A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos
MBA em Gestão de RH Profª Luciana Soares –

2 1ª aula As Teorias Éticas

3 Ética A palavra Ética, termo proveniente do vocábulo grego ETHOS, significa costume, maneira habitual de agir, índole. Ela é a “parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos... A ética assume um caráter de ciência prática, pois “não se detém no conhecimento da verdade de si, mas em sua aplicação na conduta livre do homem... (ARRUDA;WHITAKER,RAMOS, 2001, pags.42 e 43)

4 Ética Empresarial As decisões empresariais não são irrelevantes ou isentas de conseqüências: carregam um enorme poder pelos efeitos que provocam. Em termos práticos, afetam os stakeholders, isto é, uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização. Vejamos alguns...

5 Stakeholders FORNECEDORES CLIENTES EMPREGADOS COMUNIDADE EMPRESA
GOVERNO CLIENTES COMUNIDADE CONCORRENTES EMPRESA ILUSTRAMOS AQUI OS JÁ CONHECIDOS DIVERSOS RELACIONAMENTOS MANTIDOS POR UMA EMPRESA. PARA PRATICAR A ÉTICA ELA PRECISARÁ FAZÊ-LO EM TODOS ELES. A SEGUIR CONVIDO-OS A MEDITAR SOBRE OS PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS APLICÁVEIS A CADA UM DESSES RELACIONAMENTOS.

6 Ética Empresarial Cases: Se houver amanhã - Sidney Sheldon
Ser ético, ser herói – Casa da Rússia Da ficção para a realidade

7 Ética do Gestor de R.H. O desafio do Gestor de Recursos Humanos nas organizações é desenvolver políticas de gestão de tenham foco no desenvolvimento humano como pessoa, profissional e cidadão. Tem caráter estratégico, visão sistêmica, considerando, todas as relações que a empresa estabelece com a sociedade, consumidores, fornecedores, governo e acionistas.

8 Ética do Gestor de R.H. O Gestor de Recursos Humanos deve trabalhar o propósito da organização, com ao qual seus integrantes possam se identificar, compartilhar um sentimento de orgulho e comprometimento. Construindo valores essenciais, incentivado-os a iniciativa individual consciente, isto é, contribuir de modo a agregar.

9 Roberto Justus – O Sócio
Ética do Gestor de R.H. Suborno – 2º e 4º vídeos Roberto Justus – O Sócio Vídeo

10 Ética e Moral Algumas diferenças: ● Ética é princípio;
Moral são aspectos de condutas específicas; ● Ética é permanente; Moral é temporal; ● Ética é universal; Moral é cultural; ● Ética é regra; Moral é conduta de regra; ● Ética é teoria; Moral é prática.

11 Alguns exemplos: Código de Ética
É um instrumento regulador da profissão que inicia o ideal da moral traçada na sociedade e os diversos campos da conduta humana, ou seja, critérios, regras, leis e normas que orientam os profissionais de cada categoria. Alguns exemplos: DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Preservar em sua conduta a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo caráter de essencialidade e de indispensabilidade.

12 Código de Ética DO PERFIL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS
Ter interesse por pessoas e pelas condições de vida no trabalho. DOS DEVERES - Estar comprometido com políticas de Recursos Humanos voltadas para justiça, transparência iguais de trabalho a todos aqueles que integram a companhia.

13 Código de Ética DAS RELAÇÕES COM A EMPRESA E ENTRE OS PROFISSIONAIS
ou outros instrumentos relativos ao exercício profissional. - Não ser conivente com erros, faltas éticas, crimes ou contravenções penais praticadas por outras na prestação de serviços profissionais.

14 Código de Ética DOS DIREITOS
- Exercer a profissão independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza, inclusive administrativas. DO SIGILO PROFISSIONAL - O Gestor de Recursos Humanos deve manter sigilo do processo de recrutamento e seleção pois o candidato sendo estimulado nos fala muita coisa que é de sua intimidade e não vai influenciar na atividade a ser desenvolvida na organização.

15 Código de Ética DAS PROIBIÇÕES
- Não permitir nos processos ou em quaisquer outros fatores relativos ao desempenho profissional, qualquer forma de discriminação relativa 'a raça, gênero, orientação sexual, cor, religião, idade, origem étnica, incapacidade física ou mental e/ou qualquer outra classificação protegida por leis federais, estaduais ou municipais. - Não admitir que os colaboradores obtenham qualquer benefício pessoal decorrente do privilégio de informações ou vantagem obtida em situação de trabalho.

16 Nosso Código de Ética Vamos montar mais 02 itens de cada tema que
complementam o perfil do Gestor.

17 Sucesso a qualquer preço Baseado numa experiência real.
Ética Empresarial Sucesso a qualquer preço Num escritório imobiliário de Chigago, são oferecidos prêmios para aqueles que se destacarem nas vendas: 1º prêmio, um Cadillac; 2º prêmio, um jogo de facas e 3º prêmio, demissão. Baseado numa experiência real. Vídeo

18 Tomada de Decisão Vejamos um exemplo:
Como sou empregado, TENHO DE VESTIR a camisa da empresa. Sou empregado, É IMPORTANTE me empenhar com seriedade para não atrapalhar o serviço dos outros, comprometer os resultados a serem alcançados e pôr em risco minha promoção, sem pensar minha própria demissão.

19 A ética é uma prisão sem grades?
Escolhas Pessoais A ética é uma prisão sem grades?

20 Até a próxima aula


Carregar ppt "Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google