A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Profissional na Engenharia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Profissional na Engenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Profissional na Engenharia

2 Algumas definições da engenharia
Como profissão, a engenharia é relativamente nova, e as suas atividades estão continuamente mudando na sua natureza e escopo. Entre muitas tentativas que tem sido feitas para definir a engenharia, segue algumas definições interessantes: A engenharia é a pratica da aplicação segura e econômica, das leis cientificas que governam as forças e materiais da natureza, por meio da organização, o projeto e a construção, para o beneficio geral da humanidade. S. E. Lindsay (1920) A engenharia é a aplicação profissional e sistemática, da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais para produzir riqueza. T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)

3 A Ética Profissional na Engenharia
A promulgação de códigos de ética formal enfrenta resistência, por parte de alguns engenheiros que pensam que a própria consciência de cavalheiros profissionais é a melhor orientação no que se refere a esta matéria. Os engenheiros responsáveis têm reconhecido, há muito tempo, a necessidade de estabelecer os princípios da prática profissional, para servir como regra na conduta pessoal. Desde inícios do século XX, varias organizações tem se organizado no sentido de estabelecer um código de ética profissional.

4 O Compromisso dos Engenheiros
É de particular interesse tanto para você, quanto para o engenheiro principiante, o conhecimento do compromisso dos engenheiros mais experientes, de disponibilizar o seu conhecimento aos seus colegas. Somente uma pequena parte do seu atual conhecimento, terá vindo como resultado do seu próprio trabalho; de longe, a maior parte do conhecimento, será recebido de outras pessoas na escola, nas sociedades de engenharia, e de outros engenheiros. Os engenheiros ainda têm outros compromissos, tais como os referentes à associação à sua sociedade profissional, registro profissional e participação na educação continuada.

5 Os princípios fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros
Os engenheiros sustentam e promovem a integridade, a honra e a dignidade da profissão da engenharia da seguinte forma: pelo uso do seu conhecimento e habilidades para a melhoria do bem-estar humano e a preservação do meio ambiente; sendo honesto e imparcial, e servindo com fidelidade ao povo, seus empregados e clientes; esforçando-se para aumentar a competência e prestigio da profissão de engenheiros; dando apoio às sociedades técnicas e profissionais.

6 Elementos Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros
Os engenheiros deverão preservar acima de tudo, a segurança, a saúde, e o bem-estar das pessoas, no desempenho as suas atividades profissionais; Os engenheiros deverão executar os seus serviços somente nas suas áreas de competência; Os engenheiros se manifestarão em publico somente de forma objetiva e leal; Os engenheiros se comportarão de forma profissional com cada um dos seus patrões ou clientes, assim como com os agentes ou delegados públicos, e evitarão conflitos de interesses; Os engenheiros construirão a sua reputação profissional no mérito dos seus serviços e não competirão com outros de forma desleal; Os engenheiros agirão de tal forma, que promoverão e farão respeitar, a honra, a integridade e a dignidade da profissão; Os engenheiros continuaram o seu crescimento profissional durante o desenvolvimento das suas atividades e permitirão e apoiarão o crescimento profissional daqueles engenheiros sob a sua supervisão.

7 A VELOCIDADE DO PROGRESSO DA ENGENHARIA
Os seres humanos primitivos utilizavam somente aquilo que estava disponível, enquanto que o engenheiro moderno começa com uma necessidade e desenvolve os meios de satisfazer tal necessidade. Em geral, o esforço para o progresso pode ser classificado em quatro estágios sucessivos de atividades: utilização, adaptação, conversão e criação. Por exemplo, as árvores foram utilizadas primeiramente como ponte e posteriormente adaptada na forma de vigas para a construção de casas.

8 INFLUENCIAS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Cada aspecto da vida moderna é influenciado pela aplicação da ciência nos problemas humanos básicos. No momento podemos controlar nosso ambiente físico imediato e estamos praticamente livres dos efeitos restritivos do calor, o frio, a chuva e do vento. Por outro lado, a posição dominante ocupada pelas novas criações tais como automóveis, computadores, pontes e arranha-céus, coloca em perigo ao próprio individuo em si. Os avanços tecnológicos podem ter efeitos secundários desagradáveis

9 O CONTROLE DO MEIO AMBIENTE
Uma clara distinção entre os humanos e as outras criaturas é a sua habilidade de entender, controlar e modificar o meio ambiente. O poder da tecnologia em controlar o meio ambiente, pode ficar muito maior no futuro. Antigamente um engenheiro se preocupava somente com um único aspecto do seu ambiente. Hoje em dia, empresas gigantes de tecnologia começam a efetuar estudos na área social.

