A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais."— Transcrição da apresentação:

1 24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos)

2  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais. O pensamento clássico era baseado na contemplação racional. Bacon critica esse método, alegando que é necessário testar as teorias no mundo sensível. (é um problema confiar somente nas teorias!). Aproxima o conhecimento da técnica, da experiência, da prática. (O mundo é como na teoria?)

3  Problema dos ídolos (vícios) Reconhece que o ato de observar é complicado. ídolos = vícios = distorções na observação do mundo. (fatores que interferem na interpretação)  1) ídolo da tribo Vício (distorção) decorrente da condição humana. (limitações biológicas, por exemplo  exemplo das cores primárias). Determinado pelas características físicas e mentais do homem.

4  Problema dos ídolos  2) ídolo da caverna Refere-se ao ponto de vista pessoal dos humanos, seja por opiniões vindas do âmbito pessoal ou geradas pelo aspecto sociocultural. Ídolo da tribo  antropocentrismo; ídolo da caverna  etnocentrismo (analisando de maneira geral)

5  Problema dos ídolos  3) ídolo do foro Refere-se à linguagem que é construída dentro de uma certa lógica. Interfere na concepção das ideias e demonstra um contexto subtendido na fala dos humanos.

6  Problema dos ídolos  4) ídolo do teatro Diz respeito aos paradigmas e doutrinas. O humano está sujeito a observar a realidade levando em consideração suas opiniões (conceitos)  pode levar ao erro (procura provas para o que você quer achar  Lei de Murphy e o pão com manteiga).

7  Teoria da tábula rasa

8  Impressões e reflexões

9  Ideias simples e complexas

10  Qualidades secundárias (subjetivas)  Qualidades primárias (objetivas)  Fundamentação das ciências

11  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


Carregar ppt "24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google