A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte

2 O QUE É UMA ONDA? Denomina-se ONDA o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

3 ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.

4 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS
QUANTO À NATUREZA Mecânica Eletromagnética

5 Mecânica: Precisa de um meio material para se propagar

6

7 ELETROMAGNÉTICA: Não precisam de um meio material para se propagar

8

9 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS
QUANTO À DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO UNIDIMENSIONAIS BIDIMENSIONAIS TRIDIMENSIONAIS

10 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS
QUANTO À DIREÇÃO DE VIBRAÇÃO TRANSVERSAL LONGITUDINAL

11 LONGITUDINAL: ONDA SE PROPAGA NA MESMA DIREÇÃO DO PULSO

12 TRANSVERSAL: ONDA SE PROPAGA NÃO PARALELAMENTE AO PULSO

13 PROPRIEDADE IMPORTANTE!
Na onda há propagação de energia de um ponto para a outro, sem que haja transporte de matéria.

14 Questão de Prova!! São exemplos de ondas os raios X, os raios gama, as ondas de rádio, as ondas sonoras e as ondas de luz. Cada um desses cinco tipos de onda difere, de algum modo, dos demais. Qual das alternativas apresenta uma afirmação que diferencia corretamente o tipo de onda referido das demais ondas acima citadas? a) Raios X são as únicas ondas que não são visíveis. b) Raios gama são as únicas ondas transversais. c) Ondas de rádio são as únicas ondas que transportam energia. d) Ondas sonoras são as únicas ondas longitudinais.

15 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS)
É um movimento oscilatório,periódico e conservativo. Exemplo: Pêndulo Simples e sistema massa-mola.

16 PÊNDULO SIMPLES g=10 m/s2 L

17 Questão de Prova O relógio de pêndulo é um contador de oscilações de um pêndulo simples. Suponha que o pêndulo de um relógio tenha comprimento 1m. Determine o período do pêndulo.

18 ENERGIA NO MOVIMENTO HARMONICO SIMPLES
Quando um objeto realiza um MHS a sua Energia Cinética e a Energia Potencial variam com o tempo. Já a Energia Mecanica Total no MHS é proporcional ao quadrado da amplitude. Em = (1/2)k.A2 No MHS os valores médios da EP e da EC num número inteiro de ciclos são iguais.

19 Questão de Prova (ITA 2009) Considere um pêndulo simples de comprimento L e massa m abandonado da horizontal. Então, para que não arrebente, o fio do pêndulo deve ter uma resistência à tração pelo menos igual a: 2mg 3mg 4mg 5 mg

20 ENERGIA TRANSMITIDA PELAS ONDAS

21 Ondas Eletromagnéticas
Os mais variados tipos de energia irradiada (não estacionária) no Universo propagam-se em forma das ondas eletromagnéticas. Todos os tipos de onda eletromagnética são propagados na velocidade da luz. Exemplos de energia transmitida através das ondas eletromagnéticas são as ondas de rádio, a luz , o raio-X, raios cósmicos etc

22 Som É a energia originada de um movimento vibratório de um corpo. Propaga-se em ondas e uma faixa de freqüência percebida pelo homem através de um de seus sentidos : a audição. Pode ser propagado através de vários meios. Cada tipo de material que compõe um meio de propagação impõe a esta última uma resistência. Isto resulta na diferença de velocidade de propagação do som através de materiais diferentes. O som propagado num meio aquático tem suas ondas propagadas mais rapidamente do que um som que se propaga num meio aéreo.

23 A velocidade de propagação do som em meio aéreo é de 340 metros por segundo. Assim como outras formas de energia, as ondas sonoras são caracterizadas por freqüências, comprimentos de onda e amplitudes. As amplitudes caracterizam a quantidade de energia transmitida em uma onda sonora: à proporção em que a energia aumenta, maior é a amplitude. A intensidade sonora é caracterizada pela pressão exercida sobre o ar por estes. As unidades de intensidade sonora são os decibéis (dB).

24 ONDAS PERÍODICAS PERÍODO (T): tempo de uma oscilação completa;
FREQUÊNCIA (f): número de oscilações completas por segundo (Hz);

25 ONDAS PERÍODICAS ELEMENTOS DE UMA ONDA:
COMPRIMENTO DE ONDA: Distância percorrida durante 1 oscilação completa!

26 ESTUDO MATEMÁTICO DAS ONDAS
VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE UMA ONDA PERIÓDICA Depende das condições do meio onda a Onda se propaga! V = λ.f

27 Questão de prova! Uma onda harmônica propaga-se em uma corda longa de densidade constante com velocidade igual a 400 m/s. A figura a seguir mostra, em um dado instante, o perfil da corda ao longo da direção x.Calcule a freqüência dessa onda

28 Questão de Prova! A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da seqüência dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de a) 1,5. b) 2,0. c) 4,0. d) 4,5. e) 5,0.


Carregar ppt "ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google