10 Decisões Técnicas e o Bem-Estar Humano
Ao alcançar as decisões de projeto num sistema que se estende em cada extremidade da nossa sociedade tecnológica, o engenheiro deve levar em consideração a confiabilidade e a estética, assim como o custo e a segurança. O processo da otimização implica na seleção cuidadosa das alternativas, e a engenharia é essencialmente a serie de decisões. As decisões técnicas que envolvem fatores quantitativos são relativamente simples onde podem ser efetuadas comparações numéricas de forma direta. Onde os seres humanos estão envolvidos, como em todos os problemas importantes de engenharia, os fatores qualitativos podem ser significativos, e as decisões do engenheiro tornam-se mais difíceis.

11 Tomada de Decisão e o Futuro
Os engenheiros bem sucedidos do futuro estarão preparados para tomar decisões em problemas complexos e em áreas amplas. Eles serão hábeis na aplicação de ferramentas sofisticadas e serão inovadores no desenvolvimento de novas técnicas. Eles serão capazes de usufruir todas as vantagens que os computadores oferecem, adquirindo novas percepções tanto no processo de cálculo quanto na manipulação da informação. Eles possuirão a visão para conceber vastos projetos, a habilidade de analisá-los como um sistema integrado homem-máquina e ainda serão capazes de predizer o seu desempenho técnico e o seu impacto na humanidade.

12 Responsabilidades no Futuro
Os engenheiros no futuro precisarão ter boa vontade para assumir a responsabilidade das suas decisões. Este é um papel difícil e no passado, muitos engenheiros têm evitado este tipo de responsabilidade. Estes se têm limitado a fornecer os dados técnicos para que outros tomem as decisões. Mas quando os fatores tecnológicos forem cruciais, como será no futuro, os engenheiros deverão desejar assumir a sua respectiva responsabilidade, sob risco de que se não o fizer, possa ser considerado como uma ação não-profissional. Tradicionalmente, o engenheiro tem sido caracterizado pelo seu procedimento cauteloso, confiante somente na sua experiência passada ou por efetuar testes cuidadosos. Os problemas importantes da engenharia, porém, envolvem o fator do futuro desconhecido, e as decisões a serem tomadas, devem ser baseadas no efeito provável do fator de incerteza em condições pouco prováveis.

13 O Espectro de Trabalho do Engenheiro
Os engenheiros trabalham com idéias (princípios científicos e conceitos abstratos), com objetos (maquinas, materiais, circuitos, taxas), com pessoas (empregados, associados, supervisores, clientes) e com dinheiro (financiamentos, custos, taxas, preços e lucros). As varias funções que o engenheiro pode desempenhar, tendo em consideração os elementos citados anteriormente, fazem da engenharia ser um espectro de atividades. As carreiras em engenharia são geralmente descritas em termos do campo de atuação e da função; por exemplo, engenheiro projetista-elétrico, engenheiro de operações-químicas, engenheiro de projeto-mecânico ou engenheiro de vendas-metalúrgico.

14 O Espectro de Trabalho do Engenheiro
Os engenheiros plenos estão diretamente relacionado em atividades de projetos e operação, e depois de vários anos de experiência, o seu trabalho estará mais relacionado a atividades de direção e gerenciamento. Os engenheiros mestres e doutores, em geral, estão mais relacionados às atividades de ensino e pesquisa.

