A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação Objetivos Justificativa / Contrapartidas 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação Objetivos Justificativa / Contrapartidas 9."— Transcrição da apresentação:

1

2 Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” Apresentação Objetivos 8 Justificativa / Contrapartidas 9 Sinopse Ficha Técnica Currículo da Direção 12 Currículo do Elenco 13 Imagem de Divulgação 14 Contatos

3 Currículo do Grupo A Cia. nasceu a partir da iniciativa de um grupo de atores em formação interessados em iniciar carreira em circuito profissional, há três anos. A escolha do nome veio da idéia de que a carta do Louco no Tarô simboliza o ator dentre suas diversas explicações. Durante esses anos a Cia. Louco do Tarô esteve em cartaz em São Paulo com três espetáculos construindo repertorio e aperfeiçoando seu trabalho artístico em busca de sua identidade. Montagens da Cia: RAZÃO X EMOÇÃO Movidos ora pela Razão e ora pela Emoção, um grupo de adolescentes vive a descoberta do amor, da sexualidade, das primeiras derrotas e desilusões, e se vê obrigado a assumir as responsabilidades por suas escolhas. A peça “Razão X Emoção” visa a essência do ser humano em suas escolhas na vida e as conseqüências dessas escolhas perante as diferenças de personalidade de cada ser humano e a forma como ele tende a agir em cada situação da vida, seja valorizando mais um lado emocional ou um lado racional. TEXTO: Cal Titanero DIREÇÃO: Marco Bexiga TEMPORADAS: Abril de 2006 (Espaço 2 de Artes - Teatro Linneu Dias) Setembro e Outubro de 2006 (Espaço 2 de Artes Teatro Plínio Marcos)

4 BAÚ DA INSPIRAÇÃO PERDIDA
O Baú da Inspiração é um texto de incentivo a leitura, escrito em 1977, por Benedito Rodrigues Pinto. Mantendo a proposta, a Cia. Loucos do Tarô investe na releitura do texto com o intuito de integrar educação e arte. Assim, o trabalho desenvolvido passa a incluir musicas com a temática infanto-juvenil. TEXTO: Benedito Rodrigues Pinto DIREÇÃO: Cal Titanero DIREÇÃO MUSICAL: Joice Bittencourt PREPARAÇÃO CORPORAL E COREOGRAFIA: Karina Bastos TEMPORADAS: Setembro e Outubro de 2007 (Teatro Fábrica) Setembro e Outubro de 2008 (Teatro Commune) ROMEU E JULIETA A tragédia parte de fragmentos, cenas desconstruídas e repetidas, foge da cronologia original e cria uma concepção imagética. A Cia. Loucos do Tarô ao lado do diretor elabora uma nova seqüência na estrutura textual dramática, baseando-se em pesquisas coletivas e ações físicas, sem abrir mão da trajetória do jovem casal de amantes da narrativa Shakespeariana. TEXTO: Willian Shakespeare DIREÇÃO: René Piazentin TEMPORADA: Setembro e Outubro de 2008 (Teatro Commune)

5 AÇÃO SOCIAL Em seu primeiro a Cia. desenvolveu a campanha de doação de brinquedos a um orfanato. A campanha obteve sucesso novamente em E em 2008 a Cia. firmou parceria com a Fundação Cafú; ampliando suas ações para além da data do dias das crianças. Hoje os Loucos do Tarô desenvolvem campanhas muito mais integradas as necessidades da Fundação e da comunidade a que ela beneficia. A Campanha Páscoa Cultural, realizada em Abril de 2009, contou com o apoio de diversas personalidades e empreendedores; ao todo foram arrecadados mais de 300 ovos de chocolate que foram distribuídos para as crianças atendidas pela Fundação. Cia. Loucos do Tarô

