A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença extremamente comum, grave, porém tratável, que responde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença extremamente comum, grave, porém tratável, que responde."— Transcrição da apresentação:

1 HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga

2 A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença extremamente comum, grave, porém tratável, que responde por uma enorme quantidade de mortes e problemas do coração, rins, cérebro e, de modo geral, de todo o organismo. Corresponde à elevação persistente dos níveis da pressão dentro dos vasos sanguíneos, por problemas nos próprios vasos (entupimento). Existem fatores hereditários, mas costuma estar relacionada a maus hábitos HIPERTENSÃO ARTERIAL O QUE É ISSO?

3 FATORES QUE PODEM LEVAR A HIPERTENSÃO fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade

4 SINTOMAS Geralmente a hipertensão arterial é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis. É isto que a torna perigosa e nociva. Muitas pessoas ignoram que sofrem de hipertensão! Estima-se que este número chega a 1/3 das pessoas atingidas.

5 TRATAMENTO DIETA HIPOSÓDICA COMBATE A OBESIDADE NÃO INGERIR ÁLCOOL TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

6 TRATAMENTO NUTRICIONAL REDUZIR A QUANTIDADE SE SAL NA DIETA UTILIZANDO APENAS 6 GRAMAS DE SAL NO DIA O QUAL EQUIVALE A 4 DE CAFÉ RASA E 2 GRAMAS VEM DOS ALIMENTOS. PREFERIR TEMPEROS NATURAIS AO NVÉS DOS INDUSTRIALIZADOS LIMITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL 30g PARA HOMENS E 15g PARA MULHERES. MODERAR O CONSUMO DE CAFÉ DIMINUIR O CONSO DE ALIMENTOS HIPERCALÓRICOS EVITAR ALIMENTOS EMBUTIDOS

7 TRATAMENTO NUTRICIONAL ALIMENTOS QUE PODEM AJUDAR A CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL INCLUIR PELO MENOS 5 PORÇÕES DE FRUTAS E VERDURAS AO DIA, COM ÊNFASE EM VEGETAIS OU FRUTAS CÍTRICAS E CEREAIS INTEGRAIS; AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS AUMENTAR O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS MONO OU POLIINSATURADAS,PRESENTES NAS FONTES DE ORIGEM VEGETAL.

8 TRATAMENTO NUTRICIONAL PREFERIR ALIMENTOS ASSADOS, GRELHADOS CONSUMIR DIARIAMENTE ALIMENTOS FONTE DE CÁLCIO, TAIS COMO: LEITE DESNATADO, QUEIJOS MAGROS E VEGETAIS VERDES ESCUROS; AUMENTE O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO (K) E MAGNÉSIO (MG), TAIS COMO, DAMASCO, BANANA, AIPO, VEGETAIS VERDES, SALSINHA E ALCACHOFRA;

9 Lembre-se CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO, POIS, ELE TE COMPENSARÁ EM DOBRO OBRIGADA!!!


Carregar ppt "HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença extremamente comum, grave, porém tratável, que responde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google