A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de."— Transcrição da apresentação:

1 UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de Jesus Pereira Renata Costa

2 Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectiva de estudo e desafios às instituições educativas

3 Introdução O uso das tecnologias digitais tem na Internet a sua base de sustentação e ação e, em especial, das ferramentas que, através dessa plataforma universal, permitem a interação, a conversação, a discussão e o trabalho cooperativo, em tempo real, como é o caso das aplicação de conferencia em vídeo ou, em diferido, do correio eletrônico e das listas e fóruns de discussão. A internet veio trazer em termos de comunicação e interação entre pessoas e da enorme facilidade de distribuição e atualização da informação e do conhecimento que ela própria passou a permitir. Segundo ANDERSON(2004) as tecnologias baseadas na internet podem mesmo revolucionar o modo como os alunos trabalham, pensam e constroem o conhecimento. No artigo apresentado o lado social vem como o principal eixo de reflexão, com o objetivo de situar o conceito de Comunidade Virtual de aprendizagem (CVA), refletindo sobre alguns aspectos da aprendizagem que ocorre nos ambientes virtuais. O uso das tecnologias digitais tem na Internet a sua base de sustentação e ação e, em especial, das ferramentas que, através dessa plataforma universal, permitem a interação, a conversação, a discussão e o trabalho cooperativo, em tempo real, como é o caso das aplicação de conferencia em vídeo ou, em diferido, do correio eletrônico e das listas e fóruns de discussão. A internet veio trazer em termos de comunicação e interação entre pessoas e da enorme facilidade de distribuição e atualização da informação e do conhecimento que ela própria passou a permitir. Segundo ANDERSON(2004) as tecnologias baseadas na internet podem mesmo revolucionar o modo como os alunos trabalham, pensam e constroem o conhecimento. No artigo apresentado o lado social vem como o principal eixo de reflexão, com o objetivo de situar o conceito de Comunidade Virtual de aprendizagem (CVA), refletindo sobre alguns aspectos da aprendizagem que ocorre nos ambientes virtuais.

4 Dimensões do conceito Comunidade virtual de aprendizagem têm seu funcionamento ligado num primeiro momento, as redes de conexão proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação; Num segundo momento pela possibilidade de neste espaço, pessoas com objetivos comuns, se encontrarem em estabelecerem relações. Através da ação a distâncias e possível o desenvolvimento de novas sociedades e subjetividade tornando-se um espaço que materializa a comunicação, a cultura e a educação. As comunidades virtuais de aprendizagem, através de seus dispositivos de comunicação e informação são espaços que ao proporcionar aprendizagem lamentam o imaginário. A sociedade instiga o aprendiz de uma comunidade virtual de aprendizagem a aprender de forma colaborativa e coletiva. Comunidade virtual de aprendizagem têm seu funcionamento ligado num primeiro momento, as redes de conexão proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação; Num segundo momento pela possibilidade de neste espaço, pessoas com objetivos comuns, se encontrarem em estabelecerem relações. Através da ação a distâncias e possível o desenvolvimento de novas sociedades e subjetividade tornando-se um espaço que materializa a comunicação, a cultura e a educação. As comunidades virtuais de aprendizagem, através de seus dispositivos de comunicação e informação são espaços que ao proporcionar aprendizagem lamentam o imaginário. A sociedade instiga o aprendiz de uma comunidade virtual de aprendizagem a aprender de forma colaborativa e coletiva.

5 Perspectiva de estudo das Comunidades de Aprendizagem As principais perspectivas de estudo das CA: SOCIOCONSTRUTIVISMO: I – Interação Social O socioconstrutivismo se destaca a maneira como desenvolvemos o nosso conhecimento, como aprendemos. Para Vygotysk a natureza humana so pode ser entendida se levar em conta o desenvolvimento do individuo. As principais perspectivas de estudo das CA: SOCIOCONSTRUTIVISMO: I – Interação Social O socioconstrutivismo se destaca a maneira como desenvolvemos o nosso conhecimento, como aprendemos. Para Vygotysk a natureza humana so pode ser entendida se levar em conta o desenvolvimento do individuo.

