A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neurodesenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neurodesenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Neurodesenvolvimento
da Fecundação à Adolescência

2 46 cromossomas 46 cromossomas 23 cromossomas 23 cromossomas 46 cromossomas

3

4 Meiose Meiose 23 cromossomas 23 cromossomas

5

6

7 MEIOSE

8

9

10 Mórula Fecundação Primeira clivagem

11 Fecundação Primeira Clivagem Clivagens Subseqüentes Mórula Blástula Gástrula Neurula

12 O embrião humano apresenta 3 camadas celulares distintas.
Ectoderme Mesoderme Endoderme

13 Ectoderme Pele Cabelo Unhas Sistema Nervoso

14 Mesoderme Massa muscular Coração Ossos Vasos Sanguíneas

15 Sistema Gastrintestinal
Endoderme Sistema Gastrintestinal Sistema Respiratório Sistema Urogenital

16 O Cérebro durante o desenvolvimento

17 O Cérebro durante o desenvolvimento
Idade Peso (g) 20ª Semana de Gestação 100 Nascimento 400 18 meses de idade 800 3 anos de idade 1100 Adulto Peso médio do cérebro em diferentes épocas do desenvolvimento

18

19

20 Período pós-natal e Infância

21 Desenvolvimento infantil é conseqüência do amadurecimento das estruturas cerebrais, em suas diferentes áreas nos diferentes momentos....

22 Os primeiros 6 meses

23 O cérebro cresce tanto em densidade como em número de conecções de maneira inigualável nos primeiros seis meses de vida. Apesar do cérebro ser o órgão mais complexo ao nascer, as conexões necessárias entre os neurônios para a vida ainda não estão prontas nos primeiros dias de vida O tamanho da rede neurológica ao nascimento é suficiente apenas para o controle das funções básicas, tais como, batimentos cardíacos, controle da pressão arterial e respiração

24

25 Os períodos críticos para muitas habilidades, todavia, vão surgir com o desenvolvimento das conexões neurais necessárias para seu desempenho, a partir do nascimento. Ao final dos primeiros seis meses estas conexões estarão se completando

26 Janelas Neurais Janelas Neurais
“Período em que se deve investir uma quantidade enorme de energia para manter e ampliar as redes já constituídas.” “Período em que se deve investir uma quantidade enorme de energia para manter e ampliar as redes já constituídas.”

27 “ O cérebro jovem se desenvolve de maneira impressionante durante os primeiros anos de vida, abrindo as janelas de oportunidades para o aprendizado, que serão úteis até o final da vida”.

28 Capacidade Visual Os bebes ao nascerem não tem uma visão perfeita, pois o cérebro ainda não possui controle sobre a musculatura responsável pelos movimentos oculares, bem como outras atividades responsáveis por seu empenho. Estímulos visuais durante os primeiros seis (6) meses criam redes neurais permanentes neste sentido para serem usadas durante toda a vida.

29 Capacidade Visual Fatores que favorecem um aumento de estímulos:
- Os bebes no colo de adultos, tem uma boa capacidade de treinar a visão em torno de si mesmo; - O posicionamento de objetos interessantes diante do bebe, o levam a observar, treinando... - Dar a oportunidade à ele de explorar o mundo com os olhos; - Móbiles e brinquedos coloridos colocados diante dos bebes, e substituídos no espaço de alguns dias, os ajudam a reparar as mudanças.

30 Desenvolvimento Emocional e social
Numerosos estudos deixam bastante claro as ligações existentes entre genética, desenvolvimento emocional e história familiar, especialmente para o tratamento de desordens emocionais. Um bom ambiente pode direcionar o desenvolvimento de vias neurais que facilitem a estabilidade emocional, do mesmo modo que um ambiente de estresse pode criar conexões que estimulem o sentimento de medo. O período ótimo para este ponto do desenvolvimento neural esta localizado entre o nascimento e os dezoito meses (1 ano e meio), apesar de que o desenvolvimento social / emocional continue sendo diretamente afetado pelo ambiente nos anos consecutivos.

31 Desenvolvimento Emocional e social
Fatores que favorecem um aumento de estímulos: Mostrar ao bebe um ambiente livre de situações estressantes, agradáveis e seguras, evitando as vivências de desentendimentos. O bebe deve ser amparado fisicamente diante da presença de estranhos, e ao mesmo tempo encorajado a conhecer novas pessoas “ em segurança”. A criança deve ser preparada para situações novas com palavras chaves, que serão repetidas quando a situação surgir; Brincar diante do espelho não só fará com que saiba quem ele é (reconheça a imagem de seu próprio corpo), mas também colabora com seu desenvolvimento emocional positivamente.

