A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni"— Transcrição da apresentação:

1 Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
Metrologia Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni

2 O que é metrologia? É um conjunto de conhecimentos científico e tecnológicos abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. A metrologia é uma ferramenta imprescindível para: avaliar conformidade de produtos e processos; assegurar relações comerciais justas; promover a cidadania; assegurar reconhecimento nacional e internacional.

3 Quem controla e regulamenta?
INMETRO - Metrologia Legal e Metrologia Industrial Institutos de Pesos e Medidas-IPEM´s - PR - SP - RJ – MG Legislação Metrológica - Base de Dados do INMETRO Sites de Interesse Nacionais e Internacionais Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM

4

5 Metrologia Industrial
É o emprego da Metrologia no chão-de-fábrica e laboratorial, visando controlar as especificações técnicas e/ou o processo de fabricação de um produto, constituindo-se em uma tecnologia fundamental para a Garantia da Qualidade.

6 A importância da metrologia
A Metrologia Industrial tem um papel fundamental no intercâmbio comercial e tecnológico do Brasil com outros países, pois harmoniza a utilização de padrões de medição brasileiros com aqueles utilizados no exterior. A adoção destes padrões é essencial para aumentar a competitividade do produto brasileiro, nos mercados nacional e internacional, e com isto, superar as barreiras técnicas impostas aos produtos para exportação.

7 Onde se encontra?

8

9 O que é calibração? Conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição, valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

10 Instrumento de Medição
Dispositivo utilizado para uma medição, sozinho ou em conjunto, com dispositivo(s) complementar(es). O conjunto completo de instrumentos de Medição e outros equipamentos acoplados para executar uma medição específica é denominado Sistema de Medição. Alguns Tipos de Instrumento de Medição: Mostrador; Indicador; Registrador;

11 Mostrador Instrumento de Medição que apresenta uma indicação. Exemplo:
voltímetro analógico; freqüencímetro digital; micrômetro.

12 Indicador a indicação pode ser análogica (contínua ou descontínua) ou digital; valores de mais de uma grandeza podem ser apresentados simultaneamente; um instrumento de medição indicador pode, também, fornecer um registro.

13 Registrador Instrumento de Medição que fornece um registro da indicação. Exemplo: sismógrafo; tacógrafo. Observações: o registro (indicação) pode ser analógico (linha contínua ou descontínua) ou digital; valores de mais de uma grandeza podem ser registrados (apresentados) simultaneamente; um instrumento registrador pode, também, apresentar uma indicação.

14 Sistema de Medição Conjunto completo de instrumentos de medição e outros equipamentos acoplados para executar uma medição específica.

15

16 Medida Materializada Dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente, durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de uma dada grandeza. Exemplos: Massas Padrão para calibração ou verificação de Balanças; Resistores Padrão para calibração de Multimetros; Placa Padrão de dureza para calibração de durômetros; Padrão de Comprimento para calibração de paquímetros.

17 Medidas Materializadas

18 Processo de Calibração
O processo de calibração envolve geralmente as seguintes etapas: Determinação do Sistema de Medição Padrão; Determinação do Número de Pontos de Medição; Determinação do Número de Ciclos de Medição; Determinação da Seqüência da Medição; Levantamento e Registro de Dados; Processamento de Dados e Documentação de Resultados.

19

20 Medição Conjunto de operações manuais ou automatizadas que visa determinar um valor de uma grandeza, ou seja, são procedimentos experimentais pelo qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado. Mensurando - Objeto da medição. Grandeza específica submetida à medição.

21

22 Por que Medir? Do ponto de vista técnico, a medição é empregada para:
Monitorar/acompanhar a produção; Controlar ou investigar um processo; Garantir a qualidade de produtos e processos de fabricação; Garantir o atendimento às exigências da Metrologia Legal ou Industrial; Evitar a aprovação de produtos ruins ou reprovação de produtos bons (redução de custos).

23 Sistema Internacional de Medidas - SI
É um sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Está principalmente relacionada ao intercâmbio internacional, facilitando a exportação e importação de produtos e informações Técnicas/Científicas, tão comuns na era da globalização. A adoção do SI no Brasil é uma obrigatoriedade legal, desde 1960, quando foi adotado o nome SI na 11ª CGPM.

24


Carregar ppt "Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google