A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MÚSICA CELESTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MÚSICA CELESTE."— Transcrição da apresentação:

1 A MÚSICA CELESTE

2 Início de toda a história
Como se classificaria este tipo de mediunidade psicográfica? Reunião familiar de estudos de “O Livro dos Espíritos”; Perguntas 249 a 251 Uma das filhas musicista – Impossível!; Na mesma noite – escreve “espontaneamente”

3 VINCENZO BELLINI – o compositor siciliano e um dos mais célebres operistas do século XIX, Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Belli ( ), foi um prodígio na sua infância. Conta-se, inclusive, uma lenda que ele aos dezoito meses foi capaz de cantar uma ária de Valentino Fioravanti. Conta-se mais que aos 2 anos de idade começou a estudar teoria musical, aos 3 já estudava piano e aos 5 tocava fluentemente. Dá-se, ainda, que ele compõs sua primeira obra musical aos 6 anos de idade. Entre a suas obras encontram-se motets e missas que são musicas sacras, afora outras composições de câmara, sinfônica e óperas, esta última a que lhe deu fama, compondo inclusive o bel canto lírico - expressão vocal que exige uma grande agilidade e precisão. Em 1825 deu-se a estrei de sua primeira ópera: Adelson e Salvini. Sua obra mais difundida é Norma, o que evidencia a famosa ária "Casta Diva", quando se conjugam a gravidade clásica com um apasiguamento muito romântico no discurso. A música de Bellini é extremamente melodiosa e tocada de grande ternura, o que caracteriza ser ele um representante da escola romantica italiana, que se firmou no teatro lirico escrevendo 10 óperas, em que imprimiu uma veia melódica de pureza e de sensibilidade admiráveis. Entre as suas obras estão Bianca e Ferdinando (1826), Il Pirata (1827), Straniera (1828), Zaira (1830), La sonambula (1831) e I Puritani (1833).

4 MÚSICA DAS ESFERAS? EXISTE? DO QUE SE TRATA?

5 MÚSICA DAS ESFERAS? Não é por acaso que a música teve, desde o início da história, um papel tão fundamental nos rituais. Ritmos evocam transes em que o eu é anulado em nome de algo muito mais amplo. Quando um grupo de pessoas escuta o mesmo ritmo, as separações entre elas deixam de existir, e um sentimento de união se faz presente. A música foi o primeiro veículo de transcendência do homem. Daí sua presença tão fundamental nas várias religiões. E ela foi, também, a primeira porta para a ciência. Tudo começou em torno de 520 a.C., quando o filósofo grego Pitágoras, vivendo na época no sul da Itália, descobriu uma relação matemática entre som e harmonia. Ele mostrou que os sons que chamamos de harmônicos, prazerosos, obedecem a uma relação matemática simples. (Marcelo Gleiser)

6 MÚSICA DAS ESFERAS? Teoricamente, sim. No entanto, ainda não há comprovação científica de que seja possível ouvir o movimento dos astros, como propõe esse conceito abstrato. “A música das esferas existe para quem tem a capacidade de ouvi-la interiormente”, diz o músico e pesquisador Marcelo Petraglia. “É possível ouvir algo além do que o ouvido humano é capaz de captar.” A idéia dessa música acompanha a humanidade desde os tempos do grego Pitágoras ( a.C.). Mas foi o astrônomo alemão Johannes Kepler ( ) quem aprimorou esse conceito utilizando a matemática, desenvolvendo as leis que regem os movimentos dos astros. Kepler descobriu que os planetas fazem um traçado elíptico e não redondo, ao redor do Sol. Assim, calculou o ponto mais próximo da rota de cada um em relação ao Sol (periélio) e, depois, o ponto mais distante (afélio). Analisando o tempo que cada planeta leva para dar uma volta ao redor do Sol (a Terra, por exemplo, leva 365 dias), Kepler transpôs proporcionalmente as medidas dessas órbitas em freqüências, encontrando assim tons e intervalos musicais. Ou seja, teoricamente, Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas produzem suas próprias melodias. Apesar de ser um conceito abstrato, a matemática torna a música das esferas um fato.

7 MÚSICA DAS ESFERAS? A Radioastronomia é o estudo do universoatravés da captação e análises de ondas de radiofrequencia

8 FREQUÊNCIA LEMBRA... AÇÃO DA VONTADE Rádio.. que lembra... Sintonia...
Pensamento... Que lembra...

9 “O livro dos espíritos”
Sono sonambúlico Leia a pergunta 425 de “O livro dos espíritos” Por que os espíritos optaram pelo sono sonambúlico e não pelo sonho? São Luiz de França


Carregar ppt "A MÚSICA CELESTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google