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Método Cientifico e Tipos de Pesquisa

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Apresentação em tema: "Método Cientifico e Tipos de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Método Cientifico e Tipos de Pesquisa
Uma análise conceitual Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

2 Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

3 A divisão das ciências Ciências matemáticas ou lógico-matemáticas
Lidam com o conhecimento dos números e da lógica Ciências naturais Lidam com os fenômenos da natureza (biologia, química, física) Ciências humanas ou sociais Lidam com o homem e suas relações sociais Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

4 CLASSIFICAÇÃO Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

5 A classificação da ciência do ponto vista da investigação
Ciências não empíricas (Lógica e Matemática) São as que comprovam suas proposições sem recorrer a experiência Ciências empíricas (Naturais e Humanas/Sociais) Exploram, descrevem, explicam e formulam predições sobre os acontecimentos do mundo que nos rodeia Suas proposições devem ser confrontadas com os fatos e só tem validade se verificadas experimentalmente Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

6 Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

7 Metodologia, método e técnica
É o estudo dos métodos de investigação e prova Método Comportamentos e instrumentos empregados na seleção e elaboração de técnicas de pesquisa Técnica São os comportamentos e os instrumentos empregados na realização de operações de pesquisa Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

8 TIPOS DE MÉTODOS Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

9 Indutivo Parte-se de dados particulares para a inferência de uma realidade universal Todos os cães observados tinham coração. Logo, todos os cães têm coração Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

10 Dedutivo Premissas verdadeiras levam a uma conclusão verdadeira
Todos mamífero tem coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm um coração Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

11 Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

12 Exemplo 2 : dedutivo Todo o homem é mortal ----> Premissa maior
André é homem > Premissa menor _______________________________________________ Logo, André é mortal > Conclusão Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

13 Método Hipotético-Dedutivo
Conhecimento prévio; Problema; Conjecturas; Falseamento (momento da experimentação) Karl Raymund Popper, sustenta que este método consiste na construção de conjecturas (HIPÓTESES), que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade crítica e ao confronto com os fatos, para ver quais as hipóteses que sobrevivem como mais aptas na luta pela vida, resistindo, portanto, às tentativas de refutação e falseamento. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

14 Exemplo ESQUEMA DO MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO.
P TT EE P2 P1 - Solução provisória. TT - Teoria tentativa. EE - Eliminação do erro. P2 - Novos problemas. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

15 Método Dialético Implica uma análise objetiva mais crítica da realidade, visando não apenas conhecê-la, mas também transformá-la. Para tanto, o método dialético deve evidenciar as contradições internas em cada fenômeno estudado (GLOSSÁRIO SOBRE A OBRA DE PAULO FREIRE). Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

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17 Tudo se relaciona (Ação recíproca, ex. semente de milho)
Mudança dialética (tese, antítese e síntese, ex. semente de milho) Mudança qualitativa (saltos de quantidade para qualidade, ex. água fervente) Contradição (a contradição é o conteúdo interno do processo de desenvolvimento) Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

18 - HEGEL, dialética idealista. - MARX e ENGELS, dialética marxista.
Leis da dialética: - Unidade dos opostos - Mudança qualitativa. - Negação da negação. Exemplo de uso da tríade dialética.  TESE - LATIFÚNDIO ANTÍTESE - TRABALHADORES SEM TERRA SÍNTESE - REFORMA AGRÁRIA Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

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20 Método Fenomenológico
Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações. O sujeito/ator é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento. (GIL, 1999). Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

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22 Tipos de métodos Método histórico Método comparativo
Pesquisa das raízes das formas de vida social para relacionar com o presente Método comparativo Estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos Método monográfico Casos estudados em profundidade podem ser considerados representativos de muitos outros ou de todos. Busca-se generalizações Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

23 Tipos de métodos Método estatístico Método tipológico
Redução de fenômenos sociais a termos quantitativos e a manipulação estatística para comprovação dos fenômenos entre si Método tipológico Compara fenômenos sociais para criar modelos ideais Ex. estudo de todas as democracias atuais e do passado para estabelecer características ideais de democracia Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

