A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGO LINGUÍSTICO CONCEPÇÃO: COORDENADORA PEDAGÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGO LINGUÍSTICO CONCEPÇÃO: COORDENADORA PEDAGÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 JOGO LINGUÍSTICO CONCEPÇÃO: COORDENADORA PEDAGÓGICA
ARLETE ALVES CORRÊA E.M. SANTA TEREZINHA Equipe do Ensino Fundamental/SMED

2 JOGO LINGÜÍSTICO O Jogo Linguístico foi concebido pela pedagoga Arlete Alves Corrêa, no contexto de seu trabalho como coordenadora pedagógica do 1º ciclo em escolas da rede pública. Foi baseado em sua experiência de trabalho nas escolas e também em sua formação em linguística e alfabetização.

3 EMBASAMENTO TEÓRICO As propostas pedagógicas aqui apresentadas baseiam-se em na concepção do “princípio do contraste” (Daniel Alvarenga) Por meio do Jogo Linguístico, os alunos são estimulados a analisar, comparar e construir regras, consolidando assim os conhecimentos e aplicando-os em suas práticas de escrita. Durante o Jogo, a professora faz perguntas sobre a escrita para os alunos, conforme o conhecimento que cada grupo tem. Essas perguntas estimulam os alunos a refletir sobre conflitos que integram o aprendizado da leitura.

4 Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico
METODOLOGIA Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico Avaliação e replanejamento

5 Metodologia: planejamento do professor
1º) A professora deverá realizar com cada aluno atividade de escrita espontânea para diagnosticar o nível de escrita. Essa etapa é fundamental para a realização e o sucesso do Jogo! Para maior precisão do diagnóstico, é importante que seja solicitado ao aluno escrever palavras com sílabas canônicas e palavras com sílabas não-canônicas.

6 Metodologia: planejamento do professor
EXEMPLO de diagnóstico para os níveis de escrita - palavras canônicas

7 Metodologia: planejamento do professor
EXEMPLO de diagnóstico para os níveis de escrita - palavras não canônicas R final de sílaba RR LH R intermediário ÃO NH S final de sílaba QU N final de sílaba GU

8 Metodologia: planejamento do professor
2º) A partir do diagnóstico, dividir a turma em 3 equipes de acordo com os níveis de escrita. Cada equipe deve receber um nome (letra), conforme a seguinte organização: *O conhecimento é com relação à turma. Essa organização será importante para a realização da atividade. EQUIPE CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA A Menor* B Intermediário* C Maior*

9 Metodologia: planejamento do professor
Provavelmente, o número de alunos para cada equipe será diferente. Essa situação não afetará a realização do Jogo. EXEMPLOS de organização das equipes: EQUIPES NÍVEIS DE ESCRITA DOS ALUNOS A PRÉ-SILÁBICO B SILÁBICO C SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO EQUIPES NÍVEIS DE ESCRITA DOS ALUNOS A PRÉ-SILÁBICO E SILÁBICO SEM VALOR SONORO B SILÁBICO COM VALOR SONORO E SILÁBICO ALFABÉTICO C ALFABÉTICO

10 Metodologia: planejamento do professor
Não há regras rígidas para a organização da turma em equipes. O importante é constituir cada equipe com alunos cujo nível de escrita seja o mais próximo possível, favorecendo que o conflito gerado pela pergunta do Jogo seja um desafio para todos os alunos da equipe. Isso permitirá que os conflitos gerados pelo Jogo atuem na Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky) dos alunos.

11 Metodologia: planejamento do professor
3º) A professora deverá elaborar um roteiro com 4 questões a serem feitas para cada equipe. Exemplo: O planejamento prévio das perguntas é um fator muito importante para o sucesso do Jogo em sala de aula. EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS A (pré-silábico) Tem TÉ ou FÉ na palavra CAFÉ? Tem MA ou FA na palavra MATA? Tem BO ou CO na palavra COLA? Tem JU ou LU na palavra CAJU? (continuar o roteiro, elaborando as perguntas para equipe B e C.)

