A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Nossas escolhas: estudo de “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, e “Meus dois amores”,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Nossas escolhas: estudo de “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, e “Meus dois amores”,"— Transcrição da apresentação:

1 UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Nossas escolhas: estudo de “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, e “Meus dois amores”, de Luiz Henrique Rios. Maica Frielink Immich e Vanessa Zaniol

2 Público-alvo: adolescentes de 16 anos, 2º ano do ensino médio. Para que essa oficina vai servir para o público-alvo? Apresentar objetivos e justificativas. Esta oficina servirá para apresentá-los primeiramente a adaptação de um conto para o filme, além disso serve também para desenvolver a criatividade no que se refere à escrita de um roteiro e à representação de uma peça. Escolhemos o autor Guimarães Rosa por ser muito importante na literatura brasileira, por estar presente na lista de leituras obrigatórias de diversos vestibulares e também por ter um filme recentemente lançado (intitulado “Meus dois amores”) que trata da história do conto “Corpo Fechado”. Número de alunos: 20 alunos

3 Número de horas/aula: 10h/aula (5 encontros de 2h/aula) Recursos necessários: cópias do conto “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, uma sala com recursos para fazer a atividade que consiste em assistir o filme e uma sala na qual os alunos possam fazer a atuação.

4 Resultados esperados: Esperamos que ao concluir esta atividade os alunos tenham uma maior percepção do processo criativo de um filme, da adaptação e de um roteiro. Forma de avaliação: A avaliação será processual e qualitativa, ou seja, não será reduzida a uma aula apenas e seguirá critérios que estarão presentes em diversas questões que o professor deverá se perguntar durante e após a atividade, como por exemplo: “Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno compreendeu o assunto geral que será tratado?” ou “Durante a aula, o aluno conseguiu expor a sua opinião, compreendendo o processo de criação e adaptação do texto/filme?”. Além destas perguntas a avaliação também acontecerá na produção que os alunos farão em sala de aula.

5 Unidade Temática Nossas escolhas: estudo de “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, e “Meus dois amores”, de Luiz Henrique Rios.

6 Aula 1 Apresentação do gênero conto (20min) Perguntas introdutórias sobre o texto - 20 min (feitas de forma oral), tais como: -Você já leu contos? Se sim, quais são as características principais de um conto? - Você conhece o autor Guimarães Rosa? Se sim, o que você conhece sobre ele? Apresentação breve do autor, descrevendo as características principais da escrita e as obras (10 min); Leitura do conto “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, em sala de aula. A leitura ser feita em formato de contação de história, na qual os alunos sentarão em circulo e contribuirão na leitura. (50min) Após a leitura os alunos deverão sintetizar a história, com suas palavras, em poucas linhas. (20min)

7 Atividade de interpretação do texto Perguntas para eles discutirem em grupo e depois responderem para a turma, tais como: Qual o dilema do personagem? Quais as características de Beija-Flor e de Besta Ruana? Quais suas relações com o Manuel Fulô? Quais as experiências anteriores de Manuel Fulô que foram decisivas para a sua constituição como sujeito? Por quê? Como você imagina o cenário deste conto? Justifique sua resposta a partir de passagens textuais presentes no conto estudado. Quais as diferenças de ambientação entre o conto e a nossa realidade?

8 Aula 2 Nesta aula os alunos assistirão o filme “Meus dois amores” baseado no conto que foi lido previamente. 1ª atividade: alguns alunos serão escolhidos para fazer a leitura da síntese que fizeram aula passada e discutiremos sobre os personagens e a construção do enredo e da trama. (15min) 2ª atividade: Agora, os alunos assistirão o filme e deverão fazer breves anotações sobre os personagens e a sequencia de acontecimento; (1h20) 3ª atividade: Depois de assistir o filme os alunos deverão fazer um quadro comparando as características presentes no filme e no conto escrito, tais como: personagens, sequencia de acontecimentos, conclusão da história, etc. 4ª atividade: a professora introduzirá brevemente o conceito de adaptação;

9 Aula 3 A atividade inicial consiste na leitura do texto “A magia da adaptação dos livros ao cinema” de Anna Fedovora, que mostra a relação entre cinema e literatura, e o que é e como se dá a adaptação de livros para filmes. A leitura é conjunta, ou seja, cada aluno lê um parágrafo do texto (30min) discussão com os alunos sobre o texto. Cada aluno traz uma contribuição sobre adaptações que venham à mente deles, em primeira instância, seja para filmes, novelas, minisséries, séries, etc (30min) Perguntas relacionadas ao texto de Anna Fedovora;

