; Menor nível de resistência à aceitação do sistema, pois os usuários o conhecem desde o início do desenvolvimento; Maior conhecimento e treinamento automático dos usuários do sistema; Menor custo no desenvolvimento e na implementação dos sistemas da empresa.

7 Habilidades: Chiavenato (1999), descreve que há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

8 Habilidade Técnica: A habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

9 Habilidade Humana: A habilidade humana consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

10 Habilidade Conceitual:
A habilidade conceitual consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

11 Conhecimento das Habilidades

12 Transito: O profissional de OS&M que apresentar o melhor equilíbrio das três habilidades anteriormente citadas é o que terá grande diferencial na empresa e melhor desempenhará sua função. É importante que para ter uma visão sistêmica ele consiga transitar em todas as unidades de forma generalista, mas com forte conhecimento do todo.

13 Adequação: A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão a posições de alta direção. Tais habilidades podem perfeitamente ser estendida aos profissionais que atuam na área de OS&M.

14 Atuação: O profissional de OS&M pode atuar na organização como assessoria ou como parte integrante da unidade de linha e pode ser de dentro da organização ou de fora dela. Sendo ele de fora da organização as vantagens são as suas experiências em outras estruturas e facilidade para lidar com as mudanças necessárias na estrutura uma vez que não existe vinculo nenhum com as pessoas.

15 O lugar de OS&M na estrutura
As empresas devem tratar o assunto relacionado a OS&M como qualquer outro assunto. Sem transmitir a idéia de um assunto sigiloso, trancado entre quatro paredes, levando as pessoas à desconfiança e à insegurança pela falta de esclarecimentos e comunicação.

16 Posicionamento O melhor posicionamento da área de OS&M é estruturada como uma unidade organizacional de assessoria. É uma área que deve ficar alocada nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa ou em menor escala da Diretoria Administrativa.

17 Diretoria Geral Assessoria de Sistemas, Organização e Métodos
Diretoria Industrial Diretoria de Marketing Diretoria Administrativa Financeira “Existe, também, a possibilidade da não existência da área de OS&M, sendo que suas atividades podem ser contratadas por projetos”

18 Papel do profissional Não se pode confundir o papel do profissional de OS&M com o papel do analista de sistemas. Enquanto o primeiro trabalha a estrutura da empresa, não se desviando da visão sistêmica, o segundo trabalha em assuntos relacionados à informática.

19 Atribuições da área de OS&M
Podemos apresentar como idéia as atribuições da área de OS&M, que executa as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa, relativos a planejamento, direção e controle, relativos a pessoal, relativas a organização e relativas às atividades específicas do departamento.

20 Objetivos Básicos: Eliminação do inútil e supérfluo;
Racionalização: uso do raciocínio analítico e lógico sem intervenção dos impactos emocionais, para estruturar os elementos, de tal forma que se obtenha a minimização dos esforços e a maximização dos resultados.

21 Estrutura Organizacional
Estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. É o mesmo que projeto organizacional, criado para executar um determinada estratégia.

22 OS&M Casa Desenhe uma! Agora... Projete uma!

23 Organizações A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende das organizações

24 Organizações Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Além dos objetivos e recursos, as organizações têm dois outros componentes importantes: processo de transformação e divisão de trabalho.

25 Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos
PESSOAS INFORMAÇÃO ESPAÇO TEMPO DINHEIRO INSTALAÇÕES ORGANIZAÇÃO


Carregar ppt "Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google