12 Metodologia: planejamento do professor
4º) Planejar um tempo na rotina diária e semanal para o Jogo. Após algumas aulas realizando o Jogo, os alunos adquirem autonomia e o Jogo ganha agilidade. O tempo médio de duração é de 20 minutos. Recomendações: realizar o Jogo no início da aula (entrada dos alunos), antes dos materiais serem tirados da mochila; realizar o Jogo 3 a 4 vezes por semana.

13 Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico
METODOLOGIA Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico Avaliação e replanejamento

14 Metodologia: realização do Jogo
Organizar a turma conforme os três grupos previamente definidos a partir do diagnóstico do nível de escrita de cada aluno. Para o Jogo, os alunos da mesma equipe devem estar próximos. Uma sugestão é que os alunos fiquem sentados nas cadeiras, em fileiras, em duplas (ou mesmo individualmente). EQUIPE A EQUIPE B EQUIPE C

15 Metodologia: realização do Jogo
Caso a professora prefira e conforme a disponibilidade de espaço na sala de aula e/ou na escola, o Jogo pode ser realizado com os alunos sentados no chão. EQUIPE A EQUIPE B EQUIPE C

16 Metodologia: realização do Jogo
Dividir o quadro negro em três colunas. Cada coluna recebe o nome de uma equipe: EQUIPE A EQUIPE B EQUIPE C

17 Metodologia: realização do Jogo
Assim que a turma e o quadro estiverem organizados, dar início ao jogo. De acordo com o planejamento previamente realizado, fazer as perguntas para os alunos. Inicia-se com a pergunta para a equipe A, ou seja, dirige-se à equipe dos alunos com menor conhecimento sobre a escrita ou vice-versa.

18 Metodologia: realização do Jogo
Após fazer a pergunta para a equipe, a professora registra por escrito no quadro as possibilidades de resposta. Ex.: Uma pergunta dirigida para a equipe A (pré-silábico): “Tem TÉ ou FÉ na palavra CAFÉ? EQUIPE A EQUIPE B EQUIPE C

19 Metodologia: realização do Jogo
Os alunos da equipe devem se reunir e trocar pontos de vista sobre a pergunta. Após essa troca, a equipe pronuncia sua resposta, por consenso ou opinião da maioria. O momento de interação na equipe é uma oportunidade para que a professora retome com a turma as regras necessárias para o bom andamento do Jogo! Em geral, alunos que exercem maior liderança na turma se destacam, ao passo que alunos com perfil mais quieto ou apático participam pouco. É importante que a professora faça intervenções garantindo que todos da equipe reflitam sobre a pergunta feita.

20 Metodologia: realização do Jogo
Depois que a equipe expõe sua resposta, a professora solicita a toda a turma que ajude a escrever a palavra. Os alunos soletram, enquanto a professora registra a palavra no quadro, no espaço apropriado. EQUIPE A EQUIPE B EQUIPE C C A F É No momento de registro da palavra no quadro, os alunos com maior conhecimento participam contribuindo com a escrita das palavras, o que se torna um aprendizado para os alunos que ainda não apresentam nível alfabético de escrita. É interessante que a professora aproveite a oportunidade e promova reflexões entre os alunos. Ex.: Quais letras formam o “CA” de Café? Quais outras palavras vocês conhecem que começam com “CA” ?

21 Metodologia: realização do Jogo
A resposta final da equipe é que determinará a pontuação, sendo 1 ponto para acerto e 0 para erro. Assim que a 1ª pergunta estiver respondida e corrigida, segue-se com uma pergunta para equipe B (alunos com conhecimento intermediário) e, por último, para a equipe C (aluno com maior conhecimento). Assim que as três equipes tiverem participado, a 1ª rodada é finalizada. É comum que os alunos da equipe B e, principalmente, C questionem com a professora que as perguntas para a equipe A e/ou B são mais “fáceis”. Interessante que a professora discuta com a turma sobre as diferentes formas e ritmos de aprendizado, no sentido de que cada aluno aprende de forma diferente e que cabe à professora explorar a diversidade da turma para que todos contribuam e aprendam.

22 Metodologia: realização do Jogo
Dar continuidade ao Jogo, realizando a 2ª rodada da mesma forma que a 1ª e assim sucessivamente, até completar a 4ª rodada. Ao final do Jogo, terão sido realizadas 12 perguntas ao todo, sendo 4 perguntas para cada equipe. Obs.:nas turmas de 6 anos realizar apenas 3 rodadas de perguntas para cada equipe evitando que os se cansem.

