A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luis Marques 6º ANO A/B. LOCALIZAÇÃO Nordeste da África entre os desertos da Líbia e da Arábia. Formado por duas grandes regiões: o Alto Egito (região.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luis Marques 6º ANO A/B. LOCALIZAÇÃO Nordeste da África entre os desertos da Líbia e da Arábia. Formado por duas grandes regiões: o Alto Egito (região."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luis Marques 6º ANO A/B

2 LOCALIZAÇÃO Nordeste da África entre os desertos da Líbia e da Arábia. Formado por duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito (região do Delta do Nilo). Se formou há pouco mais de 5000 anos, próximo do rio Nilo.

3 O RIO NILO O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. Também era utilizado para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. Nos meses das cheias, as águas do rio invandiam as margens, deixando as terras úmidas e prontas para o plantio. Imagem de satélite ALTO EGITO BAIXO EGITO

4

5 Economia Agricultura de regadio (diques e canais) Servidão Coletiva (Obras publicas durante as cheias). Cobrança de Impostos Política Poder Centralizado – Faraó Sociedade FARAÓ Ministros e sacerdotes Escribas Camponeses servos Escravos

6 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA A agricultura era a base da economia egípcia e, como já vimos, dependia das águas do Nilo. O trigo, a cevada, os legumes e as uvas constituíam as principais culturas. Dedicavam-se também à criação de bois, asnos, patos e cabritos. Além disso, praticavam também a mineração de ouro, pedras preciosas e cobre. O comércio era feito à base de trocas.

7 O FARAÓ Era considerado um deus vivo. Para os egípcios seu poder era ilimitado. Comandava os exércitos, distribuía a justiça, organizava as atividades econômicas. O faraó era o pai e a mãe dos seres humanos; um governante com autoridade sobrenatural. Possuía enorme riqueza. Era considerado o dono de todas as terras do Egito. Recebia impostos (pagos em produtos) das aldeias.

8 O VIZIR: abaixo do faraó. Tomava decisões jurídicas, administrativas e financeiras em nome do faraó. OS NOBRES: descendentes das famílias mais ricas, cuidavam da administração das províncias e postos mais altos do exército. OS SACERDOTES: administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos deuses. Homens ricos, pois ficavam com parte das ofertas feitas pela população aos deuses, além de não pagarem impostos. OS ESCRIBAS: dominavam a escrita, cobravam os impostos, organizavam as leis e os decretos e fiscalizavam a atividade econômica. O SOLDADOS: Eles viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques que podiam realizar durante as guerras de conquista. OS ARTESÃOS: Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, desenhistas, escultores, pintores, tecelões, ourives, etc. (templos, túmulos, palácios, etc.). O FARAÓ

9 OS CAMPONESES : Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes. Tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras necessárias às grandes obras, como túmulos, templos e palácios. OS ESCRAVOS : Estrangeiros e prisioneiros de guerra, formavam a base da sociedade. Trabalhavam nas minas e pedreiras, nas terras reais e nos templos. Muitas vezes faziam parte do exército em época de guerra e eram utilizados como escravos domésticos. A ESCRITA EGÍPCIA Chamada de hieróglifos, usados geralmente em inscrições oficiais e sagradas gravadas em pedra. Desenvolveram uma forma simplificada dessa escrita hieroglífica chamada de Escrita Hierática (escrita dos deuses), utilizada principalmente pelos sacerdotes. Havia ainda a Escrita Demótica (escrita do povo), geralmente usada em cartas.

10 RELIGIÃO Foi fortemente politeísta; cada localidade possuía seus próprios deuses. A unificação do Alto e Baixo Egito reduziu o número de deuses, no qual se destacam: Rá ou Amon-Rá (deus Sol), Osiris (deus da morte ou ressurreição), Anubis (deus dos mortos), entre outros. Os faraós construíram para si e suas famílias túmulos magníficos como as pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos. MUMIFICAÇÃO

11 A MUMIFICAÇÃO Além de crer na vida após a morte, os egipcios acreditavam que todas as pessoas, ao morrer, eram julgadas no Tribunal de Osíris. O trabalho de mumificação era caro e demorado, era feito por por especialistas e por alguns sacerdotes. Apenas as pessoas mais ricas eram mumificadas. As demais eram enterradas na areia do deserto. Graças a mumificação, os egípcios avançaram muito em algumas áreas científicas.

12 1. A respeito da sociedade egípcia, responda o que se pede: a) Identifique as camadas que compunham a sociedade egípcia. Em seguida, explique a função de cada um deles: b) Quais os setores da sociedade egípcia que faziam parte da organização política do ESTADO? Justifique. 2. Caracterize a religiosidade egípcia. 3. Identifique os principais deuses egípcios. Qual a função de cada um deles? ATIVIDADES


Carregar ppt "Prof. Luis Marques 6º ANO A/B. LOCALIZAÇÃO Nordeste da África entre os desertos da Líbia e da Arábia. Formado por duas grandes regiões: o Alto Egito (região."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google