A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Compressão de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Compressão de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Compressão de Dados
Redes de Comunicação 10º Informática Técnicas de Compressão de Dados Trabalho realizado por Ricardo Belinha

2 Introdução Neste meu trabalho em PowerPoint vou falar sobre as técnicas de compressão de dados, pois este conteúdo está inserido no módulo 1 desta disciplina.

3 Técnicas de Compressão de Dados
Objetivos da compressão de dados: Ocupar o menor espaço possível; Transmissão mais rápida;  Poder processar os dados sequencialmente de forma mais rápida;  Reduzir o tempo e espaço necessários para backups (e portanto o custo). Ao usar a compressão de dados, quando estamos a transmitir determinada informação, estamos sempre enviar o menor número de bits possível, não só estamos a diminuir o tempo necessário para completar a transmissão, como os seus custos. Se os ganhos daí decorrentes podem ser mínimos para pequenas quantidades de informação, já para grandes mensagens assim não o será.

4 Técnicas de Compressão de Dados
A compressão de dados envolve a codificação da informação de modo que o arquivo fique com o menos espaço possível. Algumas técnicas são gerais, e outras específicas para certos tipos de dados, tais como voz, imagem ou texto. Existe uma grande variedade de técnicas, de forma que veremos apenas alguns exemplos. Começamos por dividir as técnicas de compressão de dados em duas metades bem distintas: compressão sem perdas e compressão com perdas.

5 Técnicas de Compressão de Dados
Compressão sem perdas A informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão. Este tipo de compressão é usada em texto. Este tipo de compressão é também designada por compressão reversível. Compressão com perdas Neste tipo de compressão também designada por irreversível, a informação descomprimida é diferente da original. Técnicas irreversíveis são pouco comuns em ficheiros de dados, mas existem situações em que a informação perdida é de pouco ou nenhum valor, como em compressão de voz, imagem, por exemplo.

6 Técnicas de Compressão de Dados
Há vários tipos de abordagem à compressão de dados, assentando cada uma delas numa ideia base diferente. Os algoritmos de compressão originados serão assim também bastante diferentes entre sie, o que para nós é talvez mais importante, dar-nos-ão diferentes taxas de compressão. As ideias base mais comuns, e que mais frutos têm dado, são as seguintes: Alterar o tipo de representação dos caracteres, recorrendo a códigos de comprimento variável; Utilizar um dicionário comum à transmissão e à receção; Usar representações especiais para repetições de caracteres.

7 Técnicas de Compressão de Dados
Códigos de comprimento variável A maneira mais simples de obter uma compressão de imagens sem perdas é trabalhar na redução apenas da redundância de codificação. Pode-se codificar os valores de tons de cinza utilizando códigos de comprimento variável, que atribuem palavras-código mais curtas aos símbolos mais prováveis. Portanto, os símbolos de fonte a serem codificados podem ser os valores de tons de cinza da imagem ou a saída de uma operação de mapeamento.

8 Técnicas de Compressão de Dados
Códigos de comprimento variável Código de Huffman A técnica mais conhecida de codificação para evitar a redundância é o código de Huffman. Quando é aplicada essa técnica à codificação de cada símbolo da fonte, o código de Huffman fornece o menor número inteiro possível de unidades de informação (bits) por símbolo de fonte. O primeiro passo no algoritmo de Huffman consiste na criação de uma série de reduções na fonte original, através da ordenação das probabilidades de ocorrência dos símbolos.

9 Conclusão Portanto, devo dizer-vos, como vocês já repararam, as técnicas de compressão de dados é muito útil, pois com essas técnicas ocupamos o menos espaço possível, transmitimos os ficheiros mais rápidamente e o tempo a processar o ficheiro é muito mais rápido.


Carregar ppt "Técnicas de Compressão de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google