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Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor)

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Apresentação em tema: "Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor)"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor)
Graduação Psicologia do consumidor (comportamento do consumidor) Aula 1 Profª Ms. Lucélia Vieira

2 Contrato Pedagógico

3 Contrato Pedagógico Presença e horários
Chamada- será realizada chamada em todas as aulas e a qualquer momento. A chamada será realizada ate duas vezes, se o professor julgar necessário. Em casos especiais as faltas devem ser discutidas na secretaria.

4 Contrato Pedagógico Celulares- devem permanecer em modo silencioso ou desligado durante a aula. Não será permitido o uso desses aparelhos em sala para chamadas ou mensagens Conversas paralelas - paralisam a aula e prejudicam o desempenho da turma.

5 Contrato Pedagógico Metodologia
- Aulas expositivas com recursos audiovisuais seminários, apresentação de trabalhos, pesquisas extra-sala de aula, discussão de textos complementares, além de outras atividades em grupo.

6 Contrato Pedagógico OBJETIVO DA DISCIPLINA: Ao final desta disciplina o (a) aluno (a) deverá ter a capacidade de: ter a dimensão real do estudo do comportamento do consumidor; utilizar este conhecimento como uma ferramenta para ser utilizada nas mais importantes decisões de negócio.

7 Síntese do Conteúdo programático
Módulo A – Cultura Módulo B – Demografia e Gerações Módulo C – Classe Social Módulo D – Família Módulo E – Influências Pessoais. Módulo F – Estilo de Vida Módulo G – Motivação e Auto Conceito Módulo H – Aprendizagem e Conhecimento Módulo I – Processo de Decisão

8 Contrato Pedagógico Distribuição de Pesos –Avaliação
Preparação para as aulas- 30%- leituras previas, entrega de resumos e discussão das questões propostas Exercícios- 10% trabalho final Prova 1- 30%- Prova individual e sem consulta Prova 2- 30%- prova individual e sem consulta. Esta prova contemplará toda a matéria do semestre Prova substitutiva- prova individual e sem consulta que substitui a Prova 1 ou a Prova 2, em caso de falta do aluno em uma dessas avaliações. Esta prova contemplará toda a matéria do semestre.

9 Apresentação disciplina e do Contrato pedagógico
TEMA AULAS (1h40) CONTEÚDO 1 07-02 Apresentação disciplina e do Contrato pedagógico 2 14-02 Módulo A – Cultura  3 21-02 PP 4 28-02 Módulo B –Demografia e Gerações  5 14-03 PP Módulo B – Demografia e Gerações  6 21=03 Módulo C – Classe Social 7 28-03 PP 8 04-04 Módulo D – Família  9 11-04 PP  10 25-04 Módulo E– Influências e Grupo de Referência 11 02-05 PP Módulo E – Influências e Grupo de Referência  12 09-05 Prova 1

10 13 16-05 Módulo F– Estilos de Vida 14 23-05 PP 15 30-05 Módulo G– Motivação e Auto Conceito 16 Módulo H– Aprendizagem e Conhecimento Conceito 17 Módulo H – Aprendizagem e Conhecimento 18 06-06 PP TRABALHO FINAL Módulo I – Processo de Decisão do Consumidor Reconhecimento de Necessidades/Problemas & Busca por Informações 19 06-06 Apresentação de trabalho final 20 13-06 Prova 2 Avaliação Substitutiva e fechamento do programa.

11 Contrato Pedagógico Datas importantes
Preparação para as aulas- Entrega de resumos, apresentacoes e discussão das questões propostas. Não serão aceitas fora do prazo estipulado em sala de aula Exercícios- trabalho final- DIA 06-06 Prova maio-14 Prova junho-14

12 Trabalho Final Dia 06-06 Apresentação oral e escrita
Processo de decisão do Consumidor- Reconhecimento de necessidades & Problemas & busca por informações Leitura e apresentação dos capítulo 2 a 6 -James F. Engel, Roger D. Blackwell e Paul W. Miniard. Comportamento do Consumidor, 6ªedição. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Divisão dos capítulos

13 Contrato Pedagógico Apresentação do professor Apresentação dos alunos

14 PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
AMDG

15 Introdução O propósito do marketing e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes-alvo

16 Introdução Dessa forma, a análise do comportamento do consumidor visa identificar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos

17 Modelo de comportamento do consumidor
O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta

18 Modelo de comportamento do consumidor
A tarefa do profissional de marketing é entender o que acontece com o consumidor entre o estímulo externo e a decisão de compra

19 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
As motivações, percepções e atitudes do consumidor constituem um ponto de partida lógico para explicar o seu comportamento, mas insuficiente se não tivermos em conta outros fatores que provêm do exterior e que influenciam igualmente as decisões de compra.

20 Teste seu cérebro

21 Para refletir com honestidade, 
pelo menos os 5% que vão ler!

22 Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

23 Um professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada!!!!!! Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.

24 . Vejam o que ele disse. - "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

25 - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.  

26 É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.

27 Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto? A bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida.

28 De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se está indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertence. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto. (desconheço o nome do autor)

29  E você, faz parte desses 5% que fazem a diferença ou estão no grupo do resto? Seja especial em tudo que faz, faça o seu melhor...   Faça a diferença para você mesmo e para os outros.


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