A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto."— Transcrição da apresentação:

1 A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Adriano Gaudio de Andrade, Gabriel Renê Maia Bonadies, Maria Naíula Monteiro Pessoa. II EnEPQ - Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009, Curitiba.

2 Introdução O objetivo desta pesquisa é identificar a relevância do Projeto Teórico-Prático da disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA) na formação acadêmica dos alunos do curso de Administração. Definiram-se dois objetivos específicos: O primeiro foi identificar, de acordo com a percepção dos alunos, os ganhos gerados pela realização do Projeto, avaliando as qualidades desse modelo de aprendizagem; O segundo foi mapear os pontos fortes e fracos do Projeto como meio de aprendizagem de conteúdo, de metodologia e gestão, identificando se ele foi relevante para a formação do aluno;

3 O Projeto Teórico-Prático
São dadas as primeiras instruções quanto à estrutura, o conteúdo e o processo de elaboração ao longo da primeira semana de aula; São formados grupos com até cinco membros; Conseguir acesso para a pesquisa junto a uma empresa local de médio ou grande porte, de qualquer setor econômico; Adicionalmente, são entregues aos grupos dois instrumentos de coleta de dados, um roteiro de entrevistas, e um questionário fechado, ambos com foco nas diferentes teorias que compõem a TGA; No final do semestre, são cobrados dois tipos de produções: um trabalho escrito e um artigo científico, além da produção acadêmica, é requerida uma apresentação em forma de seminário;

4 A prática como método de ensino
Na busca de contemplar o ensino da teoria com a prática, Franco e Feitosa (2006) ressaltam que podem ser utilizadas diferentes alternativas, permitindo ao estudante ser inserido em um ambiente que lhe proporcione o conhecimento da realidade de trabalho e associação do aprendizado da sala de aula com o conhecimento organizacional. Podem ser citados, como exemplos, jogos de empresa, estágios curriculares, consultorias juniores, visitas de campo, estudos de caso, etc. Assim, Kolb, McIntyre e Rubin (1978) ressaltam que a aprendizagem não deve ser confundida com a capacidade de adquirir e recordar conceitos expostos em sala de aula, mas sim como um processo gerado a partir de experiências.

5 A estratégia do estudo de caso como método de ensino
O método utilizado para a realização do Projeto Teórico-Prático aqui discutido é o estudo de caso. Como destacado anteriormente, o objetivo do Projeto é a realização, por parte dos alunos, de um estudo de caso, em uma organização local, possibilitando que seja evidenciado o contraste entre as teorias que compõem a TGA e a dinâmica da organização pesquisada. Segundo Bufoni (2002), a técnica do estudo de caso deve ser escolhida quando se pretende estabelecer como as teorias ocorrem nas práticas organizacionais, ou seja, no seu contexto natural.

6 Metodologia Pode-se classificar esta pesquisa como exploratória e descritiva, quantos aos fins, e como pesquisa bibliográfica e de campo, quanto aos meios. É exploratória, pois visa construir uma compreensão inicial sobre os aspectos do Projeto Teórico-Prático de TGA, em termos de sua relevância na formação dos alunos de administração da UFC. É descritiva, pois busca descrever de que forma o Projeto é aplicado aos alunos, como eles avaliam o Projeto sendo uma forma de ensino e como as diferentes variáveis que o compõem se inter-relacionam no processo de aprendizagem teórico-prático. Ainda quanto aos fins, a pesquisa caracteriza-se como de avaliação, pois busca avaliar o Projeto em seu contexto real, utilizando os resultados para decisões futuras que serão tomadas em relação ao Projeto.

7 A pesquisa é bibliográfica, pois se baseia no levantamento da literatura pertinente junto a livros, dissertações, periódicos e anais de eventos. Constitui pesquisa de campo, pois busca informações na UFC junto aos alunos do curso diurno de Administração, sendo caracterizada como survey. A pesquisa survey, segundo Malhotra (2001), é feita com interrogatórios junto aos participantes, no qual se fazem diversas perguntas sobre seus comportamentos e atitudes, no intuito de levantar suas opiniões sobre algum assunto, como neste estudo, em que se busca levantar opiniões acerca do Projeto Teórico-Prático da disciplina de TGA.

8 Amostra O Projeto Teórico-Prático foi realizado nas turmas de TGA de 2003 a 2008, totalizando 12 turmas de 45 alunos, o que proporciona uma estrutura de amostragem de 540 alunos. Pesquisar todos esses alunos tornou-se inviável, pois, por razoes diversas, então, foram aplicados 115 questionários, o que representa cerca de 20% da amostra total.

9 Análise dos resultados
Somando-se os dois primeiros resultados, pode-se observar que 91% dos alunos que responderam ao questionário consideraram extremamente ou muito relevante a realização de um projeto de caráter científico para a sua formação como aluno de administração

10 Pode-se observar que, de acordo com a percepção dos alunos respondentes, a maioria, 75 % (alternativas “a” e “b”), acreditam que poucas ou nenhuma disciplina contribuíram tanto para se adquirir conhecimento sobre as práticas empresariais.

11 A expressividade das menções às disciplinas de Comportamento Organizacional e Processo Administrativo advém, em parte, do fato de que uma fração dos alunos que compõem a amostra estava ainda em início de curso (entre o segundo e quarto semestre).

12 Novamente, pode-se observar que a maioria das respostas vai para os aspectos da obtenção de conhecimento organizacional, com 37 %, e o aprendizado do conteúdo através da prática, com 24 %.

13 Na tabela, observa-se que o principal fator negativo indicado quanto ao Projeto é a falta de acompanhamento por parte do professor e dos monitores.

14 Considerações finais Esta pesquisa mostrou que deve se buscar formas alternativas de ensino que complementem a abordagem expositiva da sala de aula. Os estudos de caso realizados pelos alunos, como base dos projetos, além de permitirem uma inserção no mundo organizacional, revelando toda a complexidade da gestão, em vista à dinamicidade do mercado, permitem um confronto entre teoria e prática, ao mesmo tempo que servem de objeto de aprendizagem teórico-metodológico. Em síntese, a abordagem teórica-prática, utilizada no Projeto, mostrou-se bastante relevante no campo da Administração enquanto ciência social aplicada. Portanto, sugere-se que projetos de cunho prático sejam utilizados nas demais disciplinas da área administrativa, visto que os resultados obtidos nesta pesquisa podem ser alcançados em outras áreas do conhecimento, respeitando-se suas respectivas particularidades.


Carregar ppt "A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google