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Planejamento de Comunicação

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Apresentação em tema: "Planejamento de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Comunicação
Profª Elizabete Nunes

2 Planejamento de Comunicação
Algo que devemos fazer antes de agir, isto é, tomada antecipada de decisão. Ackoff (1978) É o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Oliveira (2002)

3 Planejamento de Comunicação
Processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do assunto em questão, para se obter o máximo de resultado com o mínimo dispêndio de recursos humanos e financeiros. Côrrea (2002)

4 Planejamento de Comunicação
É um modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco em priorizar a alocação de recursos; Delimita os domínios de atuação da instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da instituição; Engaja todos os níveis da instituição para a consecução dos fins maiores.

5 PRESSÃO POR RESULTADOS
Planejamento de Comunicação Minimizar riscos Diminuir incertezas Maior resultado Menor custo PRESSÃO POR RESULTADOS

6 Também vale para a comunicação
Planejamento de Comunicação Processo dinâmico (atualização) Entrosar áreas envolvidas Facilitar tomada de decisão Facilitar controle Também vale para a comunicação

7 Planejamento de Comunicação
CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO Futuro Sujeito Objeto Objetivos Estratégias Meios Decisão Eficácia Ação Tempo

8 É a razão de sua existência
Planejamento de Comunicação MISSÃO É a razão de sua existência É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir Qual é o propósito fundamental do negócio? Quais as necessidades que o negócio deve atender e como deve atendê-las? Quem é o cliente ou mercado-alvo? Qual o papel e a contribuição da organização à sociedade? Quais as competências que a organização pretende construir ou desenvolver? Quais os compromissos e os valores que alicerçam o negócio?

9 É a imagem que a organização tem de si mesma e do seu futuro
Planejamento de Comunicação VISÃO É a imagem que a organização tem de si mesma e do seu futuro Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento.

10 Planejamento de Comunicação
DEFINIÇÃO DOS VALORES São idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência Qualidade de Vida; Inclusão Social; Equidade; Cidadania; Transparência; Ética; Parceria

11 Planejamento de Comunicação
Estratégico Tático Operacional Afeta toda a organização Faz a integração entre os níveis estratégico e operacional Onde as ação acontecem (plano de ação e cronograma)

12 Planejamento de Comunicação
Tipos de Planejamento Planejamento Estratégico Responsabilidade dos níveis mais altos da empresa Seleção dos objetos e respectivos cursos de ação Levam em conta condições internas e externas e sua evolução Considera algumas premissas básicas para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória Planejamento Tático Responsabilidade dos níveis intermediários da empresa Finalidade da utilização eficiente dos recursos disponíveis Deve se orientar pelos objetivos e políticas estabelecidos

13 Planejamento de Comunicação
Fases do Processo de Planejamento Identificação da realidade situacional Levantamento de informações Análise dos dados e construção de um diagnóstico Identificação dos públicos envolvidos Determinação de objetivos e metas Adoção de estratégias Previsão de formas alternativas de ação Estabelecimento de ações necessárias Definição de recursos a serem alocados Fixação de técnicas de controle Implantação do planejamento Avaliação dos resultados

14 Planejamento de Comunicação
Planejamento Operacional Formalização dos planos de ação ou operacionais Devem conter: - Recursos necessários - Procedimentos básicos - Resultados finais esperados - Prazos estabelecidos - Responsáveis pela execução e implantação

15 Planejamento de Comunicação
Instrumentos e Operacionalização do Planejamento PLANO: Reúne conjunto de elementos de decisão necessários para caracterizar racionalmente o planejamento. PROJETO: Objetiva o estudo mais racional dos recursos para a produção de um bem ou de um serviço em detalhes técnicos e financeiros. PROGRAMA: Fase final do planejamento – exec ução visando a melhor utilização dos recursos.

16 Planejamento de Comunicação
Instrumentos de Controle Cronograma Fluxograma Gráficos de Processamento Formulários Prazo é prazo !

17 Planejamento de Comunicação
Plano de Ação (5W2H) What ?– O que? Why? – Por quê? Who? – Quem? Where? – Onde? When? – Quando? How? – Como? How Much? – Quanto custará?

18 Planejamento de Comunicação
Plano de Comunicação: Processo pelo qual objetivos, metas, estratégias de comunicação, planos de ação controle e avaliação e investimento otimizam o negócio do cliente É a formação de objetivos e metas; desenvolvimento de estratégias de comunicação, avaliados através de processos e indicadores; orçados de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada negócio. O plano de comunicação não é um plano de marketing e envolve exclusivamente a comunicação. Entretanto, é válido afirmar que este pode ser inserido no plano de marketing como “promoção”.

19 Planejamento de Comunicação
ANÁLISE DAS FORÇAS FORÇAS e FRAQUEZAS - Ambiente INTERNO da empresa - controláveis OPORTUNIDADES e AMEAÇAS - Ambiente EXTERNO e aos Públicos da empresa – não controláveis.

20 Planejamento de Comunicação
FORÇAS É algo que a empresa faça bem ou que constitua uma característica que aumente a sua competitividade: competência, know-how, ativos físicos, ativos humanos, ativos organizacionais, ativos intangíveis, capacidades competitivas, atributos específicos, alianças, parcerias corporativas e imagem de marca são exemplos de forças.

21 ausência ou deficiência de know-how e de competências etc.
Planejamento de Comunicação FRAQUEZAS É algo que falta à empresa, que ela execute mal ou que a ponha em desvantagem em relação à concorrência. As fraquezas, em geral, são justamente a falta dos elementos encontrados nas forças: ausência ou deficiência de know-how e de competências etc.

22 Planejamento de Comunicação
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS (ambiente externo) Análise de oportunidade de produtos e mercados disponíveis à empresa e ameaças à sua competitividade Oportunidades Legislação Mercado Tecnologia Ameaças Evolução do ambiente Direcionamento e intensidade das mudanças Resistências a inovações

23 Use Elimine Aproveite Evite


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