10 Atividade de interpretação do texto Analisar as semelhanças e diferenças dentro da narrativa quando levada para um contexto audiovisual. Discutir as mudanças, o que as motivou e a que extensão a transposição de uma narrativa para mídias audiovisuais interfere no conteúdo do que foi narrado. Responder oralmente as seguintes perguntas que remetem à realidade do aluno: O que você entende por "adaptação"? Qual é a adaptação de livro para filme (ou série, novela, minissérie) que você considera mais conhecida? Você prefere assistir a o filme de uma obra adaptada ou ler o livro? Por quê? Quais as diferenças entre a história do conto que lemos em aula e a história contada pelo filme? Quais as vantagens de uma adaptação? Quais as desvantagens?

11 Aula 4 Nesta aula os alunos serão apresentados gênero roteiro e começaram a fazer a produção de um roteiro simples de uma cena. Primeira atividade: Leitura de um trecho do texto “Processos de adaptação de obras literárias para o cinema e televisão.” da Profa. Cristina Brandão que tem o enfoque na temática que será discutida na aula, ou seja “Procedimentos do roteirista/ adaptador” (40min) e responder as questões sobre este texto. Os alunos deverão escolher o tipo de adaptação que se identificam mais, visto que o texto descreve diferentes tipos de adaptação (“inspirado em…”, “baseado em…”, “adaptação fiel”, etc) e assim se dividirão em grupos de 4 pessoas para fazer a próxima atividade; (10 min) Agora, os alunos começarão a criar um pequeno roteiro de uma cena. Para fazer esta criação os grupos deverão escolher uma cena do conto/filme trabalhado em aula para representar. (Lembra-los que a cena não precisa necessariamente ter um desfecho, pois apenas uma cena será descrita, e terá no máximo 10 minutos de duração). Os alunos receberão ajuda da professora e poderão apoiar-se no texto para fazer a criação (50 min); Depois de finalizar o roteiro, os alunos deverão pensar no figurino (simples: chapeu/camiseta, etc) e definir os protagonistas de cada cena, importante ressaltar que todos irão fazer a representação; Lembrar os alunos que precisarão trazer os figurinos na aula seguinte, pois irão fazer a apresentação;

12 Aula 5 Esta aula será dividida em: adequação dos roteiros e apresentação dos grupos. Os alunos se juntarão nos grupos previamente formados e farão uma breve discussão (entre o grupo) sobre o roteiro produzido; (10 minutos) Primeira atividade: a professora lerá os roteiros com os 5 grupos formados e ajudará-os a adequa- lo para apresentar a cena, dividindo as falas, ajudando a fazer a designação do protagonista e do figurino. (1h) A professora, depois de ler os roteiros, irá classificar a ordem de apresentação dos grupos conforme a sequencia da história do conto; Agora, na segunda metade da aula eles começarão a se organizar para fazer a apresentação, dividindo os personagens e se caracterizando conforme o personagem que irá representar. Conforme explicado anteriormente cada grupo terá cerca de 10 minutos para fazer a apresentação. Durante a apresentação os grupos que não estiverem representando a cena deverão anotar pontos importantes que quiserem apontar, como criticas, elogios ou sugestões aos membros. Para o próxima aula os alunos deverão escrever um texto, no formato que desejarem, explicitando os pontos mais importantes da adaptação do conto ao teatro, e o aprendizado que tiveram com este projeto, informando aqui também as sugestões, críticas ou elogios aos grupos para que posteriormente possam fazer uma discussão que se relacione a temática.

13 Referências bibliográficas Processos de adaptação de obras literárias para o cinema e televisão. Profa. Cristina Brandão – Faculdade de Comunicação / UFJF http://www.petfacom.ufjf.br/postvmd/wp-content/uploads/2011/02/curso- de-especializa%C3%A7%C3%A3o-em-literatura-bras.Apostila.pdf http://www.petfacom.ufjf.br/postvmd/wp-content/uploads/2011/02/curso- de-especializa%C3%A7%C3%A3o-em-literatura-bras.Apostila.pdf Rádio Voz da Rússia - A magia da adaptação dos livros ao cinema – Anna Fedorova http://portuguese.ruvr.ru/2014_05_01/A-magia-da-adapta-o-dos-livros-ao- cinema-0968/ http://portuguese.ruvr.ru/2014_05_01/A-magia-da-adapta-o-dos-livros-ao- cinema-0968/


Carregar ppt "UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Nossas escolhas: estudo de “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa, e “Meus dois amores”,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google