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Algoritmos e Programação I

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Apresentação em tema: "Algoritmos e Programação I"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos e Programação I
Adriana Silva

2 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Lógica de Programação é a técnica de desenvolver algoritmos (sequências lógicas) para atingir determinados objetivos dentro de certas regras baseadas na Lógica matemática e em outras teorias básicas da Ciência da Computação e que depois são adaptados para a Linguagem de Programação utilizada pelo programador para construir seu software.

3 O QUE É UM ALGORITMO? Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos (instruções) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido (uma norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema.

4 O QUE É UM ALGORITMO? Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente é necessário obedecermos algumas premissas básicas no momento de sua construção: Definir ações simples e sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

5 O QUE É UM ALGORITMO? Os algoritmos são capazes de realizar tarefas como: 1. Ler e escrever dados; 2. Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; 3. Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; 4. Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição;

6 FLUXOGRAMA início x recebe m y recebe n não x é maior sim que y?
y é maior

7 PSEUDOCÓDIGO O pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, o pseudocódigo não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação.

8 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Linguagem de Máquina Linguagem de Montagem (Assembly) Linguagem de Alto Nível X Linguagem de Baixo Nível Paradigma Estruturado X Orientação a Objetos Programação Não Visual X Programação Visual

9 Atividades: Descreva os passos para ligar o computador. Leve em consideração que ele já está ligado a uma tomada e que todos os seus componentes funcionam adequadamente. Descreva os passos para trocar uma lâmpada. Use o detalhamento que desejar, mas não esqueça dos passos essenciais.

10 Regras para construção do Algoritmo
Para construir seus algoritmos, procure usar as regras a seguir: Usar somente um verbo por frase Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com computação. Usar frases curtas e simples Ser objetivo Usar palavras que não tenham sentido dúbio

11 Processo de construção de Algoritmos

12 Processo de construção de Algoritmos

13 Exemplo de Algoritmo Imagine o seguinte problema: Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = (P1+P2+P3+P4)/4

14 Exemplo de Algoritmo Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? R: Os dados de entrada são P1, P2, P3 e P4 b) Qual será o processamento a ser utilizado? R: O procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4 (quatro) c) Quais serão os dados de saída? R: O dado de saída será a média final

15 Exemplo de Algoritmo Receba a nota da prova1 Receba a nota de prova2 Receba a nota de prova3 Receba a nota da prova4 Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão

16 Teste de Mesa Após desenvolver um algoritmo ele deverá sempre ser testado. Este teste é chamado de TESTE DE MESA, que significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não.

17 Teste de Mesa Veja o exemplo: Nota da Prova 1 Nota da Prova 2
Utilize a tabela abaixo: P1 P2 P3 P4 Média

18 Exercício 1) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo Receba código da peça Receba valor da peça Receba Quantidade de peças Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) Mostre o código da peça e seu valor total 2) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2 3) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você.


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