32 Linguagem e vocabulário
O vocabulário adulto e grandemente determinado pela linguagem ”ouvida” nos três primeiros anos de vida; O cérebro concentra-se nos sons que compõem as palavras, não exatamente nas palavras completas, e constrói conexões neurais para gravar os sons conforme seu vocabulário cresce; O período ótimo ou ”janela” está localizada entre 0 a 3 anos, sendo os dois primeiros anos, os mais importantes.

33 Linguagem e vocabulário
Fatores que favorecem um aumento de estímulos: - Deve-se falar frases inteiras, não importando se esta compreendendo os detalhes ou a complexidade do significado alem das palavras chaves (o bebe estará decifrando os componentes da linguagem complexas, num exercício constante); - É importante ouvir explicações de quem cuida dele, como por exemplo: o que estou fazendo agora... A descritiva das ações simples de alguns momentos; - Devemos ”ouvir” o que o bebe tem a nos dizer; - Entre 6 meses e 1 ano, crie jogos e brincadeiras, em que o bebe possa repetir sons simples, encorajando-o `a esta repetição; - Após este período de treinamento explique palavras exatas para ações simples: TOMBO, PULO, GALOPE, etc.; São de extrema eficácia as brincadeiras com referências de novas palavras. Quando já forem dominadas, inverta o jogo.

34 Aprendizagem de Línguas estrangeiras
O período ideal ou a janela encontra-se do nascimento aos 5 anos, com ênfase a uma exposição limitada à um período de tempo relativamente longo; Línguas estrangeiras são marterizadas com relativa facilidade até 10 anos de idade,mas se isto ocorrer entre 5 e 10 anos, haverá a possibilidade de algum sotaque; Isto se deve ao fato do cérebro estar filtrando a entrada de sons desnecessários para o desempenho da língua materna, o que limita a possibilidade de ”produzir” sons diferentes com perfeição após os 5 ou 6 anos.

35 Aprendizagem de Línguas estrangeiras
Fatores que favorecem um aumento de estímulos: Encorajar as crianças a falar outros idiomas, pois para o bebe é fácil compreender a informação que lhe é passada; - Se for possível para os pais assistirem as aulas de outros idiomas com as suas crianças, ao vivo ou mesmo em “fitas”, o aprendizado compartilhado os fará mais confiantes e será mais proveitoso (crianças nestas condições aprendem mais rápido que adultos). Considerar o aprendizado de língua estrangeira para crianças neste ponto do desenvolvimento não é tão complicado quanto nos parece.

36 Desenvolvimento Motor
As conexões motoras que governam os movimentos no bebe são formadas durante um dos mais longos períodos do desenvolvimento infantil. Movimentos básicos já são dominados pelo cérebro ao nascer por conexões existentes em uma parte do cérebro denominada cerebelo. No período dos 4 anos seguintes ao nascimento, os movimentos espásticos de um bebe são refinados por conexões formadas na córtex motora. A criança que não aprender a ”andar” durante este período, dependera de muito mais tempo para aprender o mesmo depois. Conexões que apenas permitam ao bebe balançar as pernas irão se desenvolver até que possa correr ou pular.

37 Desenvolvimento Motor
Fatores que favorecem um aumento de estímulos: Antes que possa se movimentar sozinho, a estimulação pode ser feita mostrando objetos à ele em locais diferentes, incentivando a coordenação olhos - mãos. - Oferecer a ele objetos para serem tocados com as mãos e um bom exercício. Coloque o bebe sentado com apoio e ofereça objetos para pegar, encoraje a sentar bem cêdo.

38 Raciocínio Espacial Temporal
Capacidade de transformar e relacionar imagens mentais em espaço e tempo. A música, claramente envolve o conceito de padrão de desenvolvimento como raciocínio espacial: a habilidade de criar, manter, transformar e relacionar imagens mentais complexas, na ausência de estímulo sensorial externo ou de ”feedback”. Embora habilidades cognitivas como música e raciocínio espacial-temporal dependam especificamente de determinadas regiões corticais, todas as habilidades cognitivas superiores estão “rascunhadas” em redes de áreas corticais. Habilidades cognitivas sofisticadas estão presentes em crianças abaixo de 5 meses de idade. Habilidades musicais estão presentes e são evidentes em recém nascidos, podendo ser considerada como pré-linguagem ou protolinguagem.

39 Raciocínio Espacial Temporal
Fatores que favorecem um aumento de estímulos: - Ouvir musicas instrumentais e / ou clássicas (Mozart) Exercitar seqüências temporais naturais para os padrões corticais.

40 Lógica O cérebro absorve com mais facilidade os conceitos do que os fatos. Exposição a conceitos simples, como a diferença entre muito e pouco, ajudam a desenvolver conceitos lógicos. O período ótimo está entre 1 e 4 anos.

