A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Migração e Urbanização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Migração e Urbanização"— Transcrição da apresentação:

1 Migração e Urbanização
Mauro Vranjac

2 Globalização Multietnicidade Migração
Migrações são os deslocamentos de grupos humanos que se afastam de suas residências habituais. Podem ser pacíficos, beligerantes, voluntários ou involuntários.

3 Há tipos diferenciados de movimentos populacionais:
Forçado Militar ou Ambiental Perseguições,; Desastres Ambientais; Guerras; Refugiados; Forçado Econômico ou Social Melhores condições de vida;   Disparidades de renda; Políticas trabalhistas e migratórias;  “Êxodo de profissionais” Controlado Controle do estado

4 Os movimentos horizontais da população são chamados de Movimentos Migratórios.
Imigração - entrada da população em uma região Emigração - saída da população de uma região Migrações internas Êxodo rural: transferência de populações rurais para o espaço urbano; Migração Urbano-Rural: transferência de populações urbanas para o espaço rural; Migração urbano-urbano: transferência de populações entre cidades; Migração sazonal: migração ligada às estações do ano, chamada “transumância”; Migração pendular: vai e volta em curto período de tempo; Nomadismo: deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo, etc. Desaparecendo.

5 Tipos de migração Tipo de migração Exemplos Permanente Externa (internacional) 1- voluntária 2- forçada Interna 1- Êxodo rural 2- Êxodo urbano 3- Regional 1- voluntária: indianos, irlandeses e poloneses para o Reino Unido; turcos para Alemanha; argelinos e marroquinos para a França; portugueses para a Suíça ; mexicanos para os EUA; chineses para a costa oeste do Canadá 2- Forçada: escravos africanos para as Américas; ruandeses para os países vizinhos; afegãos para o Paquistão; palestinos para a Jordânia. Semipermanente Por vários anos Latino-americanos para os EUA; brasileiros para o Japão; africanos e asiáticos em busca de trabalho na Europa, nos EUA e na Austrália.

6 Sazonal Por vários meses ou semanas Camponeses mexicanos para Califórnia, durante período de colheitas, estudantes universitários de várias regiões do mundo para os EUA e a Europa Ocidental; turistas. Pendular ou diária (commuting) Diária Mais comum nas grandes aglomerações urbanas, como Londres, São Paulo, Nova Iorque, Cidade do México, etc., embora possa acontecer entre cidades menores e entre zona rural e zona urbana.

7 As migrações podem, ainda, ser classificadas quanto aos fatores que as originam.
As migrações voluntárias ocorrem quando há a escolha do migrante e quando sua vida e segurança não estão em risco iminente. Um dos principais motivos é de ordem econômica.

8 As migrações forçadas:
Ocorrem quando o migrante se vê obrigado a sair do local onde mora por razões que fogem seu controle e que coloquem sua vida ou de sua família em risco. Exemplo: As migrações forçadas:

9 Exemplos de migrações forçadas e espontâneas
Migrações voluntárias Perseguições religiosas: judeus da Espanha fugindo da perseguição cristã (século XV); protestantes e católicos, do Reino Unido para os EUA (séc. XVII). Empregos: mexicanos para os EUA; turcos para Alemanha; argelinos para França; paquistaneses para o Reino Unido; brasileiros para o Japão; portugueses para a Suíça; populações de cidades pequenas e áreas rurais para grandes cidades. Guerras: europeus para as Américas durante as duas guerras mundiais; vietnamitas durante a guerra com os EUA (década de 60); albaneses do Kosovo para Macedônia e Albânia (década de 90); ruandeses fugindo do genocídio de 1994. Salários mais altos: médicos britânicos para os EUA, pesquisadores indianos do ramo da informática para os EUA; populações de cidades pequenas e áreas rurais para grandes cidades. Perseguição política: chineses e russos fugindo do regime comunista (meados do séc. XX); exilados argentinos e brasileiros fugindo da Ditadura Militar (década de 60). Impostos mais baixos: artistas do cinema e da música, do Reino Unido para os EUA.

