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ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)

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Apresentação em tema: "ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)"— Transcrição da apresentação:

1 ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)

2 Teste individual de fácil aplicação
Busca estimar a capacidade de raciocínio Crianças de 3 anos e 6 meses e 9 anos e 11 meses Duração: 15 a 20 minutos

3 Objetivo: Seleção adequada de materiais curriculares;
Crianças com paralisia cerebral, lesão cerebral, retardo mental, deficiente visual, dificuldade na fala ou perda de audição; Resposta motora mínima; Pode ser aplicado em crianças estrangeiras ou quando as habilidades da linguagem não são reforçadas, adequando-as ao nível escolar certo;

4 Se a criança apresentar severa privação cultural, tem que ser levado em consideração na correção do teste; Não mede a capacidade inata da criança; Desempenho da criança = resultados de muitos fatores complexos que afetam o desenvolvimento da sua capacidade de lidar com os tipos de material do teste; Mede a capacidade de raciocínio geral; Capacidade para discernir as relações entre vários tipos de símbolos; Desempenho está relacionado com as experiências.

5 Qualificações para Aplicação:
Não é necessário nenhum treinamento especializado; Apenas uma triagem rápida anterior a uma avaliação diagnóstica mais detalhada; Apresentar de uma maneira amigável e positiva; Conteúdo interessante e desafiador.

6 Perspectiva Histórica:
1ª Edição: 1954; 2ª Edição: 1959; Crianças com deficiências e normais; Classificação pictórica – imagens (melhor maneira) Fornecia QIs que eram baseados em idades mentais derivados da relação entre os escores e o CMMS e as idades mentais da escala de inteligência de Stanford-Binet; 3ª Edição: 1968

7 3ª Edição – Características Marcantes:
8 níveis = propicia o uso mais eficiente em tempo de testagem tanto para o examinador quanto para a criança; Níveis fáceis e difíceis foram eliminados para ganhar tempo; RPI = Resultado Padrão de Idade – escore padrão dentro de um grupo de idade que indica desvio do escore médio para crianças de uma idade cronológica específica;

8 IM = Índice de Maturidade – outro tipo de escore que designa o grupo etário de padronização mais semelhante ao da criança em termos de desempenho no teste; Folha de Resposta – espaço para anotação de dados biográficos da criança, escores brutos/derivados, espaço para anotações úteis para interpretação dos escores.

9 Aplicação do CMMS: Ambiente adequado e sem interrupções;
Apresentar exemplos; Permitir responder perguntas relativas às instruções ou às respostas nos níveis de exemplo; Nunca responder perguntas sobre o item específico do teste ou dizer a resposta; Idade Cronológica da criança = Data do Teste – Data do Nascimento da criança; Olhar na “Tabela de Nível” o nível correspondente à idade cronológica; Separar os cartões que serão utilizados.

10 Significado dos Escores Bruto e Derivado:
Escores brutos – fornecem pouco informação sobre o nível ou qualidade do desempenho de uma criança; Escores derivados – baseados nos desempenhos de crianças de uma idade cronológica específica; Em termos estatísticos o RPI é um escore que varia de 50 a 150, com média de 100 e desvio padrão de 16 unidades para cada grupo de idade cronológica; O RPI pode ter interpretação mais concreta ao ser convertido em um percentil e em um estanino.

11 Percentis para o RPI: Indica cada classificação de determinada criança; Indica o número de crianças num grupo típico de 100 com resultado igual ou inferior a um dado RPI; Variam de 1 a 99, com 50 representando desempenho médio para cada grupo etário do CMMS; Fáceis de interpretar e de usar e são uma maneira conveniente de expressar o desempenho em um teste.

12 Estaninos para RPI: São escores padrão de 1 dígito variando de 1 a 9 com valor médio de 5 para cada grupo etário; Representam graduações igualmente espaçadas ao longo da escala de capacidade, evitando uma das dificuldades encontradas no uso dos percentis; Requer menos explicações detalhadas em relação ao RPI e percentis.

13 Índice de Maturidade (IM):
Não são escores no sentido estrito do termo; São indicadores com um número e uma letra que mostram em qual dos 13 grupos de padronização do CMMS o desempenho da criança mais se assemelha.


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