24 Tipos de métodos Método funcionalista Método de interpretação
Estuda a sociedade do ponto de vista da função de suas unidades, como um sistema organizado de atividades Ex. averiguação da função dos usos e costumes para assegurar a identidade cultural de um grupo Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

25 Tipos de métodos Método estruturalista
Visa a construção de modelos sobre a realidade vivenciada O modelo possibilita a análise da realidade concreta de diversos fenômenos sociais Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

26 A aplicação dos métodos na ciência
As ciências naturais privilegiam a observação e a experimentação A experimentação é a observação controlada A força do positivismo (Auguste Comte) nas ciências naturais no século XIX Para Comte, o único paradigma válido para o conhecimento era a ciência A crença determinista do poder de previsão, no entanto, recebeu abalos Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

27 A aplicação dos métodos na ciência
Abalo do positivismo Física quântica (microfísica) Mesma realidade observada por pontos de vistas diferentes pode ter formas diferentes Macrofísica A teoria de relatividade de Einstein As ciências sociais têm a dificuldade de serem analisadas por meio de determinismos Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

28 A aplicação dos métodos da ciência
Dificuldades para lidar com o humano a partir de métodos das ciências naturais Dificuldade de observação e experimentação da consciência humana, da sociedade e da história Dificuldade de estabelecimento de leis objetivas e gerais Dificuldade de ofertar uma explicação científica ao que é contingente livre (razão, vontade e liberdade humana) Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

29 PESQUISA De acordo com Aurélio B. Holanda Ferreira, pesquisa é a "Investigação e estudo, sistemáticos, com o fim de descobrir e estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento" Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

30 Gil (1991, p. 19) considera a pesquisa como "procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos". Comungam também dessa idéia Lakatos e Marconi (2001) e Cervo e Bervian (1996) que a definem como uma atividade voltada à busca de respostas e à solução de problemas para questões propostas, através da utilização de métodos científicos. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

31 Para Minayo (1993, p.23), a pesquisa é uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade, constituindo-se em uma atitude e prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. “É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

32 Pesquisa Pesquisa pode ser entendida como
Coleta de dados, sistematização dos mesmos para uma descrição da realidade Estudo e produção de quadros teóricos de referência, que estariam na explicação da realidade Descrever restringe-se a constatar o que existe Explicar consiste em desvendar porque existe Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

33 QUANTOS AOS FINS Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

34 Tipos de Pesquisa – QUANTO AOS FINS
Exploratórias proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a tomá-lo mais explícito ou a constituir hipóteses, tendo como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições (GIL 1991, p. 45) Descritivas descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis; Expõe as características de determinada população ou fenômeno, estabelece correlações entre variáveis e define sua natureza. "Não têm o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação". (VERGARA 2000, p. 47). Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

35 Mattar (1999, p. 45), ao abordar um aspecto importante na identificação de uma pesquisa descritiva.
Esse tipo de pesquisa "responderá a questões como: quem, o quê, quando e onde”. Cita como exemplo o estudo do perfil do consumidor de um determinado produto. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

36 Explicativas identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos; aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

37 A pesquisa EXPLICATIVA tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. (VERGARA, 2000, p. 47). O que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão das coisas. Por isso é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. (GIL, 1991, p. 46). Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

38 Quanto aos MEIOS Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

39 Estudo de caso: É recomendável na construção de hipóteses ou reformulação do problema. Também se aplica com pertinência nas situações em que o objeto de estudo já é suficientemente conhecido a ponto de ser enquadrado em determinado tipo ideal. (GIL, 1991, p. 59). Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

40 O mesmo autor coloca como vantagens do estudo de caso:
O estímulo a novas descobertas; A ênfase na totalidade - focaliza o problema como um todo, superando o problema comum em levantamentos em que a análise individual dá lugar à análise de traços; Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

