A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drogas Alucinógenas (LSD)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drogas Alucinógenas (LSD)"— Transcrição da apresentação:

1 Drogas Alucinógenas (LSD)
Perturbadores ou alucinógenos sintéticos são substâncias fabricadas em laboratório, não sendo, portanto, de origem natural, e que são capazes de provocar alucinações no ser humano. Mecanismo de Ação: O LSD-25 atua produzindo uma série de distorções no funcionamento do cérebro, trazendo como conseqüência uma variada gama de alterações psíquicas.

2 Drogas Alucinógenas (LSD)
Efeitos no organismo: O LSD-25 tem poucos efeitos sobre outras partes do corpo. Logo de início, 10 a 20 minutos após tomá-lo, o pulso pode ficar mais rápido, as pupilas podem ficar dilatadas, além de ocorrer sudoração, e a pessoa pode sentir-se com uma certa excitação. Conseqüências Negativas: O fenômeno da tolerância desenvolve-se rapidamente com o LSD-25, mas também há desaparecimento rápido com a interrupção do uso. 

3 Drogas Excitatórias (cocaína)
É uma substância psico-estimulante extraída das folhas de uma planta originária da América do Sul, popularmente chamada coca (Erythroxylon coca). Mecanismo de Ação:  A substância atua no cérebro modificando a comunicação entre os neurônios. A intensidade dos seus efeitos é maior quando utilizada por via endovenosa (injetada) ou inalada (fumada). Quando fumada, seus primeiros efeitos ocorrem em 10 a 15 segundos, enquanto que pela via injetada, entre 3 e 5 minutos. Pela via aspirada (cheirada) surgem após 10 a 15 minutos.

4 Drogas Excitatórias (cocaína)
Efeitos no organismo: Os efeitos imediatos mais comuns são euforia, suor, taquicardia, calafrios e diminuição da fadiga. O uso contínuo de cocaína pode provocar dependência e hipertensão e é fator de risco para infartos do miocárdio e AVCs – acidentes vasculares cerebrais (derrames). Pode também induzir a transtornos psiquiátricos. Conseqüências Negativas: No Brasil, a cocaína é a substância mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis. Muitas dessas pessoas compartilham agulhas e seringas e expõem-se ao contágio de várias doenças, entre elas hepatites, AIDS, malária e dengue

5 Drogas Perturbadoras (álcool)
O álcool presente nas bebidas alcoólicas é o etanol, produzido pela fermentação ou destilação de vegetais - como a cana-de-açúcar e também de frutas e grãos. No Brasil, há uma grande diversidade de bebidas alcoólicas, cada tipo com quantidade diferente de álcool em sua composição. Mecanismo de Ação:  Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central, provocando mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência.

6 Drogas Perturbadoras (álcool)
Efeitos no organismo:  A ingestão de álcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. Conseqüências Negativas: Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais freqüentes são as relacionadas ao fígado (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose).

7 Alteração da disponibilidade do neurotransmissor
A cocaína, que bloqueia a bomba de recaptura de noradrenalina, dopamina e serotonina aumentando a concentração dessas monoaminas na fenda sináptica e, consequentemente, os efeitos mediados pelas mesmas.

8 Interação com o receptor
O alucinógeno ácido lisérgico (LSD) é agonista do receptor 5-HT2A da serotonina, envolvido no controle da percepção e humor, o relaxante muscular curare é antagonista do receptor nicotínico da acetilcolina da acetilcolina, presente nas fibras musculares esqueléticas e responsável pela contração muscular.

9 Bibliografia:


Carregar ppt "Drogas Alucinógenas (LSD)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google