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Sobre a comunicação nas organizações...

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Apresentação em tema: "Sobre a comunicação nas organizações..."— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a comunicação nas organizações...
“ A comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação” (Maria Schuler, em Comunicação Estratégica, 2004) Entretanto, a comunicação nas organizações continua sendo atividade “de favor”: “Fulano, vê se falta aqui uma crase no meu texto?”, “Sicrano, faz aqui um cartaz pro pessoal?”

2 Conceitos de Comunicação Empresarial
“Somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. (Pimenta, 2004). Atividade sistêmica, estratégica

3 Objetivos da comunicação empresarial:
Criar – onde não existir ou for neutra; Manter – onde já existir; Mudar para favorável – onde for negativa - ... A IMAGEM DA EMPRESA JUNTO A SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS (STAKEHOLDERS)

4 Reputação e imagem são formas como o público percebe a organização.
Identidade, imagem e reputação Identidade é a forma como a organização quer ser percebida pelo público. Reputação e imagem são formas como o público percebe a organização.

5 A imagem é o resultado das percepções públicas, ou seja, como o público enxerga uma empresa por meio de suas ações de comunicação. Se a identidade inspirar confiança, a imagem será positiva. A reputação está diretamente ligada à confiança agregada à imagem da empresa. Ela se torna sólida e fortalecida quando identidade e imagem estão alinhadas, e isso pode ser conseguido com ações de comunicação e marketing bem executadas.

6 “ A gestão da comunicação empresarial deixou de ser ferramental, focada apenas na formatação de mídias, e começou a transitar no universo da sociologia, da arquitetura, da psicologia, da antropologia, da administração e da história, para solucionar problemas, cujas origens estavam na cultura, nos modelos, nas trajetórias e na psique das organizações”. (Nassar, 2006)

7 COMUNICAÇÃO EXTERNA Responsável pela imagem da empresa no mercado. Por isso, o comunicador tem obrigação de ocupar-se das tendências da opinião pública, posições do consumidor, comportamento, decisões. Ombudsman Ouvidoria SAC Lobby Comunicação de massa (jornais, revistas, publicações, publicidades, entre outros)

8 COMUNICAÇÃO EXTERNA Objetivos:
Divulgar a missão da empresa, assegurando identidade que possa conferir à empresa respeito e reconhecimento por parte do mercado; Criar atitude favorável em relação ao produto ou serviço da empresa.; Fazer conhecer e promover uma empresa, com vistas a atitudes favoráveis dos públicos externos (Torquato 2004)

9 COMUNICAÇÃO INTERNA Público interno – principal stakeholder – deve ser tratado como público de massa – em que sentido? A empresa deve ter consciência de que é preciso comunicar-se com o público externo, mas deve também olhar para dentro de si mesma e comunicar-se com os empregados. Deve caber aos empregados estabelecer os conteúdos de sua preferência.

10 COMUNICAÇÃO INTERNA É a ferramenta que vai permitir que a administração torne comuns as mensagens destinadas a motivar, estimular, deferenciar, promover e agrupar os integrantes de uma organização. (Nassar, 2006) Hoje, a expressão comunicação interna vez sendo substituída por relações com os empregados.

11 O Sistema de Comunicação é a rede através da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura. Todo tipo de organização possui 2 tipos de sistemas ou redes de comunicação: Formal – origina-se nas relações sociais e pessoais planejadas Informal – origina-se nas relações sociais e pessoais não previstas e não planejadas

12 Segundo Kunsch (1986), “ o sistema formal de comunicação de toda a organização – o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada – é suplementado, no decorrer de pouco tempo, por uma rede informal de comunicações, igualmente importante, que se baseia nas relações sociais intra-organizativas. A comunicação informal trata das interpretações subjetivas dos enunciados emitidos formalmente pela organização, e é vital para medição do clima organizacional.

13 Planejamento em Comunicação
O planejamento estratégico significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro; é ver o todo antes das partes. É pensar: o que eu quero, como eu quero, com quem eu quero, quando e onde eu quero.

14 Importância do Planejamento
Com o planejamento estratégico é possível fazer uma análise ambiental externa, setorial ou de tarefa e interna, chegando-se a um diagnóstico organizacional capaz de indicar as ameaças e as oportunidades, os pontos fracos e os pontos fortes (análise SWOT), ou seja, traçar um perfil da organização no contexto econômico, político e social.

15 SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

16 Importância do Planejamento
A partir do mapeamento desse estudo do ambiente é que uma organização poderá reavaliar a situação e definir sua missão e visão, rever seus valores corporativos, redefinir o negócio, elaborar filosofias e políticas, traçar objetivos, formular macroestratégias, metas e planos emergenciais, elaborar o orçamento e implantar as ações.

