A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações interespecíficas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações interespecíficas"— Transcrição da apresentação:

1 Relações interespecíficas
Trabalho realizado por: António Fernandes Nº2 João Ferreira Nº10 Luís Gordalina Nº12 Martim Carvalho Nº19

2 Indíce Introdução……………………………………………….3
Endoparasitismo……………………………………...4 Vírus da lepra…………………………………………..5 Doença de Chagas……………………………………6 Lombrigas………………………………………………..7 Míldio………………………………………………………8 Conclusão………………………………………………..9 Bibliografia………………………………………………10

3 Introdução Na aula de Ciências da Natureza foi-nos proposto desenvolver um trabalho sobre o endoparasitismo, as suas características e as relações entre eles.

4 Endoparasitismo O endoparasitismo é a relação entre os parasitas e o hospedeiro, mas neste caso em concreto a relação acontece dentro do hospedeiro, em geral o hospedeiro é maior que o parasita mas é o parasita que é beneficiado.

5 Classificação científica:
Vírus da Lepra Mycobacterium leprae é o endoparasita responsável pela lepra, que tem forma cilíndrica. Este tem um crescimento extremamente lento quando comparado com o de outros endoparasitas. O virus ataca as células que formam a mielina dos nervos. A destruição da mielina leva à disfunção dos nervos, isto faz com que a pessoa perca o tato. Classificação científica: Reino: Monera Filo: Actinobacteria Classe: Actinobacteria Ordem: Actinomycetales Família: Mycobacteriaceae Género: Mycobacterium Espécie: M. leprae

6 Doença de chagas O Trypanosoma cruzi é o endoparasita que causa doença de chagas, frequente na América Latina. O inseto que transporta a doença é conhecido como barbeiro e alimenta-se do sangue da animais vertebrados. Ao sugar o sangue dos animais que o possuem, passa a ser o inseto a carregá-lo. Depois, quando se alimenta de uma pessoa ou de um animal saudável, transmite o parasita para ele, causando finalmente a doença de chagas.

7 Lombrigas Classificação científica Reino: Animalia Filo: Nematoda Classe: Secernentea Ordem: Ascaridida Família: Ascarididae Género: Ascaris A lombriga intestinal afeta os seres humanos, sobretudo as crianças. Aloja-se normalmente no intestino delgado e às vezes dirige-se para outras partes do corpo. O seu comprimento pode variar de 15 a 25 cm. Esta relação acontece quando as pessoas entram em contacto com um objeto contaminado com lombrigas. Uma vez ingeridos, os ovos dirigem- se para o intestino, onde são libertadas as suas larvas. Durante este percurso, as larvas passam por várias mudanças, e acabam por voltar ao intestino delgado, através do aparelho digestivo, onde finalmente, se tornam adultas.

8 Míldio Míldio é a designação dada a um conjunto de doenças das plantas. Estas formam manchas descoloradas nas folhas e afetam também outros órgãos. Este parasita encontra-se frequentemente em regiões húmidas, causando grandes prejuízos em culturas agrícolas.

9 Conclusão Com este trabalho aprendemos as características e as relações entre os endoparasitas e os seus hospedeiros. Aprendemos também muito sobre os diferentes endoparasitas em concreto ( lombrigas; doença de chagas; ténias e o míldio).

10 Bibliografia http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/parasitas.htm


Carregar ppt "Relações interespecíficas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google