A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DETALHANDO O PROJETO DE PESQUISA, SEGUNDO VERGARA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DETALHANDO O PROJETO DE PESQUISA, SEGUNDO VERGARA"— Transcrição da apresentação:

1 DETALHANDO O PROJETO DE PESQUISA, SEGUNDO VERGARA

2 PRÉ-TEXTOS CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO
SUMÁRIO é a enumeração dos títulos e subtítulos de cada capitulo do texto e respectivas pagina correspondentes.

3 1. INTRODUÇÃO E PROBLEMA INTRODUÇÃO:
DEVERÁ CONTER UM TEXTO INTRODUTÓRIO COM: . A DEFINIÇAO DO TEMA . UM BREVE HISTÓRICO DO TEMA, VALORIZANDO O PROJETO

4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO OU TEMA DELIMITADO
EXPLICITAR O QUE FICA DENTRO E O QUE FICA FORA DO ESTUDO. EXEMPLO: PERÍODO HISTÓRICO, ESPAÇO GEOGRÁFICO, PONTO QUE SERÁ ABORDADO.

5 O PROBLEMA EM PESQUISA CIENTÍFICA
O QUE É: UMA QUESTÃO NÃO RESOLVIDA DE ORDEM EPISTEMOLÓGICA, METODOLÓGICA, QUESTÃO ACEITA POSTA EM DÚVIDA, INTERESSES PRÁTICOS OU DESCONHECIDOS. QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS: . Questões que deverão ser respondidas no estudo; . Funciona como um roteiro da pesquisa; . Podem substituir os objetivos intermediários.

6 REGRAS PRÁTICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA:
Ser um problema verdadeiramente científico Ser formulado em forma de pergunta Ser redigida de forma clara e concisa Definir problema que possa ser solucionado Ao definir o problema, é necessário selecionar variáveis e definir a perspectiva espaço-temporal.

7 OBJETIVOS FINAL(GERAL) E INTERMEDIÁRIOS (ESPECIFICOS)
RESULTADOS A ALCANÇAR OBJETIVO FINAL: - BUSCA A RESPOSTA AO PROBLEMA - É ALCANÇADO VIA OBJETIVOS ESPEFICIFICOS OU INTERMEDIÁRIOS ● OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS OU ESPECÍFICOS: - SÃO METAS PARA O ATINGIMENTO DO OBJETIVO FINAL.

8 HIPÓTESES OU SUPOSIÇÃO
SÃO A ANTECIPAÇÃO DA RESPOSTA AO PROBLEMA; SUPOSIÇÕES ESTÃO ASSOCIADAS ÀS PESQUISAS QUALITATIVAS, NÃO IMPLICA TESTAGEM; PESQUISA EXPLORATÓRIA NÃO IMPLICA HIPÓTESE OU SUPOSIÇÃO.

9 RELEVÂNCIA DO ESTUDO OU JUSTIFICATIVA
RESPONDER À SEGUINTE INDAGAÇÃO: EM QUE O ESTUDO É IMPORTANTE PARA A ÁREA NA QUAL VOCÊ ESTÁ ATUANDO, OU PARA A ÁREA NA QUAL BUSCA FORMAÇÃO ACADÊMICA OU PARA A SOCIEDADE EM GERAL? MOMENTO DA JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

10 ROTEIRO DE PROJETO OU MATRIZ ANALÍTICA
1.1 TEMA DELIMITADO 1.2 QUESTÃO- PROBLEMA 1.3 HIPÓTESES DA PESQUISA A poluição do rio Paraíba do Sul, nos últimos anos, e a intervenção das autoridades públicas. - Quais as causas da poluição do rio Paraíba do Sul? - Entre as causas da poluição do rio Paraíba do Sul, nos últimos 5 anos, estão: dejetos despejados no rio pelas empresas, esgoto sem tratamento lançado no rio, lixos jogados pela população ribeirinha. - A legislação brasileira sobre poluição das águas vêm sendo obedecidas pelas autoridades competentes? - Embora as autoridades competentes estejam adotando varias medidas, estas ainda não muito tímidas, não levando a resultados satisfatórios. - Estarão as medidas adotadas pelas autoridades competentes surtindo efeitos eficazes? - As autoridades competentes, inclusive o Ministério Publico, têm punido e denunciado, porém, sem que o problema seja efetivamente resolvido.

