A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 01 – Apresentação da Disciplina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 01 – Apresentação da Disciplina"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 01 – Apresentação da Disciplina
Mecânica Geral Aula 01 – Apresentação da Disciplina

2 Objetivo Geral Construir conhecimentos básicos de estática dos rígidos bem como desenvolver capacidades de aplicação destes conceitos a problemas práticos na área da engenharia.

3 Objetivos Específicos
Conceituar equilíbrio de um ponto material no espaço e sistemas equivalentes de força Conceituar equilíbrio dos corpos rígidos. Determinar reações de apoio. Resolver estruturas isostáticas planas simples. Conceituar geometria de massas.

4 Conteúdo Programático
Unidade 1 - EQUILÍBRIO DE UM PONTO MATERIAL NO ESPAÇO 1.1. Componentes cartesianos de uma força no espaço. 1.2. Força definida por seu módulo e dois pontos de sua linha de ação. 1.3. Adição de forças concorrentes no espaço. 1.4 Condições de equilíbrio de um ponto material no espaço.

5 Conteúdo Programático
Unidade 2- CORPOS RÍGIDOS: SISTEMAS EQUIVALENTES DE FORÇAS 2.1. Forças internas e externas. 2.2. Princípio da transmissibilidade. 2.3. Momento de uma força relativo a um ponto. 2.4. Teorema de Varignon. 2.5 Momento de uma força relativo a um eixo. 2.6 Decomposição de uma força dada em uma força aplicada em um determinado ponto de forças. 2.7 Redução de um sistema de forças a uma força e um binário. 2.8 Sistemas equivalentes de forças 2.9 Casos particulares de redução de um sistema de forças.

6 Conteúdo Programático
Unidade 3 - EQUILÍBRIO DOS CORPOS RÍGIDOS 3.1. Diagrama de corpo livre. 3.2. Equilíbrio dos corpos rígidos em duas dimensões. 3.3. Reações nos vínculos de uma estrutura bidimensional.

7 Conteúdo Programático
Unidade 4 - ANÁLISE DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS PLANAS 4.1 Treliças. 4.1.2 Método dos Nós. 4.13 Método das Seções. 4.2 Vigas.

8 Conteúdo Programático
Unidade 5 - EQUILÍBRIO EM TRÊS DIMENSÕES 5.1 Reações nos vínculos de uma estrutura tridimensional. 5.2 Condições de equilíbrio de um corpo rígido em três dimensões.

9 Conteúdo Programático
Unidade 6 - FORÇAS EM VIGAS 6.1 Forças internas nos elementos. 6.2 Tipos de carregamentos e de vínculos externos. 6.3 Força cortante e momento fletor de uma viga. 6.4 Diagramas de força cortante e momento fletor. 6.5 Relações entre carga, força cortante e momento fletor.

10 Bibliografia Básica BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON, Russell E. Mecânica vetorial para engenheiros. 5. ed. São Paulo: Makron, v.1 HIBBELER, Russell C. Estática: mecânica para engenharia. 10.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. MERIAM, James L; KRAIGE, L. G. Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, v1

11 Bibliografia Complementar
SHAMES, Irving H. Estática: mecânica para engenharia. 4.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, V1 SHEPPARD, Sheri D;TONGUE, Benson H. Estática: análise e Projeto de Sistemas em Equilíbrio. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

12 Contatos Email: msc.marcelosilva@gmail.com
Facebook: Twitter: mscmarcelosilva Blog: mscmarcelosilva.blogspot.com


Carregar ppt "Aula 01 – Apresentação da Disciplina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google