6 Perspectiva de estudo das Comunidades de Aprendizagem APRENDIZAGEM SITUADA: II – Cognição Distribuída O autor nos mostra que ainda estamos dentro do sociocontrutivismo porem se aproximando das novas realidades que as tecnologias digitais trouxeram ao campo da formação e do desenvolvimento profissional. III – Aprendizagem em rede a generalização da internet onde a aprendizagem vai alem dos espaços físicos através das tecnologias. Um exemplo que podemos dar e a nossa web conferencia, por que e a partir da tecnologia podemos nos comunicar mesmo estando em cidades diferentes. APRENDIZAGEM SITUADA: II – Cognição Distribuída O autor nos mostra que ainda estamos dentro do sociocontrutivismo porem se aproximando das novas realidades que as tecnologias digitais trouxeram ao campo da formação e do desenvolvimento profissional. III – Aprendizagem em rede a generalização da internet onde a aprendizagem vai alem dos espaços físicos através das tecnologias. Um exemplo que podemos dar e a nossa web conferencia, por que e a partir da tecnologia podemos nos comunicar mesmo estando em cidades diferentes.

7 Perspectiva de estudo das Comunidades de Aprendizagem WEB 2.0 IV – Ambientes Virtuais Hoje em dia com a tecnologia avançada existe vários tipos de ambientes virtuais, isso faz com que nos comunicamos com facilidade e interagimos uns com os outros. Esse meio facilita a comunicação entre as pessoas e promove a formação de grupos com interesses comuns. Os usuários pode participar da construção dos conteúdos disponibilizados na rede alem de desenvolver estruturas e plataformas que promovam a interação. WEB 2.0 IV – Ambientes Virtuais Hoje em dia com a tecnologia avançada existe vários tipos de ambientes virtuais, isso faz com que nos comunicamos com facilidade e interagimos uns com os outros. Esse meio facilita a comunicação entre as pessoas e promove a formação de grupos com interesses comuns. Os usuários pode participar da construção dos conteúdos disponibilizados na rede alem de desenvolver estruturas e plataformas que promovam a interação.

8 Desafios à escola e às instituições educacionais Apesar do lado social não ser coisa nova na discussão sobre a função das instituições educativas. Fernando Costa, nos esclarece que é legitimo afirmar que a evolução do conceito de comunidade virtual de aprendizagem, nomeadamente determinado pela própria evolução tecnológica, coloca as mesmas instituições perante desafios. Numa conferência realizada em Lisboa sobre os auspícios da presidência Portuguesa da União Européia. Costa, diz estarmos perante um cenário que constitui um desafio principalmente para a escola, tal como a conhecemos, precisamente porque, para os alunos, o objetivos de aprender surge muito depois do lugar onde podemos encontrar os amigos. Apesar do lado social não ser coisa nova na discussão sobre a função das instituições educativas. Fernando Costa, nos esclarece que é legitimo afirmar que a evolução do conceito de comunidade virtual de aprendizagem, nomeadamente determinado pela própria evolução tecnológica, coloca as mesmas instituições perante desafios. Numa conferência realizada em Lisboa sobre os auspícios da presidência Portuguesa da União Européia. Costa, diz estarmos perante um cenário que constitui um desafio principalmente para a escola, tal como a conhecemos, precisamente porque, para os alunos, o objetivos de aprender surge muito depois do lugar onde podemos encontrar os amigos.

9 Desafios à escola e às instituições educacionais Costa, diz estarmos perante um cenário que constitui um desafio principalmente para a escola, tal como a conhecemos, precisamente porque, para os alunos, o objetivos de aprender surge muito depois do lugar onde podemos encontrar os amigos. Apartir de um documento conhecido como a Estratégia de Lisboa. No ano 2000, define-se como objetivo estratégico tornar a Europa a região do globo tecnicologicamente mais desenvolvida. Tento o objetivo de preparar os cidadãos para uma sociedade em mudança. Costa, diz estarmos perante um cenário que constitui um desafio principalmente para a escola, tal como a conhecemos, precisamente porque, para os alunos, o objetivos de aprender surge muito depois do lugar onde podemos encontrar os amigos. Apartir de um documento conhecido como a Estratégia de Lisboa. No ano 2000, define-se como objetivo estratégico tornar a Europa a região do globo tecnicologicamente mais desenvolvida. Tento o objetivo de preparar os cidadãos para uma sociedade em mudança.