11 ROTEIRO DE PROJETO OU MATRIZ ANALÍTICA
1.4 OBJETIVOS 1.5 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO: 1.4.1 OBJETIVO FINAL 1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Analisar a poluição do rio Paraíba do Sul, avaliando a eficiência das ações do poder público. Investigar as causas da poluição do rio Paraíba do Sul. Discutir a legislação voltada para a redução da poluição do rio Paraíba do Sul, apresentando propostas para que ela se torne eficaz. Analisar a qualidade das medidas adotadas pelas autoridades para o combate da poluição do rio Paraíba do Sul. - Explicitar em um pequeno texto qual é a relevância (importância) social, acadêmica e profissional do tema escolhido. - Exemplo: “ O tema escolhido é relevante do ponto de vista social por...; importante também do ponto de vista acadêmico por tratar de uma questão ainda não aprofundada de forma exaustiva pelas instituições acadêmicas,...”

12 2. REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
FUNÇÕES: - Contribuir na formulação do problema; - Facilitar a formulação das hipóteses; - Sinalizar para o método mais adequado; - Auxiliar na escolha dos procedimentos de coleta e organização dos dados - Fundamentar a interpretação

13 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
FONTES PARA A CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO: - MÍDIA ELETRÔNICA - LIVROS, PERIÓDICOS,TESES, DISSERTAÇÕES - COM OUTRAS PESSOAS.

14 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
ALGUMAS REGRAS GERAIS: Fazer levantamento do acervo sobre o assunto escolhido: ler sumários ou resumos, índices, fazer resumos das obras escolhidas, registrar conclusões pessoais, retirar citações(fazer fichamentos) Fazer entrevistas com especialistas; Levantar tudo que já foi publicado sobre o objeto escolhido; Usar de forma parcimoniosa as metáforas, poesias, historias; Adjetivos: esquecer Na redação do texto: evitar parágrafos-jumbo

15 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
QUANTO ÀS CITAÇÕES: - Não abusar do uso de citações; - Citações com mais de três linhas: mudar de linha, mudar o espaço(espaço simples) e começar a escrever um pouco mais à direita(recuar a citação); - Citação direta com menos de três linhas: manter a citação no mesmo parágrafo e colar aspas na frase citada.

16 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
USO DE ILUSTRAÇÕES, COMO TABELAS E FIGURAS: Devem ficar mais próximos do texto no qual são citados Devem ter numerações seqüenciais FIGURAS: são imagens visuais como mapas, fotografias, desenhos, esquemas, diagramas. TABELAS: combinam-se palavras e números. Nas figuras: o titulo é escrito abaixo das figuras. Nas tabelas: o titulo é escrito acima das tabelas Se a tabela ou figura for de alguém que não seja você, escreva abaixo a fonte e faça a referência.

17 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
QUANTO À REDAÇAO EM GERAL: Poderá ser dividido em capítulos e este em seções: os capítulos devem vir com os títulos no alto da pagina em caixa alta e negrito. Ao utilizar números e letras após números cardinais e letras maiúsculas ou minúsculas: usar ponto. Após números romanos e ordinais: não usar ponto. Ao escrever alguma palavra estrangeira, fazê-lo em itálico. Números cardinais até nove, devem ser escritos por extenso; a partir daí em algarismos. Jamais começar frases com números. Quando indicar séculos, usar algarismos romanos. Evitar palavras inteiras com maiúsculas no meio do texto. Dar espaço no inicio do parágrafo. Evitar uso de parênteses, cansa o leitor. Evite o uso da expressão etc. porque nela cabe tudo.

18 REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
USAR AS EXPRESSÕES LATINAS AO FAZER AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NO TEXTO: - apud ( citado em segunda mão), id.( mesmo autor, mesma obra citada logo anteriormente), op. cit. ( conforme obra já citada anteriormente), passim(aqui e ali), seq.(seguinte).


Carregar ppt "DETALHANDO O PROJETO DE PESQUISA, SEGUNDO VERGARA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google