A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS"— Transcrição da apresentação:

1 PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

2 ATENAS Quando Atena e Poseidon disputavam o padroado de uma cidade importante, estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente ao povo da cidade venceria. Poseidon criou o cavalo, de grande utilidade, Atena deu uma oliveira que produzia alimentos, óleo e madeira. Atena consagrou-se vencedora e a cidade recebeu o nome de a Atenas.

3

4 Atenas foi a principal cidade-estado (pólis) durante a era Dourada de Atenas, ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente. A cidade de Atenas e a democracia grega estão diretamente vinculadas. Foi na cidade em questão que se iniciou essa forma de regime político, na qual a cidade-estado deveu sua grandeza.

5 PÉRICLES Péricles foi um estratego e político grego, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Hoje é o homem que simboliza a democracia e a grandeza de Atenas e ficou conhecido como o “Pai da Democracia”.

6

7 O GOVERNO DE PÉRICLES “A ERA DOURADA DE ATENAS”
Ao assumir o governo por volta do século V a.C., iniciou a chamada “A Era Dourada de Atenas”. Péricles desenvolveu inúmeras reformas nos setores culturais, comerciais, econômicas, políticas, militares. O seu mando trouxe qualidade de vida e riqueza para a cidade, nisso a cidade em questão chegou ao ápice de esplendor.

8 AS CONSTRUÇÕES DE PÉRICLES
Grande parte das construções de Atenas foram construídas durante a liderança de Péricles, a já citada como “A Era dourada de Atenas” ( a.C.). As construções foram edificadas com a ajuda do renomado escultor grego Fídias, e mais dois famosos arquitetos da época, Ictinus e Calicrates. Entre inúmeras obras, as de destaques são: Acrópole de Atenas, Partenon, Propileu, Templo de Athena Niké e o Erecteion.

9 ACRÓPOLE DE ATENAS Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia, foi construida por volta de 450 a.C., sob a administração de Péricles. É uma colina rochosa com 150 metros de altura do nível do mar, e abriga umas das principais edificações do mundo antigo como o Partenon, o Erecteion, o Templo de Athena Niké. As acrópoles da Grécia eram “cidades altas”, construídas no ponto mais elevado das cidades, elas serviam originalmente como proteção contra invasores e quase sempre eram cercadas por muralhas.

10

11

12

13 PARTENON O Partenon foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. O termo Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos, abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em ouro e marfim por Fídias.

14

15

16

17

18 PROPILEU É a porta monumental que serve como entrada para a Acrópole de Atenas.

19

20 TEMPLO DE ATHENA NIKÉ Era um templo dedicado à deusa Atena, localizado na Acrópole de Atenas. Niké significava “vitória” em grego antigo, e se refere a um dos epítetos dados à deusa na cidade. Lá os cidadãos atenienses adoravam a deusa, com a esperança de que ela ajudasse os atenienses na guerra contra a cidade- estado Esparta. Atena Niké era a deusa da vitória, para o templo foi construída uma estátua sem asas, para que a ela não pudesse sair da cidade.

21

22

23

24 ERECTEION É um templo grego dedicado a Atena, Poseidon e Erecteu (mítico rei ateniense) que se localiza na Acrópole de Atenas. Foi Construído entre 421 e 40. a.C. por Mnesicles. Lá se encontravam uma fonte de água salgada e oliveira, tidas como dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade. Possui duas celas individuais, e três pórticos, o pórtico Norte distingue-se pela altura das colunas e delicadeza dos capitéis, o pórtico Sul possui seis cariátides fazendo às vezes de colunas.

25

26


Carregar ppt "PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google