10 Desafios à escola e às instituições educacionais A reconhecida resistência da escola a mudança, são ideias-chave em torno de novas tecnologias educativas. Ele ainda menciona que essa idéia nos remete a necessidade de compreender novas competências do cidadão, que é aprender. Também nos aponta a necessidade das instituições aceitarem a mudança compreendendo e trabalhando as transformações decorrentes. A reconhecida resistência da escola a mudança, são ideias-chave em torno de novas tecnologias educativas. Ele ainda menciona que essa idéia nos remete a necessidade de compreender novas competências do cidadão, que é aprender. Também nos aponta a necessidade das instituições aceitarem a mudança compreendendo e trabalhando as transformações decorrentes.

11 Questionamento Quais os desafios a comunidade de aprendizagem coloca a escola

12 Referencias Imagens: http://3.bp.blogspot.com/Boo6Htn5BUo/UM43vlyATgI/AAAAAAAABVA/e8nN8BI0VF8/ s1600/pesquisa-redes-sociais.jpghttp://3.bp.blogspot.com/Boo6Htn5BUo/UM43vlyATgI/AAAAAAAABVA/e8nN8BI0VF8/ s1600/pesquisa-redes-sociais.jpg https;//infopt-br.examtime.com/files/2013/12/redes-soiais.jpg http://2.bp.blogspot.com/-sz- s_GAdBfQ/UoJUymMsZ6I/AAAAAAAADmY/w0Hl7V9bx6I/s1600/8dbfcd8020e017e7 942244a772b8b147.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-sz- s_GAdBfQ/UoJUymMsZ6I/AAAAAAAADmY/w0Hl7V9bx6I/s1600/8dbfcd8020e017e7 942244a772b8b147.jpg COSTA, Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios as instituições educativas. PERSPECTIVA – Florianópolis v. 30. n.1, 59 – 75, jan/abr. 2012 DAGA, Aline C. etal. Analise e produção textual III : Caderno pedagógico. – 1ª ed.- Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, 2013 SCHENKEL, Maria H. Benincá. etal. Metodologia da educação a distancia I: Caderno pedagógico. – 1ª ed. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD, 2013. Imagens: http://3.bp.blogspot.com/Boo6Htn5BUo/UM43vlyATgI/AAAAAAAABVA/e8nN8BI0VF8/ s1600/pesquisa-redes-sociais.jpghttp://3.bp.blogspot.com/Boo6Htn5BUo/UM43vlyATgI/AAAAAAAABVA/e8nN8BI0VF8/ s1600/pesquisa-redes-sociais.jpg https;//infopt-br.examtime.com/files/2013/12/redes-soiais.jpg http://2.bp.blogspot.com/-sz- s_GAdBfQ/UoJUymMsZ6I/AAAAAAAADmY/w0Hl7V9bx6I/s1600/8dbfcd8020e017e7 942244a772b8b147.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-sz- s_GAdBfQ/UoJUymMsZ6I/AAAAAAAADmY/w0Hl7V9bx6I/s1600/8dbfcd8020e017e7 942244a772b8b147.jpg COSTA, Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios as instituições educativas. PERSPECTIVA – Florianópolis v. 30. n.1, 59 – 75, jan/abr. 2012 DAGA, Aline C. etal. Analise e produção textual III : Caderno pedagógico. – 1ª ed.- Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, 2013 SCHENKEL, Maria H. Benincá. etal. Metodologia da educação a distancia I: Caderno pedagógico. – 1ª ed. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD, 2013.


Carregar ppt "UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google