A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Independência do Brasil [1822]

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Independência do Brasil [1822]"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Independência do Brasil [1822]

2 Regência de D. Pedro [1821/1822] Fatores determinantes para a Independência do Brasil: A crise do Antigo Sistema Colonial -> Rebeliões Coloniais; A Revolução do Porto (1820) -> Recolonização do Brasil; As Revoluções Burguesas; A articulação política da elite brasileira na manutenção do status quo; O interesse de D. Pedro no trono brasileiro. Obs: a Independência do Haiti em 1804 – popular e abolicionista.

3 Partidos Políticos Processo Histórico
Partido Burguês: recolonização do Brasil. Partido Brasileiro: manutenção à Reino Unido. -> Ala radical: Independência/República (Gonçalves Ledo). Processo Histórico 1822: Janeiro – Dia do Fico ("Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico!”); Maio – Cumpra-se; Junho – Constituinte; 07/09 – Independência.

4 Guerra de Independência [1822/1823]
Províncias Rebeldes: Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Província Cisplatina; Início da dívida externa. Reconhecimento da Independência E.U.A.: Doutrina Monroe (América para os americanos); Portugal: 2 milhões de libras esterlinas; Inglaterra: ratificação dos tratados de 1810.


Carregar ppt "Processo de Independência do Brasil [1822]"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google