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Comportamento Organizacional.

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional.
Professor Douglas Pereira da Silva DPS Comp. A1 2014

2 Uma Visão geral do Caminho a Ser Trilhado.
O Hexagrama-Síntese foi a forma encontrada com para você identificar e guardar as contribuições de educadores que o auxiliarão no correr do caminho. Este hexagrama é o orientador das influências educacionais básicas sobre esta obra. 9 DPS Comp. A1 2014

3 Hexagrama Comportamento Organizacional e Comunicação. 9
Educação e Conhecimento Útil Alfred North Whitehead Inteligências Multíplas Howard Gardner Maiêutica Sócrates Educação Crítica Paulo Freire Inteligência Emocional Daniel Goleman Aprendizagem Organizacional Peter Senge DPS Comp. A1 2014

4 Ponto de Partida - Visão Sistêmica
10 1 Contexto Variáveis Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais, Ecológicas e Éticas. 6 Ponto de Partida – Visão Sistêmica. Indivíduo Grupo Organização Resultados C O M U N I A ÇÃ C O M U N I A Ç Ã Organização, Eficiente, Eficaz e Efetiva Indivíduo, Feliz/Atualizado DPS Comp. A1 2014

5 A Educação e a Utilização do Conhecimento
12 “ Só existe uma única disciplina para a educação e esta é a vida em todas as suas manifestações.” todas as disciplinas que vemos em um currículo universitário – não importa o curso, seja ele Administração, Direito, Medicina, Sociologia. Etc.- só têm uma finalidade: contribuir para que, pelos novos conhecimentos, possamos ter uma vida crescentemente melhor. “As idéias teóricas devem sempre encontrar importantes aplicações nos currículos dos alunos.” DPS Comp. A1 2014

6 12/13 O ato de buscar a verdade implica sistematicamente duvidar das idéias que estão em voga – e desconfiar, não pelo simples prazer de desconfiar, mas seriamente. Niels Jerne, cientista de origem dinamarquesa, nascido na Inglaterra e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, em 1984, afirmava que: “ existem muitas idéias que estão estabelecidas há muito tempo e ninguém se dá conta disso. É preciso pensar de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados.” Assim, todas as teorias e afirmações que nós próprios apresentemos, ainda que fundamentadas nas Ciências Comportamentais em seu atual estágio desenvolvimento, devem ser interpretadas com certa suspeição, discutidas em profundidade e não objeto de uma simples aceitação acrítica. DPS Comp. A1 2014

7 Inteligências Múltiplas.
13 A teoria das inteligências múltiplas, de Gardner, baseia-se em três proposições básicas, aparentemente óbvias. A primeira reza que “as pessoas não são iguais”. Elas não possuem os mesmos tipos de mentes. Portanto, elas são necessariamente diferentes. A segunda é uma decorrência da anterior: um processo educacional funciona com a maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas. A terceira diz que, no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência. DPS Comp. A1 2014

8 Conceito de inteligência:
13 Conceito de inteligência: A habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. A partir daí Gardner estabelece um certo número de critérios que o auxiliam a estabelecer um conjunto de inteligências, sete, na fase inicial de seu estudo, que são: A) Lingüística. B) Lógico-matemática. C) Musical. D) Corporal-cinestésica. E) Espacial. F) Interpessoal. G) Intrapessoal. DPS Comp. A1 2014

9 Continuação Aula 01 Figura 1.2
14 Interpessoal Conselheiro Político Vendedor Musical Músico Compositor Disc-Jóquei Espacial Navegador Escultor Arquiteto Inteligências Múltiplas Lingüística Jornalista Professor Advogado Corporal/ Cinestésica Bombeiro Atleta Ator Lógico/Matemática Engenheiro Programador contador Intrapessoal Pesquisador Romancista Entrepreneur DPS Comp. A1 2014

10 14 Ao incluir essa série de capacidades, Gardner desafiou a crença largamente difundida de uma inteligência unidimensional, sinônima unicamente daquilo que era medido pelos testes de QI. Em suma, se nós aceitarmos que as pessoas possuem inteligências diferenciadas e, portanto, adquirem e representam o conhecimento de formas variadas, a pergunta que se torna crítica é: O que pode ser feito para que tais diferenças possam se tornar centrais ao processo de ensino e aprendizagem? DPS Comp. A1 2014

11 Pedagogia Revolucionária
14 O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência crítica. Ele rejeita os métodos tradicionais de educação, porque, de seu ponto de vista, não passam de processos de domesticação, capazes de transformar indivíduos potencialmente brilhantes em monótonos burocratas. Para Freire, toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais. DPS Comp. A1 2014

12 Educação Bancária versus Educação Problematizante.
Comparação entre os dois processos de aprendizagem apresentados por Freire: Educação “bancária” Educação problematizante Resiste ao diálogo. Considera o diálogo indispensável ao ato de cognição. O homem é o objeto que recebe assistência. O homem é o sujeito, um ser racional crítico. Inibe a criatividade e domestica. Baseia-se na criatividade. Estimula o raciocínio real e a ação baseada na realidade. Não reconhece o homem como um ser histórico. Toma o aspecto histórico do homem como ponto de partida, afirma que o homem é um ser incompleto, inacabado,em permanente processo de “vir-a-ser” e em uma realidade igualmente incompleta. 15 DPS Comp. A1 2014

13 O Ato de Estudar - A Tinha chovido muito toda a noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixa do terreno. Em certos lugares, a terra. De tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Ás vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antonio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cacau para o sítio, onde deviam secar. Em certa altura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinham pela frente. Pararam. Desceram da camioneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camioneta passassem sem se atolar. 15 DPS Comp. A1 2014

14 O Ato de Estudar - B 15 Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antonio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre essa atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistirmos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antonio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal? Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antonio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. Porque estudar é criar e recriar não repetir o que os outros dizem. DPS Comp. A1 2014

15 Se a proposta de Paulo Freire for integralmente aceita, em termos sociais, há uma grande possibilidade de que nossa sociedade organizacional passe por uma transformação radical. Por outro lado, não aceitá-la significa condenar o homem e suas instituições a um futuro muito aquém de suas potencialidades. O equacionamento de tal dilema tem sido uma das preocupações filosóficas há milênios e, evidentemente, não é nem poderia ser objeto deste trabalho. 16 DPS Comp. A1 2014


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