10 Expansão territorial: impérios romano, otomano, britânico e russo.
Escravidão ou trabalho forçado: africanos para América (século XV ao XIX). Expansão territorial: impérios romano, otomano, britânico e russo. Fome: etíopes para Sudão; moçambicanos para África do Sul (entre 1960 – 1990). Colonização e expansão comercial: espanhóis para América Latina; chineses para o Tibete; estadunidenses da Nova Inglaterra para a costa do Pacífico. Desastres naturais: indonésios e tailandeses após o tsunami de dezembro de 2004; habitantes da ilha de Montserrat e das Filipinas, após a erupção vulcânica; turcos após o terremoto de Izmit em 1999. Criação e desenvolvimento de novos polos econômicos: brasileiros para a construção e ocupação de Brasília; israelenses para os Kibutz do Deserto de Negev ; estadunidenses para o Vale do Silício; indianos para Bangalore. Desastres ambientais: ucranianos após desastre nuclear de Chernobyl, em 1984; indianos após desastre químico de Bhopal. Aposentados para regiões de climas mais quentes: estadunidenses para a Flórida; franceses para Mônaco e costa do Mediterrâneo; britânicos para a Austrália

11 Reassentamentos: algumas tribos nos EUA e Brasil transferidas para reservas indígenas (século XX).
Melhor qualidade de vida em relação à educação, saúde, lazer e consumo: latino-americanos para os EUA e a Europa; asiáticos para a Austrália; populações de cidades pequenas e áreas rurais para grandes cidades. Redesenvolvimento: demolição das hutongs (bairros antigos) de Pequim, para modernização da cidade, a partir da década de 90. Pressão populacional: chineses para o sudeste asiático, (séculos XIX e XX); italianos para o Brasil (século XIX)

12 Deslocação da população do campo(meio rural) em direção a cidade (meio urbano).
Êxodo rural

13 Deslocação da população da cidade(meio urbano) em direção ao campo(meio rural).
Êxodo urbano

14 Migrações que se realizam entre países.
Migrações externas

15 Migrações intracontinentais
Realizam-se no mesmo continente. Migrações intracontinentais

16 Migrações intercontinentais
Realizam-se entre continentes. Migrações intercontinentais

17 Migrações quanto ao tempo:

18 Migrações definitivas: realizam-se durante um prolongado período de tempo (superior a 1 ano) e implicam mudança de residência. Migrações temporárias: realizam-se durante um curto período de tempo,(inferior a um ano)

19 migrações pendulares (diárias): realizam-se diariamente entre local de residência e local de trabalho. migrações semanais: realizam-se no inicio da semana com regresso ao fim de semana. migrações sazonais: realizam-se sempre na mesma época do ano.

20 Movimentos Internos da população brasileira
As migrações internas no Brasil caracterizam-se por dois tipos principais: Intra-regional Inter-regional

21 Migração intra-regional
Migração de pessoas dentro de uma mesma região. Um tipo muito comum de migração intra-regional é a transumância, ou seja, o deslocamento periódico ou temporário da população motivado por mudanças climáticas (sazonal) ou econômicas. Um exemplo desse tipo de migração ocorre entre os trabalhadores sem qualificação profissional que residem entre o Agreste e o Sertão nordestino (os corumbás) e se deslocam para a Zona da Mata (faixa litorânea) para realizar o corte da cana. Após a safra, geralmente depois de alguns meses, retornam ao seu local de origem.

22 Migração inter-regional
Migração entre as regiões brasileiras. Segundo o IBGE, no século XXI, o Nordeste continuará perdendo população para o Sudeste. Até 2030, nordestinos deixarão a região em busca de uma vida melhor. A projeção do IBGE mostra que, neste mesmo período, o Sudeste receberá migrantes.

23 A Bahia é o estado de onde sairão mais pessoas e São Paulo será o que mais receberá novos moradores, cerca de Pernambuco perderá moradores, que migrarão para outros estados. Atualmente, pessoas saem por ano do Nordeste. As desigualdades regionais podem explicar essas migrações.

