A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO

2 O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural

3 Paisagem arquitetônica
O turismo também está relacionado às condições culturais como: Paisagem arquitetônica Eventos culturais Feiras comerciais Museus

4 Há ,ainda, os casos do espaço destinado ao turismo produzido artificialmente.
*Resorts *Hotéis *Parques temáticos

5 LAS VEGAS Localiza-se no deserto de Nevada a 500km de Los Angeles e a 1000km de São Francisco.

6 DUBAI – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
Rose Tower DUBAI – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS Burj Al Arab

7 SÃO PAULO BUENOS AIRES RIO DE JANEIRO
Grandes metrópoles globais também usam o turismo para a sua fonte econômica, apesar de terem uma ampla economia de influência nacional ou internacional. SÃO PAULO BUENOS AIRES RIO DE JANEIRO

8 TÓQUIO NOVA YORK

9 A Europa é o mais importante destino turístico , devido a seus atrativos históricos e culturais
REINO UNIDO ALEMANHA FRANÇA ESPANHA ITÁLIA

10 O ecoturismo tem se desenvolvido muito mais nas últimas décadas, e muito investimento tem sido feito internacionalmente para explorar esse potencial.

11 visada pelo poder público e privado de diversos países?
Por que o turismo é uma atividade visada pelo poder público e privado de diversos países? * O turismo é um grande gerador de emprego e renda, inclusive a mão de obra humana no setor de serviços não pode ser trocada pela robotização. * É decisivo na balança comercial dos países, especialmente aqueles mais progressistas no setor. * Não degrada o meio ambiente em intensidade como outras atividades (industriais, petrolíferas, etc). * Desenvolve-se em cidades de todos os tamanhos.

12 Atualmente o turismo chega a representar cerca de 10% do Produto Interno Bruto mundial, mas que a indústria petrolífera, farmacêutica e automobilística (individualmente). Alguns países da América Central, como a Martinica, por exemplo, chega a ter no turismo 70% do seu PIB.

13 Entrada de turistas internacionais (em milhões de pessoas)
TABELA A TABELA B Entrada de turistas internacionais (em milhões de pessoas) Entrada de divisas por turismo internacional (em bilhões de dólares) Posição em 2002 Mundo 703 474 1 França 77,0 1 EUA 66,5 2 Espanha 51,7 33,6 3 EUA 41,9 3 França 32,3 4 Itália 39,8 26,9 5 China 36,8 20,4 6 Reino Unido 24,2 6 Alemanha 19,2 7 Canadá 20,1 7 Reino Unido 17,8 8 México 19,7 8 Áustria 11,2 9 Áustria 18,6 Hong Kong (China) 10,1 10 Alemanha 18,0 10 Grécia 9,7 (OMT. Dados essenciais, edição 2003)  

14 O TURISMO É A ATIVIDADE do setor terciário que MAIS CRESCE NO BRASIL E NO MUNDO, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo. Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia de diversos países com excelente potencial turístico, como o Brasil.

15 No entanto o Brasil ainda se debate com questões básicas de infraestrutura:
*Aeroportos lotados *Ruas mal conservadas *Falta de acessibilidade

16 Transporte público precário, ruas sujas, estradas mal conservadas e falta de profissionais que falam outros idiomas.

17 *Cultura *Gastronomia Algumas possibilidades de exploração do turismo:
*Moda *Cultura *Gastronomia

18 EVENTOS ESPORTIVOS

19 O futuro é extremamente promissor, apesar de ameaças terroristas, problemas sociais e econômicos, mas a necessidade de viajar, de fugir do stress e de adquirir experiências e conhecimento faz parte da vida do ser humano. O Brasil precisa estar preparado para explorar todo o seu potencial turístico, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Voluntários, vocês são parte desse processo.


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google