A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio."— Transcrição da apresentação:

1 DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio

2 Conceito de Prova É a demonstra ç ão da verdade dos fatos alegados em ju í zo mediante crit é rios legais ou moralmente leg í timos, que possui como finalidade o convencimento do ó rgão jurisdicional.

3 Provas ilegais Provas ilícitas e ilegítimas constituem espécies do gênero prova ilegal.

4 Provas ilícitas Provas ilícitas: são aquelas obtidas com a infringência de norma de direito material, sua coleta é verificada anteriormente ou durante o processo, mas sempre fora da relação processual. A ilicitude aflora da infrigência de normas e princípios tutelares, em especial os direitos de personalidade.

5 Provas ilegítimas Provas ilegítimas: são aquelas obtidas com infringência a norma de direito processual.

6 Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Pela admissibilidade processual das provas ilícitas De acordo com essa corrente doutrinária, a prova ilícita deveria ser admitida no processo. Somente seria afastada caso houvesse expressa previsão legal de inadmissibilidade típica.

7 Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Pela inadmissibilidade processual das provas ilícitas O segundo seguimento da doutrina, encabeçada pela professora Ada Pellegrini, não admite a prova ilícita, mesmo quando não haja qualquer norma proibitiva daquele meio de prova. Referida doutrina é conhecida como a atipicidade constituicional, que não admite provas em desconformidade com o modelo judiciário circunscrito na CF.

8 Teorias sobre a admissibilidade das provas ilícitas Teoria da proporcionalidade A teoria da proporcionalidade, também denominada de razoabilidade, admite a prova obtida ilicitamente, sempre que houver na matéria discutida indiscutível interesse público a ser protegido. “Na interpretação de determinada norma jurídica, constitucional ou infraconstitucional, devem ser sopesados os interesses e direitos em jogo, de modo a dar-se a solução concreta mais justa. Assim, o desatendimento de um preceito não pode ser mais forte e nem ir além do que indica a finalidade da medida a ser tomada contra o preceito a ser sacrificado”(NELSON NERI)

9 PROVAS ILÍCITAS POR DERIVAÇÃO Prova ilícita por derivação constitui aquela prova obtida de forma lícita, mas a que a ela se chegou por intermédio da informação extraída de prova ilicitamente colhida(teoria do fruto da árvore contaminada).


Carregar ppt "DAS PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO José Hortêncio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google