A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Russa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Russa."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Russa

2 Antecedentes A Organização Política
Dinastia Romanov (desde 1721 – Czar Pedro I) Alexandre II ( ) Absolutismo (Czar Nicolau II – ). Ausência de liberdades individuais

3 Antecedentes Política expansionista e modernização do Império Russo
Czares Alexandre II e Nicolau II Fim da servidão em 1861 Industrialização Guerras: Guerra da Criméia, Guerras Balcânicas e Guerra Russo-Japonesa.

4 A Organização econômica
Antecedentes A Organização econômica Economia fundamentalmente agrária Industrialização particular – Segunda Revolução Industrial (capital estrangeiro da Bélgica, França, Alemanha e Inglaterra). Industrialização restrita a algumas cidades

5 Antecedentes A organização social
Camadas sociais – clero e nobreza com privilégios População: cerca de 175 milhões. Igreja Ortodoxa (monopolizava o ensino e possuía privilégios) Concentração fundiária (boiardos = nobres proprietários). 85 % da população vive no campo, com duas cidades industriais. Camponeses (mujiques): exploração (até 1861).

6 Antecedentes A organização partidária
Oposição revolucionária de orientação marxista. Clandestinidade (Partidos Políticos de oposição). POSDR: Partido Operário Social-democrata Russo (1898) a) 2º Congresso – Bélgica, 1903: divisão do partido. Mencheviques e Bolcheviques

7 Antecedentes A organização partidária
a) Mencheviques (Minoritário) - Liderados por Martov, defendiam que antes do socialismo, deveria haver uma revolução liberal burguesa aos moldes da Revolução Francesa b) Bolcheviques (Maioritários) - Liderados por Lênin, defendiam a revolução socialista com participação de operários e camponeses, liderada por um partido revolucionário e disciplinado.

8 Antecedentes

9 Exercício de fixação A imagem ao lado, caricatural, é uma representação da sociedade russa do século XIX. Indique elementos contidos na imagem que destacam as principais características sociais, políticas e econômicas da Rússia no século XIX. Justifique.

10 Pré-Revolução Guerra Russo-Japonesa (1904-1905)
Primeira vitória de um país asiático sobre um europeu. Crise de abastecimento e inflação. Colapso econômico e crise de governabilidade. Exposição da fraqueza do Czarismo. Aumento da insatisfação popular. Manifestações de descontentamento, greves e surgimento (espontâneo) dos SOVIETS.

11 Pré-Revolução Manifestações pacíficas (1905): Petições ao czar
“Nós, operários, habitantes de Petersburgo, dirigimo-nos a Ti. Somos escravos miseráveis, humilhados; somos subjugados pelo despotismo e o arbítrio. Com a paciência esgotada, cessamos o trabalho e pedimos aos nossos patrões que nos dessem pelo menos aquilo sem o qual a vida não passa de uma tortura. Mas isso foi-nos recusado; dizem os industriais que não está conforme a lei. Somos milhares e, tal como todo o povo russo, estamos privados de todos os direitos humanos.” “Senhor! Não recuses ajudar o Teu povo! Derruba a muralha que Te separa do Teu povo! Ordena que seja dada satisfação aos nossos pedidos, ordena-o publicamente e tornarás a Rússia feliz; se não, estamos prontos a morrer aqui mesmo. Só temos dois caminhos: a liberdade e a felicidade ou o túmulo.”

12 Pré-Revolução Manifestações pacíficas (1905): Petições ao czar
Anistia aos presos políticos, Liberdades cívicas, Salário mínimo, Entrega progressiva da terra ao povo, Convocação de uma Assembleia Constituinte eleita por sufrágio universal.

13 Pré-Revolução Domingo Sangrento: A Revolução de 1905.
Massacre de populares pela polícia czarista (mil mortos e dois mil feridos). Insurreições em todo O país em protesto → Revolução de Repressão violenta do Czar Os SOVIETS se fortalecem.

14 Pré-Revolução Domingo Sangrento: A Revolução de 1905. Resposta do Czar
Fim da Guerra Russo-Japonesa (Set/1905) Legalização dos partidos Elaboração de uma constituição Criação da DUMA (Assembleia) Reforma Agrária

15 Pré-Revolução Domingo Sangrento: A Revolução de 1905. Resultados
O czar recupera o controle do país e não cumpre com o prometido Desmobilização popular (fim dos Sovietes) e Restringe o poder da Duma A oposição começa a desenvolver a ideia de que a revolução de 1905 foi um ensaio para a revolução futura. Essa ideia sera retomada em 1917


Carregar ppt "Revolução Russa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google