23 Metodologia: realização do Jogo
Vence a equipe que obtiver o maior número de pontos ao final do Jogo. Terminado o Jogo, 12 palavras estarão registradas no quadro. Os alunos fazem a leitura e a cópia de todas as palavras.

24 Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico
METODOLOGIA Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico Avaliação e replanejamento

25 Metodologia: avaliação e replanejamento
Durante a realização do Jogo é importante que a professora faça intervenções com a turma, no sentido de garantir que as regras sejam cumpridas, garantindo o sucesso da atividade: aprendizado do aluno. Veja dicas de oportunidades de intervenções nos balões destes slides!

26 Metodologia: avaliação e replanejamento
Nas primeiras vezes em que o Jogo é realizado, as intervenções são mais frequentes. Com a constância da atividade na rotina de trabalho, os alunos se habituam com as regras. Por se tratar de uma atividade lúdica, as crianças gostam de participar e cooperam com o trabalho, favorecendo o aprendizado.

27 Metodologia: avaliação e replanejamento
Após o Jogo, a professora deve refletir sobre o desenvolvimento da atividade, o que pode redirecionar o planejamento do Jogo nas próximas vezes em que for realizado: A pergunta dirigida à equipe ofereceu desafio a todos os alunos? Caso negativo, o aluno pode passar a integrar uma equipe mais desafiadora (com maior conhecimento sobre a escrita); As perguntas foram adequadas para cada equipe? Caso negativo, a professora deve ficar atenta ao elaborar as perguntas para o próximo Jogo. Todas as equipes estão tendo oportunidade de vencer o Jogo? Caso negativo, a professora deve reorientar as perguntas que vêm fazendo para as equipes, no sentido de possibilitar que todas vençam (não fazer sempre perguntas muito difíceis para a mesma equipe).

28 Metodologia: avaliação e replanejamento
Mensalmente, a professora deve reavaliar o nível de escrita dos alunos, monitorando a evolução e reorganizando as equipes e as perguntas a serem feitas.

29 Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico
ANEXO Planejamento do professor Realização do Jogo Linguístico Avaliação e replanejamento

30 ANEXO A elaboração adequada das perguntas a serem feitas a cada grupo é a ESSÊNCIA do Jogo Linguístico! COMPREENDER O QUE CADA ALUNO JÁ SABE SOBRE A LEITURA E A ESCRITA O QUE SABE UM ALUNO COM PLENO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA QUAIS CAMINHOS O ALUNO PODE PERCORRER PARA INCORPORAR NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA POSSIBILITA ELABORARMOS QUESTINAMENTOS QUE FAVOREÇAM O APRENDIZADO DOS ALUNOS

31 ANEXO COMPREENDER NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL ESTE É O ESPAÇO NO QUAL ATUA O JOGO LINGUÍSTICO!!! Vygotsky

32 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
NÍVEL DA ESCRITA: pré-silábico (menos evoluído) NÍVEL DE ABORDAGEM DAS PERGUNTAS: correspondência entre a fala e a escrita no nível da sílaba EXEMPLO: Nesta fase deve-se iniciar o trabalho com as sílabas iniciais, depois as finais e por último as mediais. EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS A (pré-silábico menos evoluído) Tem o som BA ou MA na palavra MALA? Tem o som TI ou FI na palavra CANTIGA? Tem o som LO ou RO na palavra RODA? Tem o som SA ou VA na palavra LAVA?

33 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
Conteúdos para trabalhar com o nível da escrita: pré-silábico (menos evoluído) P, B, F, V, T, D, R, L, M, N, X e Z (acompanhadas de vogais) S, C, J, e G – com A, O e U Obs.: Só palavras canônicas ou regidas por regras contextuais.

34 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
NÍVEL DA ESCRITA: pré-silábico evoluído e silábico NÍVEL DE ABORDAGEM DAS PERGUNTAS: correspondência entre a fala e a escrita no nível da sílaba EXEMPLO: EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS A ou B (pré-silábico e silábico sem valor sonoro) Tem FA ou VA na palavra FADA? Tem TI ou DI na palavra MEDIDA? Tem GA ou JA na palavra JANELA? Tem MI ou NI na palavra COMIDA?

