A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola da pontuação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola da pontuação."— Transcrição da apresentação:

1 Escola da pontuação

2 Ponto final Apareço no fim das frases declarativas e indico que estão completas. Ex.: A cerejeira cobriu-se de folhas fresquinhas e verdejantes .

3 Dois pontos A seguir a nós, vem tudo bem explicadinho.
Ex.: Disse Deus, na Primavera : - Ponham a mesa às lagartas!

4 Vírgula Indico uma pequena pausa e separo as palavras numa enumeração.
Ex. : As folhinhas da cerejeira são verdejantes, fresquinhas, tenras, apetitosas.

5 Ponto e vírgula Obrigamos a uma pausa como o ponto final, mas não terminamos a frase. Ex. : O urso prosseguiu o seu caminho ; um pouco mais adiante encontrou dois elefantes que brincavam na floresta.

6 Ponto de Interrogação Sou muito curioso. Por isso, faço perguntas.
Ex. : Que horas são ?

7 Ponto de Exclamação Apareço para indicar sentimentos: admiração, alegria, tristeza, medo,... Ex. : Que livro bonito!

8 Reticências Indicamos que não se disse tudo...
Ex. : Estavas distraído e agora ... Quem semeia ventos...

9 Travessão _ Que livro é esse?
Apareço nos diálogos para indicar a fala das personagens. Ex. : O professor perguntou : _ Que livro é esse?

10 Aspas Indicamos que a frase foi escrita por outros.
Ex. : « A minha Pátria é a língua portuguesa » , escreveu Fernando Pessoa.

11 Parêntesis No meio da frase servimos para dar uma informação ou explicação. Ex. : A Mariana brincava no jardim (era onde gostava de passar as tardes livres), quando viu chegar o tio Jorge.

12 Um professor ao avesso O professor entrou na aula correndo sobre a cabeça; trazia um chapéu castanho nos pés, umas meias amarelas nas mãos, umas luvas penduradas no nariz, umas grossas lentes que quase lhe caíam .                                                               

13 Vamos ajudar o professor
O professor entrou na aula correndo sobre a cabeça trazia um chapéu castanho nos pés umas meias amarelas nas mãos umas luvas penduradas no nariz umas grossas lentes que quase lhe caíam Pontue corretamente o texto. Soluções

14 Um professor aliviado O professor entrou na aula correndo; sobre a cabeça trazia um chapéu castanho, nos pés umas meias amarelas, nas mãos umas luvas , penduradas no nariz umas grossas lentes que quase lhe caíam .

15 Erros na pontuação Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena e escreveu assim:  Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.  Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes.  1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:  Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.  2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:  Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.  3) O padeiro pediu cópia do original. Puxando a brasa para sua sardinha, interpretou:  Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.  4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:  Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.  Assim é a vida. Nós é que colocamos os pontos. E isso faz a diferença. 


Carregar ppt "Escola da pontuação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google