A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)"— Transcrição da apresentação:

1 A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)
Max Weber - Sumário Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social: 1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; 2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; 3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; 4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários. Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais. Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

2 2- Conceitos Básicos da Sociologia Econômica de Weber
Inicialmente o autor cita que o objetivo geral de Economia e sociedade é mostrar de que maneira a sociologia, com sua perspectiva particular entre as ciências sociais, pode ser usada para analisar fenômenos socioeconômicos e com isso introduzir uma dimensão social numa análise voltada para os interesses. Economia e sociedade não começa com uma discussão da sociologia econômica, pois para Weber não era possível desenvolver a abordagem sociológica na economia sem primeiro apresentar sua abordagem sociológica propriamente dita. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

3 2.1 - A relação entre a teoria econômica e a sociologia em geral
Em sua sociologia, Weber procura combinar uma análise centrada nos interesses com outra que leve em conta o comportamento social. A seu ver, a teoria econômica analisa situações em que o agente é movido principalmente pelos interesses materiais e tem a utilidade como objetivo, mas não leva em conta o comportamento de outros atores (ação econômica). A sociologia considera tanto a ação movida pelos interesses ideais quanto pelos interesses materiais que também é orientada pelo comportamento dos outros (ação social). A sociologia econômica enfoca a ação social econômica – isto é, a ação movida principalmente pelos interesses materiais, que é voltada para a utilidade e leva outros agentes em conta. A ação social e a ação social econômica também podem ser movidas pelo hábito (ou tradição) e pelas emoções, combinadas com os interesses. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

4 2.1 - A relação entre a teoria econômica e a sociologia em geral
O que a teoria econômica e a sociologia têm em comum no sistema weberiano é o fato de que ambas estudam a ação econômica racional e que ambas usam a racionalidade como instrumento de análise. Em outras palavras, a teoria econômica e a sociologia compartilham um profundo interesse pela racionalidade, segundo Weber, exatamente porque ambas usam “tipos ideais” e se baseiam no individualismo metodológico A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

5 2.2 - A relação entre a sociologia econômica e a teoria econômica
A sociologia econômica abrange uma área muito maior do que a teoria econômica, mas elas têm um tema em comum: a ação econômica que é social e racional e com objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, a teoria econômica estuda a ação racional com objetivos exclusivamente econômicos e que não é social. O exemplo mais importante de ação econômica irracional é o comportamento econômico tradicional. O termo usado por Weber para designar a ação econômica que não tem objetivos exclusivamente econômicos é “ação economicamente orientada”. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

6 2.3 – Os diferentes tipos de ação econômica
Como Aristóteles e Marx, Weber faz uma distinção entre as ações econômicas orientadas pela satisfação de necessidades (economia doméstica) e aquelas que são orientadas pela obtenção de lucros. A riqueza e a renda são as duas categorias básicas da economia doméstica, como o capital e o lucro são da geração de lucros. Segundo Weber, a economia doméstica e a geração de lucros podem ser tanto tradicionais quanto racionais. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)

7 2.3 – Os diferentes tipos de ação econômica
A “ação (social) econômica” e a “ação (social) economicamente orientada” são dois conceitos importantes na sociologia econômica de Weber. Na ação econômica, a violência não é usada e a orientação é primariamente para finalidades econômicas. Na ação economicamente orientada, ou o objetivo é econômico, mas a violência é usada, ou o objetivo não é econômico, mas considerações econômicas são levadas em conta. A sociologia econômica estuda a ação econômica, bem como a ação economicamente orientada; a teoria econômica estuda somente o primeiro tipo de ação. A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio) 7 7

8 2.4 – O papel da racionalidade na
vida econômica Uma das tarefas da sociologia econômica é estudar a evolução do comportamento econômico racional para a “racionalidade econômica” como parte de um movimento histórico mais amplo. Dois aspectos em particular do uso que Weber faz da racionalidade separam a sociologia econômica da economia contemporânea. Primeiro, o fato de ver o comportamento racional como algo que evoluiu historicamente, ou seja, o comportamento racional é uma variável, não um pressuposto. O segundo aspecto que diferencia a concepção de racionalidade de Weber daquela dos economistas contemporâneos está relacionado com sua distinção entre “racionalidade formal” e “racionalidade substantiva”. A idéia chave é a de que a racionalidade formal gira em torno do cálculo, ao passo que a racionalidade substantiva está relacionada com valores absolutos.

9 2.5 – A estrutura social de algumas instituições econômicas.
A figura mostra como Weber constrói seu conceito de organização econômica com base na ação econômica (social). As organizações econômicas, como todas as outras, consistem em relações sociais fechadas que são impostas por uma equipe administrativa. Embora uma organização econômica se baseie primariamente na ação econômica, nos outros três tipos de organização o elemento econômico é uma mistura de ação econômica com o que Weber chama de ação economicamente orientada.

10 2.5 – A estrutura social de algumas instituições econômicas.
O âmago da análise de Weber sobre o mercado consiste na idéia de que sua essência é um tipo de ação econômica – a troca – que é simultaneamente orientada em duas direções diferentes: na direção do parceiro de troca (“luta pelo preço”) e na direção dos concorrentes (“luta entre os concorrentes”). O dinamismo pode ser introduzido ao modelo básico de Weber por meio da idéia de que as relações sociais do mercado podem ser abertas ou fechadas.

11 2.6 – Macroestruturas, inclusive diferentes tipos de capitalismo
Weber não define o capitalismo em geral, mas fala das seis “principais formas de organização capitalista dedicadas à geração de lucro”. A essas seis formas são depois atribuídas as categorias de capitalismo racional, capitalismo político e o que pode ser chamado de capitalismo comercial tradicional. Os diferentes tipos de capitalismo coexistiram e continuam coexistindo, por exemplo, no capitalismo moderno, que é predominantemente racional. a) Compra e venda contínuas em mercados livres; produção contínua de mercadorias em empresas capitalistas. b) Especulação com mercadorias ou títulos padronizados; operações financeiras contínuas de organizações políticas; financiamento promocional de novas empresas por meio da venda de títulos; financiamento especulativo de novas empresas e outras organizações econômicas para obter poder ou regulamentação lucrativa do mercado. c) O lucro predatório pode vir, por exemplo, do financiamento de guerras, revoluções e líderes partidários. d) Ação comercial contínua graças à força ou dominação, por exemplo, tributação, arrendamentos, concessão para cobrança de tributos, lucros coloniais (plantações, comércio monopolista e compulsório). e) Não existe nenhuma outra informação sobre esse tipo de capitalismo. f) Comércio e especulação com moedas, extensão do crédito profissional, criação de meios de pagamento, controle das funções de pagamento.

12 2.6 – Macroestruturas, inclusive diferentes tipos de capitalismo
Os dois princípios mais importantes da economia humana são a economia doméstica e a de geração de lucros, segundo Weber, e servem de base para tipos muito diferentes de sistemas econômicos num nível macro. Na economia tradicional orientada por rendas, a busca de renda pelas camadas governantes é o foco do sistema econômico; na economia moderna de geração de lucros, a busca de lucros é o foco. As economias concretas em geral têm ambos os elementos, renda e lucro. A economia tradicional tende a ser repressiva e estática; esse tipo de economia era comum no passado e pode retornar no futuro. A economia da geração de lucros é historicamente jovem, é dinâmica e tem o potencial de exercer uma dominação legal (que inclui a democracia), porque pressupõe uma separação estrutural entre o poder político e o poder econômico..


Carregar ppt "A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google