15 Aptidão para a Engenharia
A aptidão implica na disposição para, ou a capacidade de trabalhar em um certo campo de conhecimento. Uma característica do estudo da engenharia é que é necessário ter um certo tipo especifico de forma de pensar. Os engenheiros devem adquirir e cultivar as seguintes aptidões técnicas Visão da verdade, ou do que é verdadeiro Curiosidade Sentimento do que pode ou vai acontecer Empreendedorismo Experiência Senso comum Determinação Ousadia

16 Nível Educacional O desenvolvimento da educação em engenharia tem avançado junto com o progresso do conhecimento. Um típico currículo de engenharia é um programa integrado, cuidadosamente desenhado para oferecer um período de educação intensivo, eficiente, desafiador e agradável. O tipo de nível educacional necessário para os vários tipos de empregos de engenharia, depende do tipo de industria ou empregador, campo da engenharia, e ainda, da responsabilidade funcional. Muitos engenheiros altamente competentes, munidos de um diploma convencional, ganham mais que os engenheiros mestres e doutores. Estes últimos ganham os maiores salários iniciais, a custas de um atraso no inicio das suas carreiras, em prol da obtenção de um nível maior de educação.

17 Atividades Fundamentais do Engenheiro
Os engenheiros assumem uma grande variedade de responsabilidades funcionais, incluindo pesquisa, desenvolvimento, projeto, produção, construção, operação, vendas e gerenciamento Em geral, as atividades fundamentais mais aptas para os engenheiros recém formados são a pesquisa, desenvolvimento e projeto; também relacionadas aos engenheiros mestres e doutores. As funções gerenciais são mais aptas, como principal responsabilidade e atividade de trabalho, aos engenheiros mais experientes.

18 Atividades Fundamentais do Engenheiro
As atividades dos engenheiros são muito variadas, e de acordo com o tipo de trabalho podemos classificá-los em: Engenheiros Pesquisadores Engenheiros de Desenvolvimento Engenheiros Projetistas Engenheiros de Produção Engenheiros de Operação Engenheiros de Vendas Engenheiros de Gestão Engenheiros Consultores Engenheiros Professores

19 Engenheiros Pesquisadores
A pesquisa é hoje em dia um grande negócio, trabalhando com orçamentos de aproximadamente US$ 40 bilhões por ano, no mundo todo. A pesquisa é efetuada em basicamente quatro tipos de instituições, nos colégios e universidades, nos laboratórios industriais, nas organizações patrocinadas pelos governos e nos institutos de pesquisa. Os engenheiros de pesquisa procuram novos conhecimentos ou um melhor entendimento dos fatos já conhecidos. Estes engenheiros devem ser hábeis no raciocínio abstrato e indutivo, e ainda de saber expressar-se de forma matemática. Devem ser hábeis no analise de experimentos. Pessoas com a mente aberta e honestidade intelectual são características importantes em qualquer trabalho cientifico, devido a que sem estas, o pesquisador pode aceitar uma idéia preconcebida ou pessoal, o que pode escurecer a verdade.

20 Engenheiros de Desenvolvimento
A tarefa do engenheiro de desenvolvimento é a de aplicar as descobertas e resultados da pesquisa, para uma finalidade útil. Os engenheiros de desenvolvimento utilizam os princípios, as ferramentas e as técnicas, disponibilizadas através da pesquisa. O engenheiro de desenvolvimento ocupa uma posição estratégica entre a pesquisa e o projeto. No campo da inventiva, a criatividade e a experiência pratica pode ser mais importante que o treinamento acadêmico. Em qualquer tipo de evento, os engenheiros de desenvolvimento estão sempre trabalhando em áreas novas, precisando sempre ter à sua disposição as ferramentas, as técnicas e o conhecimento.

21 Engenheiros Projetistas
Os engenheiros projetistas fazem uso dos resultados obtidos pelos engenheiros de desenvolvimento e os continuam até o ponto onde eles se tornam economicamente úteis. Os engenheiros de projetos devem possuir treinamento avançado nas propriedades e comportamento dos materiais e processos, e ainda possuir habilidade na adaptação dos avanços recentes para a prática corrente. A partir desta descrição das tarefas a serem executadas pelo engenheiro de projeto, podemos chegar a algumas conclusões a respeito das qualificações pessoais, o treinamento e a experiência requerida Um bom projeto será econômico em termos de materiais, fabricação, instalação, operação e manutenção.