24 Problemas na Migração Internacional

25 Tráfico internacional de trabalhadores
Os países ricos têm estabelecido barreiras e uma intensa vigilância para impedir a entrada ilegal de imigrantes em seus territórios. No entanto, esse rígido controle não consegue impedir o desenvolvimento de uma atividade clandestina que cresce a cada ano: o tráfico de trabalhadores de países mais pobres para os mais desenvolvidos, por meio de agenciadores. Nesses casos, a maior parte dos imigrantes é empregada em serviços de baixa remuneração, que não passam por uma fiscalização mais rigorosa por parte do governo, ficando, de certa forma, despercebidos pelas autoridades. A eclosão de guerras por motivos separatistas e desavenças étnicas leva milhares de pessoas a deixar seus lares às pressas para se refugiar em lugares onde se sintam a salvo da morte. Ex: ex-Iugoslávia, Iraque, Israel-Palestina, países africanos, etc.

26 Fluxos turísticos Diferentemente dos infortúnios que levam trabalhadores e refugiados a deslocarem-se mundo afora, os fluxos turísticos são motivados pela busca do lazer. Assim, milhões de pessoas viajam todos os anos para lugares que oferecem cultura e diversão ou que propiciam a contemplação de belezas naturais. Nas últimas décadas, o fluxo turístico internacional cresceu consideravelmente, tendo como principal causa a ascensão da chamada “indústria” do turismo. A utilização do conceito de indústria para se referir a uma atividade de serviços baseia-se na ideia da comercialização de viagens em grande escala, a custos reduzidos e, portanto, com maiores lucros. Para tanto, tornou-se necessária associação de vários segmentos do setor de serviços (redes de hotéis, companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, parques de diversões, etc.) em torno desse objetivo.

27 Os imigrantes na Europa
As últimas décadas, grandes fluxos de migratórios, oriundos de países subdesenvolvidos da África, da Ásia e da América Latina, têm se direcionado principalmente para os países europeus mais industrializados, como França, Bélgica, Alemanha, Itália e Inglaterra. Os trabalhadores imigrantes buscam novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida nos países europeus. Em geral, a maior parte da população imigrante supres a demanda por mão-de-obra em atividades que exigem menor qualificação profissional, como na construção civil, bares, restaurantes, etc. Existe, ainda, uma parcela menor, mas significativa, de imigrantes que assumem cargos técnicos e científicos, trabalhando em universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas.

28 Raci smo

29 O que é? É um preconceito contra um grupo racial diferente daquele a que se pertence, originado pela crença em raças distintas e superiores umas às outras.

30 Diferenciação étnica e cultural
Forma atenuada de racismo que defende a igualdade racial e cultural, mas não a mistura de culturas e raças, de maneira a conservar a sua originalidade.

31 Racismo na história Antigamente, o racismo surgia muito ligado à escravidão. Depois, com a sua proibição, também surgiram movimentos apoiantes do genocídio de determinadas raças, como o nazismo.

32 Como se manifesta? Discriminação; Violência;
Genocídio, em casos extremos; Abuso verbal.

33 Origem de atitudes racistas
Racismo Medo de um o seu poder, povo de perder religião… cultura, classes sociais Existência de Nacionalismo excessivo Medo de novas (xenofobia) culturas existência de Crença na superiores raças Incentivo por parte de alguns políticos partidos

34 Vitimas do racismo Imigrantes, principalmente africanos e asiáticos.
Povos de religiões diferentes e, muitas vezes, minoritários.

35 Campo de refugiados na região de Darfur
Racismo na atualidade Atualmente, o racismo não é tão assumido como no passado, devido à mudança de mentalidade e às punições da lei. No entanto, ainda existem exemplos de atitudes extremistas e de genocídio, como o conflito de Darfur. Campo de refugiados na região de Darfur

36 Racismo na Europa Está ligado ao medo dos europeus da perda da cultura, identidade cultural e poder, que temem vir a ser dominados pelos imigrantes. Cartaz racista na Europa

37 Medidas contra o racismo
Criação de linhas de apoio a pessoas que sofram com o racismo; Como cidadãos, respeitar os Direitos Humanos e promover o seu cumprimento pelos que nos rodeiam; Manifestações e propaganda contra atitudes racistas; Mudança da mentalidade através de acções de formação.

38

39 Xenofobia

40 O que é? É um sentimento característico dos seres humanos que consiste na aversão e no medo ao que é diferente. Quando este sentimento é manifestado de forma descontrolada e excessiva é considerado um distúrbio psiquiátrico.

