A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Administração e suas perspectivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Administração e suas perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 A Administração e suas perspectivas
Turma: 1º ADN 1 – Professora: Neuma Simões Fonte: Chiavenato(2008)

2 Uma sociedade composta por organizações
A Teoria Geral da Administração - TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração. A Administração é a condução racional das atividades da organizações.

3 Habilidades dos administradores
Técnicas Humanas Conceituais

4 Técnica Pode-se dizer que uma pessoa possui habilidade técnica quando ela compreende e tem domínio da atividade que realiza. Exige conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental voltados especificamente para as atividades que desenvolve.

5 HUMANA É a habilidade que demonstra a capacidade das pessoas trabalharem com eficácia como membros de uma equipe no sentido de conseguirem esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns.

6 Conceitual Habilidade de visualizar a organização como um conjunto integrado, implica na capacidade de se posicionar no ponto de vista da organização, perceber como as várias funções (marketing, finanças, contabilidade, produção, etc.) são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais.

7 As três habilidade do Administrador
Nível Institucional Habilidades conceituais Nível Intermediário Habilidades Gerenciais Humanas Habilidades técnicas Execução das operações Nível operacional

8 As competências do administrador - CHA
Perspectiva /Habilidades Atitudes Conhecimentos

9 As competências pessoais do administrador
Conhecimento = Saber (know-how, informação, atualização profissional, capacitação constante. Perspectiva = Saber fazer (visão pessoal das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. Atitude = Saber fazer acontecer ( comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação.

10 Dez papeis administrativos segundo Mitzberg
Papeis pessoais – como interage – representação, liderança e ligação. Papeis informacionais – como intercambia o processo de informação – monitoração, disseminação, porta-voz. Papeis decisórios – como utiliza as informações nas suas decisões – empreendimento, solução de conflitos, alocação de recursos, negociação.

11 Tarefa básica da administração:
Fazer com que as pessoas façam as coisas. “Uma das principais chaves para solução dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno”.

12 Conteúdo e objeto de estudo da Administração:
Administração vem do latim ad(direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é aquele que presta um serviço a outro. A palavra sofreu transformação radical no seu significado original.

13 Tarefa atual da administração:
Interpretar os objetivos organizacionais; Transformá-los em ações organizacionais através do Planejamento, Organização, Direção e Controle de todos os esforços.

14 Teorias Administrativas
Ênfase Teorias Administrativas Principais Enfoques Nas Tarefas Na Estrutura Administração Científica Teoria Clássica Teoria Neoclássica Teoria da Burocracia Racionalização do Trabalho no nível operacional Organização Formal Princípios Gerais da Administração Funções do Administrador Organização Formal Burocrática Racionalidade organizacional

15 Teorias Administrativas
Ênfase Teorias Administrativas Principais enfoques Na estrutura Estruturalista Múltipla Abordagem: Organização Formal e Informal Análise Intra-organizacional e Análise Interorganizacioanal Nas Pessoas Teoria das Relações Humanas Organização Informal Motivação, Liderança, Comunicações e Dinâmica de Grupos

16 O Estado Atual da TGA Por que os Administradores precisam conhecer das Teorias? A TGA estuda a interação e interdependência entre as cinco variáveis principais:

17 Tecnologia e competitividade
Seis Variáveis TGA Tecnologia e competitividade Tarefas Pessoas Ambiente Estrutura

18 Objeto de estudo da Administração:
A ação organizacional: 1º vista como um conjunto de cargos e tarefas. 2º Vista como um conjunto de órgão e funções. Hoje vista como um sistema composto de subsistemas...

19 A Administração na Sociedade moderna
É um fenômeno universal no mundo moderno. O Administrador precisa ter formação ampla e variada. Lida com pessoas. Precisa conhecer eventos passados e presentes e previsões futuras.

20 Precisa ver mais longe que os outros.
É agente de mudança e transformação da empresas; É agente educador - com sua liderança orienta e modifica comportamento das pessoas; Agente cultural.

21 A administração é o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas.
Um meio para alcançar eficiência e eficácia. A eficiência está relacionada ao conceito de racionalidade econômica, ou seja, a razão custo/benefício que a organização pode lograr para prestar ou produzir determinados bens. A eficiência, desta forma, demonstra a coerência entre MEIOS E FINS.

22 Eficácia A eficácia demonstra a capacidade da organização e/ou do dirigente na exploração de recursos escassos e valiosos (financeiros, humanos, tecnológicos, etc.), visando a correção dos meios para favorecer o alcance dos objetivos.

23 Perspectivas Futuras da Administração
Perspectivas Futuras da Administração. Novos sistemas adequados as demandas da pós-industrialização:

24 Fatores que provocam impacto nas organizações 1- O crescimento das organizações. 2- Concorrência mais aguda 3 – Sofisticação de tecnologia. 4- Taxas elevadas de inflação. 5- Globalização da economia e internacionalização dos negócios.

25 Grandes transformações - megatendências
Da sociedade industrial para a sociedade da informação. Da tecnologia simples para tecnologia sofisticada. Da economia nacional para economia mundial. Do curto para o longo prazo. Da democracia representativa para democracia participativa. Das hierarquias para comunicação lateral intensiva. Outros...

26 O administrador deve ter a capacidade de abstração
O administrador deve ter a capacidade de abstração. Vemos, então, uma forte interligação entre habilidades, competências e pensamentos sistêmicos, este último voltado principalmente para a ecologia. Pois no futuro teremos de entender os princípios básicos da ecologia

27 O objetivo principal das organizações deve estar, então, voltado para o desenvolvimento do pensamento sistêmico e ecológico, para fazer com que o colaborador perceba a importância dessa forma de pensar.

28 Assimilação de conteúdo:
Qual a tarefa básica da Administração? Qual a importância da TGA para as organizações? Quais as 6 variáveis básicas da TGA? Quais os principais desafios da Administração na sociedade moderna? O que é eficiência? E eficácia? O que são as habilidades humana, técnica e conceitual? O que é a visão sistema da administração?

29 “O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito” (Emerson)
Sucesso!!!! Uma semana de muito aprendizado para todos. Boa noite!!!


Carregar ppt "A Administração e suas perspectivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google