A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Alunos: Gustavo Brandão Luciana Padovez

2 INTRODUÇÃO O planejamento é a base das demais funções administrativas.
Ele determina o que se deve fazer, quais objetivos perseguir, quais serão os controles adotados e que tipo de gerenciamento será pertinente para alcançar os resultados. É uma antecipação de ações para superar problemas identificados. Improvisação - operação “apagar incêndio”.

3 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Fatores de insucesso de gestões públicas baseadas em planos de ação: Visão imediatista dos governantes; Falta de preparação dos recursos humanos para a tomada de decisões a médio e longo prazos; Conflitos de interesses; Burocratismo do sistema administrativo

4 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Realidade atual: os cidadãos tem se tornado cada vez mais exigentes e suas necessidades cada vez mais complexas, levando à “introdução de critérios científicos no processo de tomada de decisões governamentais” Pode-se agir de forma mais racional e com consciência sobre as alternativas e resultados.

5 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
“O propósito do planejamento governamental é definir objetivos para o futuro e os meios para alcançá-los, de maneira que as transformações ocorridas na comunidade na qual o governo pretende intervir não sejam determinadas, simplesmente, por circunstâncias fortuitas ou externas, mas pelo resultado de decisões e propósitos gerados por alguns ou todos os seus habitantes.” (SANTOS, 2006, p. 23 e 24)

6 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
O planejamento: Deve estar presente em todos os setores. Deve ter prazos de execução vinculados Deve ser flexível, garantindo a continuidade. Deve permitir assessoria de especialistas e pessoas que possuam informações válidas. As decisões devem ser tomadas por aqueles que executarão as ações.

7 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
O planejamento governamental apresenta três dimensões que precisam ser equilibradas com os recursos humanos e materiais: Objetivos Recursos financeiros Estrutura “de tal forma que os objetivos tornem-se viáveis, os recursos suficientes e a estrutura seja mais adequada e flexível”.

8 PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
O plano precisa de apoio da sociedade onde vai atuar e das forças políticas. Precisa atingir os fins necessários e ter seus objetivos aceitos pelos interessados.

9 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO TRADICIONAL
Objetiva uma combinação ótima de atividades em uma área específica. Estático Centralizado Parte da perspectiva de sistema fechado Voltado para o longo prazo

10 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO TRADICIONAL
Parte de um conceito da missão da organização, sem questioná-la ou modificá-la. Prioriza a análise da estrutura interna da organização. O ambiente é visto como um dado sobre o qual se tomam decisões e não como um campo de atuação da organização.

11 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, considerando-se que o futuro pode ser diferente do passado. Contínuo Longo prazo Parte do pressuposto que a organização só sobrevive se realizar bem suas funções.

12 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Compara a organização com as demais organizações do mesmo ramo. Possibilita à organização exercer influências em seu ambiente que está mudando constantemente É de responsabilidade do presidente e diretores da empresa. Define os objetivos fim da organização.

13 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Etapas: (1) identificação e definição da finalidade da organização, sua missão e objetivos para aquele período de planejamento. (2) análise do ambiente externo, identificando oportunidades e ameaças no ambiente em que a organização está inserida.

14 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
(3) análise do ambiente interno, conhecendo suas forças e fraquezas. (4) definição de estratégias para alcançar os objetivos (5) execução, avaliação e controle.

15 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Cabe à organização: conhecer, aproveitar, e adaptar seus pontos fortes às suas necessidades; conhecer, eliminar ou adaptar seus pontos fracos; conhecer e usufruir as oportunidades externas; conhecer e evitar ameaças externas.” (SANTOS, 2006, p.29).

16 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
Entende que o planejamento é uma forma de solução de problemas que se apresentam em momentos diferentes, podendo ou não estar inter-relacionados. Não atua da mesma maneira em situações diversas, ou seja, não há uma regra ou forma homogênea de agir em todos os problemas ou situações.

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
“ Desenvolve um conjunto de processos em que cada problema é analisado e a adequabilidade das soluções verificada, incluindo-se a viabilidade econômica e a possibilidade de implementação, considerando-se o momento e os agentes. Se a solução for considerada adequada, são alocados os recursos humanos, financeiros e de poder necessários à implementação. Deforma contínua, avalia-se a situação atingida e compara-se à desejada, a fim de definir ajustes. (SANTOS, 2006, p.30).

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
A idéia é criar uma espécie de arquivo de problemas que pode ser consultado de acordo com a necessidade e situação existente, incorporando-se às ações governamentais. Existe uma seqüência de etapas a ser cumprida:

19 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
Momento explicativo: procura-se definir e explicar as situações; Momento normativo: compreende um conjunto de decisões que definem as alternativas de soluções; Momento estratégico: são analisadas a viabilidade dos objetivos e metas; Momento tático-operacional: é implementado e executado o plano

20 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
É um processo político vinculado à decisão da maioria, tomado pela maioria, em benefício da maioria. É necessário que ocorram também mudanças estruturais, já que os interesses da maioria da população podem contrariar os interesses de certas minorias que podem não querer abrir mão de seus privilégios.

21 TIPOS DE PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
A elaboração dos planos é feita com a colaboração da equipe técnica e da comunidade, sendo discutidos e posteriormente, implementados . Podem surgir sociedades de amigos do bairro, conselhos comunitários, ou outros tipos de organizações na comunidade.

22 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO – NÍVEL ESTRATÉGICO
Está no topo da organização É o mais amplo e abrangente Trata de como atingir os objetivos organizacionais É de longo prazo É analisado, retroalimentado constantemente É fonte dos planejamentos tático e operacional.

23 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO – NÍVEL TÁTICO
Projetado para o médio prazo Visa atingir os objetivos departamentais e seus recursos.

24 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO – NÍVEL OPERACIONAL
Detalhado para cada atividade ou tarefa Voltado para o curto prazo Tem metas específicas

25 ATIVIDADE Ler o artigo, contido no link: Responder às perguntas:
Responder às perguntas: 1. Como foi elaborado o planejamento estratégico do Estado de Minas Gerais? 2. Qual a diferença que pode ser percebida no texto entre o planejamento estratégico dos setores público e privado? 3. Qual foi a importância do planejamento alinhado à gestão pública por resultados para o governo do Estado de Minas Gerais?


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google