6 Currículo do Espetáculo “Maldoror”
Os ensaios para este projeto começaram em 03/02/2009 Primeira parte Preparação dos atores: Exercícios de desaceleração Exercícios de aterramento Bioenergética Exercícios Suzuki Segunda parte Cenas: Criação, leitura coletiva Marcação, construção da cena Improvisações baseadas nos contos Terceira parte Desenvolvimento projeto Conversas sobre cenário, figurino, iluminação, etc Perguntas que foram ponto de partida para o processo: Porque o maldito incomoda tanto? Libertar os instintos interiores é loucura ou contravenção? Filmes assistidos: Blade Runner Os Contos Proibidos do Marquês de Sade Perfume - A História de um Assassino Amadeus O Silencio dos Inocentes A Queda! As Últimas Horas de Hitler Não Amarás" O Último Rei da Escócia Dogville Entrevista com o Vampiro Obras analisadas ou que trouxeram inspiração: Jackson Pollok Magritte Max Ernest Flexor Vito Campanela Francis Bacon Signos e símbolos Cartas tarô

7 Apresentação “Mal d´Aurore – Vida e obra de Lautreàmont” é uma livre adaptação do livro Os Cantos de Maldoror, escrito por Isidore Ducasse em 1870, através do seu pseudônimo Conde de Lautrèamont. O espetáculo busca criar todo o lado humano de um personagem perverso. Busca entender o que é e porque o perverso está em todo mundo mas só um homem rotulado na sociedade de louco ou doente pode ser digno da maldade. São cenas independentes, que possuem princípio, meio e fim. O personagem Maldoror é construído ao longo da peça, numa linha narrativa não convencional que permeia todas as cenas. A montagem possibilita reflexão sobre aspectos da pisiquê humana, o que temos de mais obscuro escondido dentro de nós e não mostramos ou exprimimos por causa das leis morais da sociedade que vivemos. Questionando se temos medo do julgamento social ou se temos nossos próprios limites. O espetáculo será montado num casarão do século XIX e trará a junção de elementos do teatro clássico com elementos atuais como projeções, filmadas previamente e projetadas para dar ênfase em alguma cena ou complementar o entendimento da mesma e trilha sonora.

8 Objetivo Nosso objetivo é mostrar o quanto Maldoror é cruel e o quanto nós, enquanto sociedade, nos assemelhamos com ele. Uma reflexão profunda a partir da leitura da obra criada por Ducasse pretende trazer o universo do autor em 1870 para nossa realidade, fazendo um paralelo com as situações que nos cercam nos dias de hoje e estão publicados diariamente na mídia (televisão, jornais, etc.). Queremos entender por exemplo, o que faz uma mulher jogar seu filho pela janela do apartamento ou como uma filha friamente planeja o assassinato dos próprios pais. O espetáculo pretende instigar o público, causar sensações que o faça pensar, revoltar, entender, negar, aceitar. Queremos que o espectador se pergunte: até que ponto nos identificamos com o lado obscuro do Maldoror? Até que ponto o Mal começa realmente a nos fazer mal? Pretende questionar a loucura e a vontade de transgredir os valores de uma sociedade que criou meios de conduta, do certo e do errado. E através de um treinamento de atores que busca aflorar o lado sombrio da personalidade do indivíduo trazemos a autenticidade para justificar as atitudes do personagem descritas na obra.

9 Justificativa A peça surgiu de dois grandes desafios e que fazem o espetáculo inovador. Primeiro foi não ter partido de um roteiro pronto, foi uma livre adaptação do livro, construída pelo grupo trabalhando junto, envolvendo muita experimentação e criação coletiva, portanto um espetáculo inédito. O segundo desafio foi falar de um personagem (Maldoror) a partir de vários contos independentes, vividos separadamente. Construir o lado humano de um homem perverso a partir de estórias aleatórias sobre sua vida e fazer com que no final da peça você compreenda o universo daquele homem. É uma obra extremamente contemporânea, pois a maldade, o lado sombrio do ser humano nunca deixou de existir. Aliamos a isso tudo um processo profundo de pesquisa de linguagem e na construção dos personagens, um processo onde o ator é autor da obra. Esperamos um público que, mais do que uma idade específica, sejam pessoas adultas ligadas a questões sociais e psicológicas do ser humano, afinal é um espetáculo que vem contribuir para um amadurecimento pessoal, vem trazer questões de grande importância para o mundo de hoje de uma maneira clara, direta, sem hipocrisia. Um grande diferencial de “Mal d`Aurore – Vida e obra de Lautréamont” é que pretendemos apresentar a peça num espaço não convencional. O casarão do século XIX nos leva para o mesmo período em que o livro foi escrito. Esse tipo de teatro itinerante, onde as pessoas se deslocam no espaço enquanto assistem à peça também é pouco comum. Com essa ação além de inovar o teatro, trazer uma maneira diferente de fazer e assistir uma peça, queremos dar maior acesso à população, fazendo apresentações a preços acessíveis e aumentar o público atual do teatro.

