A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves

2 Teoria Clássica da Administração
Organizando a Empresa

3 A época: França Característica: ênfase na “estrutura” que a organização deveria possuir para ser eficiente. Objetivo: busca da eficiência das organizações.

4 Partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para alcançar eficiência.
Órgão Seções Departamentos Pessoas Ocupantes de cargos Executores de tarefas Ampliação do objeto de estudo da TGA Micro abordagem de Taylor Ampliação da abordagem por Fayol

5 Funções Básicas: Da Empresa Da administração
Técnicas: produção de bens ou serviços. Comerciais: compra, venda e permutação. Financeiras: procura e gerencia de capitais. Segurança: preservação dos bens e das pessoas. Contábeis: registros, custos, estatísticas. Administrativas: integração das cinco funções. Previsão: avalia o futuro. Organização: material e social. Comando: alcançar o máximo retorno. Coordenação: harmoniza as atividades. Controle: localiza fraquezas e erros para retificá-los e prevenir recorrências.

6 Outras funções não Administrativas
PROPORCIONALIDADE DAS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO Funções da Administração Alta Administração Média administração Outras funções não Administrativas

7 Proporcionalidade das Funções da Administração
Mais Elevados Funções Administrativas: • Prever • Organizar • Comandar • Coordenar Níveis Hierárquicos Outras Funções Não-Aadministrativas Mais baixos

8 Diferença entre Administração e Organização
“Administração é o todo do qual a organização é uma das partes”. (Fayol) Administração é o conjunto de processos entrosados e unificados – abrange aspectos que a organização por si só não envolve: previsão, comando e controle. A organização abrange a penas a definição da estrutura e da forma, sendo, estática e limitada.

9 Organização como entidade social
Organização como função Administrativa e parte do processo administrativo. “Ato de organizar, estruturar, alocar recursos, definir os órgão incumbidos...”

10 Princípios Gerais da Administração para FAYOL
1. Divisão do trabalho. 2. Autoridade e responsabilidade. 3. Disciplina. 4. Unidade de comando. 5. Unidade de direção. 6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. 7. Remuneração do pessoal. 8. Centralização. 9. Cadeia escalar. 10. Ordem. 11. Eqüidade. 12. Estabilidade do pessoal. 13. Iniciativa. 14. Espírito de equipe.

11 Enfoque prescritivo e normativo
Prescreve os elementos da administração (funções do administrador) e os princípios gerais da administração que o Administrador deve adotar em sua atividade.

12 Teoria da administração baseada na divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e staff. Administração como ciência: Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e métodos de administração, de caráter geral para formar administradores.

13 Teoria da organização A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura. Influência da organização militar e eclesiástica – tradicionais rígidas e e hierarquizadas Cadeia escalar baseada na Unidade de Comando

14 Cadeia de Comando e Cadeia Escalar de Fayol
Presidente B C Diretor D E Gerente F G Chefe H I Supervisor J L Execução

15 Divisão do Trabalho e especialização
A divisão do trabalho conduz à especialização e à diferenciação das tarefas – heterogeneidade. A organização com maior divisão do trabalho seria mais eficiente. Divisão do trabalho em nível dos órgãos (deptºs, divisões, seções, unidades etc).

16 A Divisão do Trabalho Vertical – segundo os níveis de autoridade e responsabilidade. Autoridade de linha. Horizontal – segundo os diferentes tipos de autoridade. No mesmo nível hierárquico, cada deptº é responsável por uma atividade específica. Departamentalização.

17 COORDENAÇÃO Fayol considera a coordenação como um dos elementos da Administração sendo a reunião, a unificação e a harmonização de toda atividade e esforço. Gulick “se a subdivisão do trabalho é indispensável, a coordenação é obrigatória”. Mooney “coordenação é a distribuição ordenada do esforço do grupo, a fim de obter unidade de ação na consecução de um fio comum”.

18 Princípios da organização linear
Unidade de comando e supervisão. Unidade de direção. Centralização de autoridade. Cadeia escalar.

19 Orgãos de Staff Autoridade de especialista, não de comando.
É a forma de autoridade atribuída aos especialistas de staff em suas áreas de atuação e prestação de serviços.

20 Elementos da administração
Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle ( POC3). Elementos da Administração para Urwick Investigação Previsão Planejamento Organização Coordenação Comando Controle

21 Elementos da administração para Gulick
Planejamento Organização Assessoria Direção Coordenação Informação Orçamento

22 Princípios da Administração
O administrador deve obedecer às normas ou às regras de comportamento, isto é, aos princípios gerais que permitem desempenhar as funções da administração. Fayol enunciou 14 princípios e Urwick propõe 4 princípios:

23 Princípio da Especialização – Esse princípio dá origem à organização de linha, staff a à funcional.
Princípio da autoridade –. deve existir uma linha claramente definida e conhecida por todos Princípio da amplitude administrativa – cada supervisar deve ter um certo número de subordinados. Princípio da definição – deveres, autoridade, responsabilidade e relação com outros cargos devem ser escritos e comunicados.

24 Apreciação crítica: Abordagem simplificada da organização formal.
Ausência de trabalhos experimentais. Extremo racionalismo na concepção da administração. Teoria da máquina Abordagem incompleta da Administração. Abordagem de sistema fechado.

25 Abordagem simplificada da organização formal.
Os autores clássicos concebem a organização em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, sem considerar o conteúdo psicológico e social com a devida importância. A preocupação com as regras do jogo é fundamental.

26 Ausência de trabalhos experimentais.
A teoria Clássica pretendeu substituir o empirismo e a improvisação por técnicas científicas, porém, fundamentaram seus conceitos na observação e no senso comum. Seu método é empírico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria com elementos de prova.

27 Extremo racionalismo na concepção da Administração. .
Preocupação com a apresentação racional e lógica das suas proposições sacrificando a clareza das suas idéias. Denominada Escola Universalista/Teoria Pragmática.

28 Teoria da Máquina Concebe a organização sob o prima do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou consequências dentro de uma correlação determinística. Os modelos administrativos correspondem à divisão mecanicista do trabalho, em que a divisão do trabalho é a mola do sistema.

29 Abordagem incompleta da Administração
Preocupação apenas com a organização formal. Apesar de não ignorar os problemas humanos não conseguiu dar um tratamento sistemático à interação entre pessoas e grupos informais, nem aos conflitos intra-organizacionais e ao processo decisório.

30 Abordagem de Sistema Fechado
Apesar de todas as críticas: permite uma abordagem sistemática e ordenada; atende a execução de tarefas rotineiras através dos princípios gerais; disseca o trabalho gerencial em categorias compreensíveis e úteis; permitem uma abordagem simplificada; pode absorver novos elementos como fatores adicionais de sua filosofia.

31 Exercício: Após a aula e a sua leitura você já é capaz de entender a Teoria Clássica da Administração. Traduza o relatório de Alberto para uma linguagem mais clara e simplificada para que o seu chefe entenda e utilize seus princípios na empresa.


Carregar ppt "Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google