35 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
Conteúdos para trabalhar com o nível da escrita: pré-silábico e silábico sem valor sonoro F/V T/D P/B R X/Z M/N C/G C/S G/J Obs.: Nesta fase trabalha-se com as consoantes surdas e sonoras, consoantes nasais e outras. consoantes acompanhas das vogais consoantes acompanhas de A, O e U

36 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
NÍVEL DA ESCRITA: silábico-alfabético e alfabético menos evoluído NÍVEL DE ABORDAGEM DAS PERGUNTAS: letra 1º EXEMPLO: EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS B (silábico com valor sonoro e silábico alfabético ) Tem a letra B ou P na palavra CAPELA? Tem a letra C ou G na palavra LAGOA? Tem a letra H ou G na palavra GAROTA? Tem a letra N ou M na palavra CAMISA?

37 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
2º EXEMPLO - perguntas para os alunos perceberem as marcas da nasalidade (“N” no final da sílaba), do “R” no final de sílaba, do “S” no final de sílaba e do “NH” e “LH”: Obs.: primeiras regularidades a serem trabalhadas EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS B ou C (silábico-alfabético e alfabético ) Tem ou não tem “R” na palavra CARTA? Tem ou não tem “N” na palavra PONTE? Tem ou não tem “S” na palavra PASTA? Tem ou não tem “LH” ou “NH” na palavra TELHADO? Ou na palavra CAMINHO?

38 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
Conteúdos para trabalhar com o nível da escrita: silábico-alfabético e alfabético menos evoluído B, C, D, F, G, J, L, M, N, P, R, S, T, V, X, Z; Dígrafos LH e NH; “R” no final de sílaba; “S” no final de sílaba; “N” no final de sílaba; Obs.: C,G,J seguidas das vogais A,O,U

39 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
NÍVEL DA ESCRITA: alfabético ortográfico nas palavras canônicas e nas regularidades citadas no slide anterior NÍVEL DE ABORDAGEM DAS PERGUNTAS: letra

40 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
EXEMPLOS: EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS C (alfabético ortográfico) Tem um “R” ou dois “RR”na palavra BARRO? Tem um “R” ou dois “RR”na palavra PORTA Tem um “QU” ou “GU” na palavra FOGUETE? Ou na palavra QUILO? Tem um “GU” ou “GI” na palavra GUITARRA? EQUIPE/ NÍVEL PERGUNTAS C (alfabético ortográfico) Tem um “M” ou “N” na palavra CAMPO? C (alfabético ortográfico) Tem um “M” ou “N” na palavra JARDIM? Tem um “S” ou dois “SS” na palavra PÁSSARO? Tem um “S” ou dois “SS” na palavra ROSA?

41 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
Conteúdos para trabalhar com o nível da escrita: alfabético ortográfico Sons do “R”; Dígrafos “QUA”, “QUE”, “QUI”, “GUA”, “GUE”, “GUI”; Sílaba “GE” em contraste com “GUE”; Sílaba “GI” em contraste com “GUI”; Nasalidade; “S” e “SS” entre vogais.

42 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
Para realizar o Jogo, a professora deve elaborar 4 perguntas para cada uma das 3 equipes da sua turma. Ao final do planejamento, a professora terá um roteiro para realização do Jogo.

43 ANEXO: Orientações para elaborar as perguntas do Jogo
EXEMPLO de roteiro:

44 Considerações finais O Jogo Linguístico é uma sugestão de estratégia de ensino que ajuda a desenvolver um dos importantes componentes no processo ensino-aprendizagem da alfabetização: a apropriação do sistema de escrita. EIXOS para apropriação da língua escrita Compreensão e valorização da cultura escrita Apropriação do sistema de escrita Leitura Produção de textos escritos Compreensão e produção de textos orais Conhecimentos linguísticos O Jogo Linguístico atua neste eixo.

45 Considerações finais Na rotina semanal nas turmas de alfabetização o Jogo Linguístico atua como uma atividade voltada para a análise de palavras e a consciência fonológica. O Jogo Linguístico atua neste momento da rotina diária.


Carregar ppt "JOGO LINGUÍSTICO CONCEPÇÃO: COORDENADORA PEDAGÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google