41 Lógica Fatores que favorecem um aumento de estímulos:
Estabelecer conceitos de correspondência sempre que possível; Ouvir música: Pesquisas verificaram que crianças neste período de desenvolvimento, expostas à música ou que recebem lições formais de música desenvolvem com mais facilidade a lógica, O desenvolvimento das habilidades espaciais e o brincar com os ” quebra cabeça” e / ou labirintos ajudam a desenvolver as conexões para a capacidade lógica.

42 Conceitos Musicais Aparente conexão entre redes neurais ativadas pela música e conceitos e, habilidades espaciais são utilizadas para o uso da lógica. Redes neurais criadas a partir do aprendizado de um instrumento musical entre 3 e 10 anos, estão intimamente relacionados com a capacidade de permanência desta estrutura por longos períodos da vida. - O período ótimo para o aprendizado dos conceitos musicais fica entre os 3 e 5 anos.

43 Conceitos Musicais Fatores que favorecem um aumento de estímulos:
As crianças devem ser expostas à música, utilizando-se de melodias simples a princípio; Devem ser consideradas as oportunidades para o aprendizado formal de música, caso a criança apresente interesse.

44

45

46 Adolescência

47 Período de transição entre a infância e a fase adulta

48 CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCENCIA
Pessoais Biológicas Psicológicas Sociais Cognitivas

49 Amadurecimento Biológico
Corpo Infantil Amadurecimento Biológico

50 Ensino fundamental Ensino médio

51 Ensino médio Ensino superior Empresa

52 Período tempestivo e estressante para a maioria dos indivíduos

53 Adolescência Maior que puberdade

54 Puberdade

55 Puberdade Do latim puber ( pêlo)

56 Surto de crescimento Precede o desenvolvimento sexual que assinala o início da puberdade

57 Fenômeno fisiológico programado em relação ao tempo
Crescimento Fenômeno fisiológico programado em relação ao tempo

58 Crescimento Maturação

59 Crescimento X Produção crescente de hormônios Maturação

60 Hormônios de ação direta sobre o corpo
Hormônio do crescimento ou somatotropina (GH) Crescimento e desenvolvimento, metabolismo Hormônio estimulante da tiróide (TSH) Estimula a tiróide a secretar hormônio tiroideano Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH) Estimula a córtex da supra-renal a secretar o cortisol

61 Hormônio Luteinizante (LH)
Prolactina Produção de leite Hormônio Folículo Estimulante (FSH) Estimula o folículo ovariano a desenvolver o óvulo Hormônio Luteinizante (LH) Estimula os testículos a produzirem testosterona Estimula o ovário a produzir estrógenos

62 Maturação das características sexuais primárias
Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários

63 Período de transição entre a infância e a fase adulta

64 Ajustes Em si mesmo Na família No grupo

65 A puberdade é parte de um período transicional existente entre os estados imaturo e adulto , através do que se alcança a maturidade reprodutiva

66 FATORES DESENCADEANTES DA PUBERDADE
Genéticos Ambientais Altitude Condições sócio-econômicas Saúde (geral)

67 FATORES DESENCADEANTES DA PUBERDADE
Meninas obesas desencadeiam o processo precocemente Meninas mal-nutridas desencadeiam o processo tardiamente

68 Desenvolvimento cognitivo

69 Ocorre na adolescência uma alteração qualitativa na atividade cognitiva descrita por Piaget como a capacidade de raciocinar sobre o raciocínio, ou representação de segunda ordem Aristóteles em seus estudos já descrevia ( Rethórica) os adolescentes de sua época exatamente com as mesmas características do adolescente atual Para tanto, o sistema nervoso central precisa alcançar a maturidade de forma que este nível cognitivo seja contemplado

70 Enriquecimento ambiental
Maturidade neural + Enriquecimento ambiental Operações mentais complexas

71 Adicionalmente às modificações físicas resultantes de seu crescimento, surgem igualmente modificações no pensar que resultam da complexidade nervosa.

72 O estresse normalmente presente na maioria dos indivíduos que atravessam este período de desenvolvimento, leva a alterações nos níveis de cortisol. As conseqüências diretas no desempenho cognitivo são evidentes com diminuição de concentração, atenção e em determinadas situações dificuldades relacionadas à memória e/ou aprendizado As conexões evidentes em adolescentes sadios, podem ser interpretadas sem que sejam levados em consideração dados fisiológicos, dificultando o diagnóstico.

73 Mas, antes de irem embora...
Cansadas?? Amanha tem mais... Mas, antes de irem embora...


Carregar ppt "Neurodesenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google