41 Xenofobia na história Desde a Antiguidade que a xenofobia existe. Temos como exemplos, a exclusão dos leprosos da sociedade e o nazismo. Nazismo: Campo de Concentração Exclusão de leprosos

42 Como se manifesta? A xenofobia pode manifestar-se como medo a culturas e raças desconhecidas, tendo tendência para se transformar em ódio ou aversão, dando origem a preconceitos. No entanto, é importante referir que nem todo o preconceito é originado pela xenofobia.

43 Como se manifesta? Actos individuais directos.
Morte, deportação e imigração forçada, em casos extremos. Discriminação.

44 Tipos de xenófobos Os xenófobos extremos Os xenófobos moderados

45 Origem de atitudes xenófobas
Xenofobia Rivalidades Religiosas parte de partidos Incentivo por políticos Nacionalismo excessivo económicos e sociais Problemas

46 Cartazes de partidos racistas, que apoiam o racismo, xenofobia e a discriminação, na Europa.

47 Medidas contra a xenofobia
Sensibilização da população contra a xenofobia; Integração dos imigrantes nos países para onde imigram; Criação de instituições de apoio a imigrantes; Manifestações contra comportamentos xenófobos;

48 Seus números são árabes Sua democracia é grega
Seu Cristo é Judeu Sua escrita é latina Seus números são árabes Sua democracia é grega Seu computador é japonês Sua mochila é chinesa Seu DVD é de Hong Kong Sua camiseta é da Tailândia Seus melhores jogadores de futebol são do Brasil Seu relógio é suíço Sua pizza italiana Seu refrigerante estadunidense Seu pão é francês E você ainda vê o trabalhador imigrante como um Estrangeiro depreciável?

49 Industrialização Mauro Vranjac - Industrialização

50 LOCALIZAÇÃO: ESPAÇO MUNDIAL
Geo-cad1-top-8 – 3 Prova LOCALIZAÇÃO: ESPAÇO MUNDIAL A localização das indústrias relaciona-se a uma série de fatores que podem atrair um tipo de indústria para um determinado lugar: disponibilidade de matérias-primas e água; presença de fontes energéticas; mão de obra abundante que permita o pagamento de baixos salários; mercado consumidor; rede eficiente de transportes e telecomunicações; incentivos fiscais fornecidos pelo governo local.

51 I. Países industrializados
Geo-cad1-top-8 – 3 Prova I. Países industrializados EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão: Maiores potências industriais da atualidade 71% do total das exportações industriais mundiais Grande destaque na produção de tecnologia de ponta Também têm destaque no cenário global: BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul México, Turquia e Tigres Asiáticos: Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong

52 O Reino Unido tinha a vantagem de:
Geo-cad1-top-8 – 3 Prova O Reino Unido tinha a vantagem de: dispor de grandes reservas de carvão mineral; acúmulo de capitais; disponibilidade de matérias-primas e de energia avanços técnicos. Porém, faltava a força de trabalho. A força de trabalho veio do campo no século XVII os burgueses se apossaram das terras onde, a atividade agrícola foi substituída pela criação de carneiros (lã à indústria têxtil). Os camponeses expulsos sem terem para onde irem, deslocaram-se para as cidades tornando-se operários assalariados e superexplorados.

53 III. O continente americano
Geo-cad1-top-8 – 3 Prova III. O continente americano EUA: maior potência industrial do mundo Nordeste: manufacturing belt Regiões do golfo do México, sul e costa oeste: impulso econômico no pós-Segunda Guerra. Hoje protagonizam a economia com ampla produção de tecnologia de ponta. Canadá: desenvolvimento garantido pela variedade de recursos naturais de seu território e investimentos feitos pelos EUA Sudeste: maior parque industrial, com destaque aos setores madeireiro, de celulose, metalúrgico, alimentício, siderúrgico, químico, petroquímico, espacial e mecânico

54 III. O continente americano
Geo-cad1-top-8 – 3 Prova III. O continente americano O ESPAÇO INDUSTRIAL DOS ESTADOS UNIDOS


Carregar ppt "Migração e Urbanização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google