41 Pesquisa Bibliográfica
Abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, dissertações, internet etc., até meios de comunicações orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filme e televisão. (LAKATOS e MARCONI, 1998, p. 66). Köche (1997, p. 122) reforça que o objetivo da pesquisa bibliográfica é “conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se instrumento indispensável a qualquer tipo de pesquisa”. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

42 Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

43 A principal vantagem deste tipo de pesquisa reside no fato de que permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla caso se fizesse uma pesquisa direta. A principal desvantagem refere-se à utilização de fontes secundárias, que podem comprometer muito a qualidade da pesquisa, por apresentar dados coletados ou processados de forma equivocada. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

44 Pesquisa Documental Baseia-se na utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa Tais documentos podem ser aqueles conservados em órgãos públicos e instituições privadas, tais como associações científicas, igrejas, sindicatos, partidos políticos etc. Incluem-se aqui outros documentos, tais como cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins etc. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

45 Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

46 Apresenta a vantagem de que os documentos constituem uma fonte rica e estável de dados e sobrevivem ao longo do tempo e é uma importante fonte de dados em pesquisa histórica, além de apresentarem um baixo custo. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

47 Pesquisa Quantitativa
Depende de indução - generalizações pela coleta, exame e análise de casos específicos. Requer imparcialidade por parte do pesquisador. Constrói ou controla contextos de uma situação e lida com quantidades e números como dados primários. Inicia com fenômeno específico e tenta relacioná-los a outros, para esclarecer questões mais amplas. Tende a desconsiderar o contexto ou controlá-lo, para minimizar influências de nuances que possam afetá-lo. Utiliza análise estatística, particularmente empregando probabilidades, para demonstrar significância Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

48 Pesquisa Qualitativa Depende de dedução – conclusões raciocínio ou inferências de princípios gerais para particulares. Requer envolvimento do pesquisador com as pessoas, eventos e ambiente como parte integrante do processo. Oferece valor especial no processo de produção de novos conceitos ou teorias. Tenta descobrir e mostrar suposições que estão por trás das ações ou eventos. Lida com descrições detalhadas dos contextos de uma situação. Inicia com questões ou problemas amplos e procura limitá-los. Considera o contexto dos eventos como parte integrante dos dados primários. Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

49 Pesquisa “Outros [...] acreditam que pesquisar inclui teoria e prática, porque compreender a realidade e nela intervir formam um só todo, tornando-se um vício oportunista ficar apenas na construção descritiva, ou apenas na especulação teórica (DEMO, 1995, p. 11).” Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

50 Pesquisa e Observação A observação ocupa um lugar privilegiado nos trabalhos de pesquisa O registro da observação deve ser bastante fidedigno para que o descrito seja identificado Possibilita um contato pessoal e direto do pesquisador com o fenômeno pesquisado Ver para crer Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

51 Pesquisa e Observação Depende muito da visão de quem observa
Permite que se chegue mais perto da “perspectiva” dos sujeitos observados Busca-se perceber a visão de mundo dos sujeitos observados Busca-se o significado que os sujeitos atribuem ao mundo que o cerca Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

52 Pesquisa e Observação Auxilia na descoberta de novos problemas
Permite coleta de dados em situações em que são impossíveis outras formas de comunicação (observação de bebês) Auxilia no confronto do Captado na realidade Esperava encontrar Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

53 Atividade prática Observe seu relógio de pulso atentamente
Descreva-o por escrito em seu caderno Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

54 Atividade prática Observe novamente seu relógio e descreva-o seguindo este método de registro de observações Tipo: (analógico ou digital) Tamanho Formato Cor: (predominante) Material: (metal, plástico, couro) Marca: (fabricante) Modelo: (nome comercial) Adereços: (calculadora, luz, termômetro, etc.) Detalhes: (cravejado de pedras, desenhos, etc.) Prof. Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior


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