17 Para Richard Lindeborg, (1994, p
Para Richard Lindeborg, (1994, p. 5-11), «a comunicação excelente é a comunicação que é administrada estrategicamente, que alcança seus objetivos e equilibra as necessidades da organização com a dos principais públicos, mediante uma comunicação simétrica de duas mãos».

18 Etapas do planejamento
1. identificação da organização 2. compromisso e comprometimento da administração superior 3. identificação dos públicos estratégicos (stakeholders): A classificação clássica dos públicos de uma organização baseia-se no critério de proximidade física, no nível de relacionamento que os públicos mantêm com a organização e na existência de interesses em comum.

19 4. identificação da missão, da visão e dos valores da organização (mapeamento da identidade e da cultura) Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. Visão: É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

20 5. análise estratégica (avaliar o posicionamento da organização por meio da análise ambiental externa, setorial e interna): SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

21 6. pesquisas e auditorias junto aos públicos de interesse
(..) conhecer a opinião dos públicos; construir diagnósticos da área ou setor de comunicação organizacional/institucional; conhecer em profundidade a organização, sua comunicação e seus públicos para elaboração de planos, projetos e programas especiais de comunicação; fazer análise ambiental interna e externa, verificando quais as implicações que possam afetar os relacionamentos. (2003, p. 278)

22 Vale destacar que, de um modo geral, a pesquisa em Relações Públicas também passa por três instâncias objetivas numa organização, possibilitando averiguar: Sua auto-imagem: para determinar o que o público interno “pensa e fala dela” (seu ambiente, produtos e serviços) e como a empresa “enxerga a si mesma”. Sua imagem projetada: o que a empresa “diz dela mesma” - suas mensagens institucionais e publicitárias para os públicos. Sua imagem pública: o que os públicos (externos e mistos) “pensam e falam” dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

23 Pesquisa de Clima Organizacional
Entre clima e cultura há uma relação de causalidade, (..) onde cultura é causa e clima é conseqüência A pesquisa de clima organizacional tem como objetivos avaliar o ambiente de trabalho de um modo geral, conhecer a percepção e o nível de satisfação dos empregados em relação às políticas internas, externas, às lideranças e às formas de comunicação da empresa. Como buscar os dados: questionários, entrevistas pessoais, painel de debates.

24 Auditoria da comunicação (
Auditoria da comunicação (..) uma avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa e por uma organização. (..) Uma auditoria de comunicação envolve, em primeiro lugar, a idéia de que o modo como a informação é produzida, trocada e processada dentro da organização e desta para o exterior é vital não apenas para seu sucesso ou insucesso, mas também para sua própria coesão (p. 93). Como levantar os dados: entrevistas, questionários, diagnósticos e análises de redes de comunicação, grupos de discussão, observação, conversas informais e pesquisa documental (papel, digital, vídeo e áudio).

25 7. elaboração do briefing (resumo das informações colhidas)
8. análises e construção de diagnóstico situacional da comunicação vigente 9. definir a missão, a visão e os valores da comunicação organizacional 10. estabelecimento de filosofias e políticas de comunicação 11. determinação de objetivos e metas 12. delinear as estratégias gerais da área de comunicação

26 13. relacionar os projetos e programas específicos de comunicação/relações públicas
14. planejar os projetos e programas específicos mais prioritários, selecionando, também, os meios de comunicação mais pertinentes Para Ferreira (2002, p. 73) a comunicação dirigida pode ser trabalhada como uma estratégia de comunicação pelas organizações, decorrente dos elementos que a mesma utiliza para seu desenvolvimento, como:

27 Veículos escritos: correspondências (interna e externa), mala direta; manuais de empregados, de organização, de identidade visual e outros; publicações que se destinam a um público determinado ou parte deste; relatórios, periódicos de empresa etc. Veículos orais: telefone; intercomunicador; rádio-comunicação; alto-falante.

28 Veículos Aproximativos: congressos, convenções, reuniões de informação ou discussão;conferências, palestras, conversas, discurso, entrevistas, treinamento; visitas, feiras, exposição; eventos: culturais, esportivos, musicais, lançamento de produtos; acontecimentos especiais, inaugurações, shows, datas cívicas. comemorações; praça de esporte, auditório, biblioteca, museu, ambulatório, estacionamento e demais dependências usadas pelos públicos. Veículos auxiliares: recursos visuais, auditivos e audiovisuais.

29 15. fazer o orçamento geral
16. divulgar o plano para os públicos envolvidos 17. implantação 18. controle das ações 19. avaliação


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