A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)

2   Nesta aula iremos falar sobre as operações do mercado financeiro denominadas descontos.
É bastante utilizada em operações de desconto de duplicatas bancárias, que são operações bastante tradicionais para as empresas brasileiras.

3 Basicamente, a operação de desconto refere-se ao cálculo do valor presente, conhecido o valor futuro de um titulo. A taxa de desconto implicada também se baseia no valor futuro.

4 EXEMPLO: “ UMA EMPRESA RECEBEU UMA DUPLICATA DE $5
EXEMPLO: “ UMA EMPRESA RECEBEU UMA DUPLICATA DE $5.000,00 PARA VENCIMENTO DENTRO DE 2 MESES, PRECISANDO DE DINHEIRO A EMPRESA LEVOU A DUPLICATA A UM BANCO QUE LHE PROPOS ADIANTAR $4.800,00, EM TROCA DA DUPLICATA, NESTE CASO O BANCO PROPOS UM DESCONTO DE $200,00.

5 A essas transações que são muito comuns
A EMPRESA CEDE AO BANCO O DIREITO DE RECEBIMENTO DA DUPLICATA EM TROCA DO DINHEIRO RECEBIDO ANTECIPADAMENTE. A essas transações que são muito comuns em sistemas financeiros, é dado o nome de Desconto Comercial ou Bancário.

6 Desconto Comercial ou bancário (por fora) Apura os encargos sobre o valor futuro, Pode ser considerado como aquele em que a taxa de desconto incide sobre um valor nominal (de resgate ou futuro).

7 D C = N .n .d FÓRMULA: Onde, D = desconto COMERCIAL
n = prazo de antecipação do título d= taxa de desconto N= Valor Nominal (FUTURO)

8   PROBLEMA 1 Uma duplicata de $18.000,00 foi descontada em um banco dois meses antes do vencimento, a uma taxa de desconto comercial de 2,5% am. a) Obtenha o desconto b) Obtenha o valor liquido recebido pela empresa c) Calcule também a taxa efetiva de juros da operação. a) b) c)5,26%ab

9 É IMPORTANTE NOTAR QUE A TAXA DE JUROS MENSAL É DIFERENTE DA TAXA DE DESCONTO.
A TAXA DE JUROS INCIDE SOBRE O VALOR ATUAL, (VALOR INICIAL) A TAXA DE DESCONTO INCIDE SOBRE O VALOR FUTURO, (VALOR DE RESGATE, VALOR FINAL)

10 PROBLEMA 2 Uma nota promissória de $ ,00 foi descontada em um banco 42 dias antes do vencimento, a uma taxa de desconto comercial de 2% am. Qual o desconto? Qual o valor líquido recebido pela empresa, sabendo-se que o banco cobrou uma taxa de serviço de 0,5% do valor da promissória, pago no dia em que a empresa a descontou? Qual a taxa efetiva de juros da operação no período? a) b) c) 3,41% ap(ao período)em 42 dias( usa o item b)


Carregar ppt "AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google