A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

2 Nesta Aula Por que e como escrever um projeto?

3 Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto. Demanda: necessidade que encontrou vontade política, apoio da população e condições de ser atendida através de um projeto.

4 ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama 1

5 ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama 2

6 Podemos entender o PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO como o desenvolvimento do Projeto Educom.rádio – Educomunicação Nas Ondas do Rádio (2001), o qual se originou de uma demanda social, acrescida de vontade política, para diminuir a violência nas escolas. DEMANDA SOCIAL + VONTADE POLÍTICA + PROJETO EDUCOM.RÁDIO = PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR)

7 OBJETIVO Promover o diálogo franco e aberto no espaço escolar, mediado pelas tecnologias da comunicação.

8 JUSTIFICATIVA O rádio e as demais tecnologias da comunicação fascinam as novas gerações, proporcionam momentos de descontração e criatividade, e facilitam o diálogo, melhorando as relações interpessoais, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil.

9 Ao se transformar em política pública, são criadas as condições para continuidade e ampliação da proposta (hoje Programa Do Governo Municipal), que se concretiza por meio de novos projetos nas escolas.

10 POR QUE UM PROJETO PRECISA SER DOCUMENTADO?

11 Um documento escrito permite organizar as ideias, fazer contatos, estabelecer parcerias e conseguir apoio financeiro.

12 O interlocutor terá mais compreensão da proposta e se sentirá seguro ao apoiar uma ação que possa ser visualizada no papel e/ou na tela de um computador de forma completa.

13 Essas articulações implicarão em mudanças no que já havia sido escrito. E isso poderá ser muito positivo, pois a ideia é que, com a ajuda de outras pessoas, a proposta seja melhorada.

14 Quem propõe? O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar? A redação de um projeto deve responder basicamente as seguintes questões:

15 O gestor de projetos educomunicativos ou professor-mediador deverá negociar externamente para garantir recursos, e internamente, para garantir a segurança e a identidade do grupo responsável pelo projeto. Ressalta-se a importância da participação dos alunos na construção do mesmo.

16 Capa Apresentação Justificativa Objetivo geral Objetivos específicos Público-alvo Metodologia Equipe responsável Parcerias Instrumentos de avaliação* Cronograma Orçamento Anexos Itens de um projeto

17 São indicadores de resultados: diminuição da violência, ampliação da capacidade de expressão, pró-atividade de segmentos da comunidade escolar, protagonismo infanto-juvenil, apropriação técnica e das linguagens midiáticas, capacidade de leitura crítica dos meios, melhora no desempenho escolar dos alunos participantes etc. *Instrumentos de avaliação

18 A conclusão de um projeto deve provocar novas ideias e apontar novos desafios. Um bom projeto se retroalimenta.

19 ATIVIDADE Elaborar uma proposta de trabalho (projeto) e preparar uma apresentação (.ppt) e um teaser para serem socializados no último encontro.

20 Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço Programa Nas Ondas do Rádio http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com


Carregar ppt "Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google