22 Engenheiros de Produção
Os engenheiros de produção se encarregam do layout das fabricas e com a seleção de equipamentos, enquanto mantém particular atenção aos fatores humanos e econômicos. Estes escolhem o processo de manufatura, as seqüências, as ferramentas e os métodos de fabricação. O trabalho do engenheiro de produção é muito similar ao do engenheiro de construção. Na organização tradicional das empresas, o departamento de produção está supervisionado diretamente pelos departamentos administrativo e gerencial, no lugar do departamento de engenharia. Os problemas técnicos com que se enfrentam os engenheiros de produção, cobrem praticamente todas as fases da engenharia, de forma que é necessário ter um forte treinamento nas ciências básicas das engenharias.

23 Engenheiros de Construção e Instalação
Os engenheiros de construção e instalação são responsáveis na supervisão e preparação dos lugares a serem ocupados por estruturas ou instalações. Estes determinam os procedimentos a serem seguidos em base a economia e a qualidade desejada como resultado. Dirigem a montagem, colocação e combinação dos materiais. Organizam o pessoal que executará as operações. É tarefa dos engenheiros de construção e instalação converter a visão do projetista em realidade, pela tradução dos rabiscos em aço, plástico e metal. Em todo caso, o engenheiro de construção e instalação deve ter experiência e senso comum, o que pode ser obtido somente pela prática.

24 Engenheiros de Operação
Os engenheiros de operação controlam maquinas, fabricas ou organizações que fornecem serviços tais como energia, transporte, comunicação, processamento de dados ou armazenamento de dados. O engenheiro de operação está mais preocupado com o desempenho atual das maquinas e sistemas que os engenheiros engajados em outras funções. Esta ênfase se reflete nas características do engenheiro de sucesso nesta atividade. Como na maioria das funções, o trabalho nas operações e na manutenção cobre todos os campos básicos da engenharia civil, elétrica, mecânica, química e metalúrgica.

25 Engenheiro de Vendas Os engenheiros de vendas analisam as necessidades dos clientes e selecionam e recomendam, bens, equipamentos ou serviços, que satisfaçam as suas especificações da forma mais econômica. Os engenheiros de aplicação devem ser capazes de se expressar oralmente e devem possuir um forte treinamento em negócios. Os engenheiros de vendas devem ser amigáveis, fáceis de conhecê-los e bons ouvintes.

26 Engenheiros de Gestão É de responsabilidade da gestão, determinar os principais propósitos de um empreendimento, para antecipar as áreas de futuro crescimento, selecionar os projetos de pesquisa mais promissores, e formular a política a ser seguida. Numa análise final, o futuro da empresa depende da sua capacidade de gerenciamento e administração. As estatísticas mostram que vinte e cinco anos depois da graduação, mais da metade dos engenheiros ocupam funções de gestão, supervisão ou administrativas. As características mais importantes do gestor são a sensibilidade nas relações humanas, e o entendimento dos desejos básicos de segurança e reconhecimento, e a aceitação da responsabilidade pela contribuição do bem-estar pessoal dos seus empregados.

27 Engenheiros Consultores
A consultoria é uma atividade da engenharia que atravessa todo o espectro de funções. Por exemplo, um engenheiro mecânico especialista em projetos pode estabelecer a sua própria companhia, e oferece preparar planos e especificações para qualquer cliente que deseje contratá-lo. O consultor pode ser tipificado pelo engenheiro civil que trata principalmente com o publico. A maioria dos excelentes engenheiros consultores combina os valores éticos e uma forte consciência de integridade pessoal, com a sua excepcional iniciativa e incessante motivação

28 Engenheiros Professores
O ensino de engenharia é outra atividade que não pode ficar restringida a uma única função. Os indivíduos com competência não usual no projeto, pesquisa, construção ou gestão, podem escolher dedicar os seus maiores esforços na instrução de estudantes de engenharia, enquanto conduzem as suas pesquisas ou exercita-se nas bases da consultoria. O professor de engenharia efetua a sua contribuição com professor na sala de aula, como conselheiro no seu escritório, e como investigador no laboratório, mas o ensino não é para qualquer um. Para poder ensinar o individuo requer de um alto grau de maestria e habilidade de se comunicar, o que não é muito comum.


Carregar ppt "Ética Profissional na Engenharia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google