10 Contrapartidas As contrapartidas do projeto são 15 (quinze) apresentações a preços populares, com preços a R$20,00 respeitando a meia entrada. 5 (cinco) apresentações sem ônus para alunos de letras e psicologia de universidades públicas, com espaço a definir de acordo com a universidade. Também propomos 3 (três) modalidades de oficinas para iniciantes e interessados na arte do teatro. Essas oficians podem acontecer nos CEUs ou centros culturais. A principal oficina é um trabalho de expressão corporal, principal instrumento para a função de ator. Os métodos aplicados são: Exercícios do Método Suzuki, usados para ampliar a expressão do corpo Exercícios de Bioenergética, usados para ativar a circulação da energia interna do indivíduo Exercícios básicos de Tai Chi, para equilíbrio dessa energia corporal Exercício de Kundalini, espécie de meditação ativa para relaxar e entrar no trabalho teatral propriamente dito. A segunda oficina de Improvisação, onde serão propostos jogos teatrais, familiarização com o texto, desenvolvimento de intenções e capacidade de criar ações, baseados nos exercícios de Stanislavski. A terceira oficina de desaceleração e desencobrimento da palavra, o principal objetivo é entender um processo, baseado na teoria da relatividade de Einstein, que quanto menos ação maior é o tempo de criação de uma cena. A realização das oficinas dependerá da procura e número de inscritos, que terão de ser o mínimo de 10 (dez) pessoas para conseguirmos desenvolver o trabalho. Serão 3 (três) oficinas de cada modalidade, com duração de 3 (três) a 4 (quatro) horas cada uma delas.

11 Sinopse Através de relatos e contos aleatórios a peça narra a ascenção da loucura de Maldoror até o seu ápice. O personagem procura expressar sua natureza que até então era anormalmente freada pelo medo da justiça social.

12 Ficha Técnica Título: Mal d`Aurore – Vida e obra de Lautréamont Dramaturgia: livre adaptação baseada no livro “Os Cantos de Maldoror”, escrito em 1870 por Isidore Ducasse, sob o pseudônimo Conde de Lautréamont. Área: Teatro Gênero: Drama Duração: 60 min. Classificação etária: 16 anos Direção: Karina Bastos e Fábio Rocha Limite de espectadores: não há Cenografia, Figurinos e Adereços Cênicos: Sabrina Câmara Concepção de Luz: Henrique Bonello Operação de Som: Fábio Rocha Operação de Luz: Henrique Bonello Elenco: Karina Bastos, Leandro Galor, Lilian Borges, Paola Del Corso, Rafaela Pavão, Sidney Ucella. Cenário: Composto por tecidos brancos para projeção; tecidos foscos para efeitos de luz e sombra; ganchos pendurados no teto para adereços cênicos; escrivaninha onde Lautéamont escreve sua obra durante o espetáculo. Mapa de Luz: Programação Visual: Flyer para divulgação, marcadores de texto e cartazes. Produção: Cia Loucos do Tarô

