A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês."— Transcrição da apresentação:

1 VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês

2 AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Em razão de sua localização geográfica e da combinação dos vários elementos do seu quadro natural, o Brasil apresenta uma grande variedade de formações vegetais, apesar de boa parte da cobertura original já ter sido alterada pela ação do homem.

3 FORMAÇÕES ARBÓREAS SÃO AS FLORESTAS

4 FLORESTA AMAZÔNICA

5 Floresta Amazônica – Floresta equatorial
A maior e mais importante floresta equatorial do globo. Estendendo-se pelo norte do Brasil e pelos países vizinhos dessa região. Apresenta-se como uma floresta densa e emaranhada, com árvores muito altas podendo chegar a mais de 60 metros. Pode ser dividida em três níveis: - Mata de Igapó: situada junto aos rios e sempre alagada (vitória régia); - Mata de várzea: sujeita a inundações nas épocas de cheias dos rios (seringueira); - Mata de terra firme: situada nas partes mais elevada e livre das inundações. Formadas por árvores altas e compactas como a castanheira, o cedro e a figueira.

6 MATA ATLÂNTICA

7 Mata Atlântica – Floresta tropical
No passado, se estendia por toda região litorânea do Brasil desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Hoje está reduzida a pequenas áreas (5%), sobretudo na região da Serra do Mar e trechos do sul da Bahia. É uma das formações vegetais mais devastada em toda sua extensão, principalmente pela extração de madeiras nobre, a ocupação humana e econômica.

8 Floresta Temperada

9 Floresta Boreal

10 Florestas temperadas e boreais
As florestas temperadas abrangem extensos trechos da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Algumas espécies como o carvalho e o pinheiro são de grande valor para as madeireiras. As florestas boreais também são chamadas de coníferas e existem em regiões de clima frio. No Norte da Rússia , na Sibéria, encontra-se a taiga siberiana, que é a maior floresta do mundo, com cerca de 9 milhões de Km2.

11 CERRADO

12 Formações arbustivas São formadas por plantas rasteiras, intercaladas por arbustos de pequeno porte. Como o cerrado no Brasil e lhanos na Venezuela.

13 Pradarias

14 FORMAÇÕES HERBÁCEAS CONSTITUI DE VEGETAÇÃO BAIXA, FORMADA DE ERVAS E CAPIM. EX: ESTEPES ( NA UCRÂNIA), PAMPAS ( BRASIL) E PRADARIAS ( CANADÁ).

15 Caatinga

16 A caatinga é o tipo de vegetação que caracteriza o semiárido Sertão
Nordestino. É constituída de árvores e arbustos, comumente espinhentos, que perdem suas folhas na longa estação seca. A existência de vegetais com folhas pequenas, espinhos e raízes longas e numerosas está relacionada a fatores como, por exemplo, a aridez e aos solos pouco profundos.

17 A mata de araucária ou mata dos pinhais, que antes da chegada dos
imigrantes europeus (alemães, italianos, etc.) à Região Sul cobria grande parte dessa região, encontra-se, nos dias atuais, quase totalmente devastada. A atividade agropecuária e a extinção da madeira (pinheiro) para abastecer o mercado interno e o externo (produção de papel, celulose, móveis, etc.) foram os principais responsáveis pela destruição da mata de araucária.

18 Mata dos cocais A mata dos cocais se localiza entre a Amazônia e a região nordeste, entre os climas equatorial, semiárido e tropical.

19 Exercícios 1 – Qual é o tipo de vegetação representada pelo número 1, 2, 3 e 4

20 2 - Qual é a resposta CORRETA?
Mandacaru e xiquexique são algumas das espécies vegetais que aparecem: a) no cerrado. b) na caatinga. c) na floresta amazônica. d) na mata atlântica

21 3 - A figura acima representa três padrões básicos de diferentes associações vegetais encontradas na Floresta Amazônica. Sobre essas associações vegetais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) A mata do igapó ocorre em solo permanentemente alagado, em terrenos baixos próximos aos rios. b) ( ) A mata de várzea corresponde à porção da Floresta que não está sujeita às inundações ocasionadas pelos rios. c) ( ) A mata de terra firme recobre as áreas de relevo mais elevadas, sendo por isso a mais desenvolvida e exuberante. d) ( ) Na mata de terra firme, predomina uma vegetação arbustiva de pequeno porte, em que as árvores alcançam no máximo entre 10 e 15 metros de altura.

22 b) Crie um slogan incentivando a preservação dessa vegetação.
4 – Sobre a Mata Atlântica, faça o que se pede. a) O que aconteceu com essa vegetação desde a chegada dos primeiros colonizadores? b) Crie um slogan incentivando a preservação dessa vegetação.

23 Tarefa para o dia 11/09, sexta-feira. Obs
Tarefa para o dia 11/09, sexta-feira. Obs. Estas atividades deverão ser feitas no caderno. Capriche!


Carregar ppt "VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google