13 Currículo da Direção Karina Bastos - Atriz e bailarina, inicia seus estudos de dança aos 8 anos, tendo como principais professores Toshie Kobayashie, Adriana Grecchi, Mirian Druwe, Ângelo Madureira e Ivaldo Bertazzo. A partir de 2006 passa a integrar o elenco da Cia Ivaldo Bertazzo / Cidadão Dançante e participa dos espetáculos “Anatomia do desejo” e “Kashmir Bouquet”. Entre 1994 e 1998, executa trabalhos nas áreas de produção e direção de arte (cinema). Gradua-se como cineasta, pela Fundação Armando Álvares Penteado, em Formada pelo Teatro Escola Macunaíma, iniciou seus estudos de teatro aos 15 anos, participando de festivais estudantis com as peças “O Homem de La Mancha” e “Perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat”. Em 2007 trabalhou na direção da peça “De 50 pra Cá” e na direção corporal da peça “O Baú da Inspiração Perdida”. Teve como principais professores e diretores Lucia de Lellis, Cristiane Paoli Quito, José Celso Martinez Corrêa, Rodolfo García Vázquez e Roberto Alvim. Atualmente integra o elenco do espetáculo “Medeia”, com o Grupo Ethos Teatral , direção de Lucia de Lellis, está em cartaz até o final de julho de 2009 com a peça “Carícias”, direção de Roberto Alvim, e participa do projetos “Os Cantos de Maldoror” (direção e atuação). Fábio Rocha - Formado pelo Teatro Escola Macunaíma, participou como ator dos espetáculos “Falando de Amor”, “Romeu e Julieta”, “Defeito de Família e Maldita Parentela”, “A Pequena Sereia”, “Um Novo Estilo de Vida”, “O Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001 Noites – da Lama ao Caos”, “Boca de Ouro” e “O Livro de Jó” e, no cinema, dos curtas-metragens “A Sacerdotisa” , de José Mojica Marins (figuração) e “Fausto – Um Ensaio”, do Grupo Galpão do Folias. Como diretor, participou dos espetáculos: “Um Novo Estilo de Vida”, “Falando de Amor” e “Luz dos Olhos”. Atualmente dirige o espetáculo “Os Cantos de Maldoror” e integra o elenco do espetáculo “Medéia”, com o Grupo Ethos Teatral, direção de Lucia de Lellis.

14 Currículo do Elenco Leandro Galor Lilian Borges Paola Del Corso – Formada no curso de Preparação de Atores do Teatro Escola Macunaíma, cursa Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero. Integrou o grupo “The Oregano Drama Group” (Grupo da Cultura Inglesa Santana), no qual participou como atriz nas montagens de “A Chaos in The Fairy Tales”, “The Wizard of Oz”, “How to Be an Alien” e “WW Residence Building”. Participou como atriz dos espetáculos “Romeu e Julieta” , “Defeito de Família e Maldita Parentela”, “Medeia”, “Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001 Noites - da Lama ao Caos” , “Boca de Ouro” e " O Livro de Jó ". Atualmente integra o elenco do espetáculo “Medeia” junto ao Grupo Ethos Teatral e ensaia a peça " Os Cantos de Maldoror ". Rafaela Pavão Sidney Ucella – Formado no curso de Preparação de Atores do Teatro Escola Macunaíma, possui graduação em Administração de Empresas (Universidade Cidade de São Paulo), atualmente cursa Letras na Universidade Metodista de São Paulo. Participou como ator dos espetáculos “Romeu e Julieta”, “ O Defeito de Família e Maldita Parentela”, “Medeia”, “Circo-Teatro Suassuna”, “As 1001Noites – da Lama ao Caos”, “ Boca de Ouro” e “O Livro de Jó”. Participou também dos workshops de “Corpo Cênico e Mímica Corporal”, ministrado pela diretora Laura Kiehl Lucci e “O Ator Rapsodo”, ministrado pelo diretor Paco Abreu, ambos no Teatro Escola Macunaíma. Atualmente integra o Grupo Ethos Teatral e faz parte do elenco do espetáculo “Medeia”.

15 Imagem de Divulgação

16 Av. Brigadeiro Luís Antônio 1930 apto 112 Bloco G
Contato Fábio Rocha Fone: (11) Karina Bastos Fone: (11) Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio 1930 apto 112 Bloco G São Paulo - SP CEP:


Carregar ppt "Índice Currículo do Grupo 3 Currículo do Espetáculo “Maldoror” 6 Apresentação Objetivos Justificativa / Contrapartidas 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google